AEDB contribui para o desenvolvimento de Resende

Resende completa, no dia 29 de setembro, 213 anos de emancipação político-administrativa, e comemora sua classificação, em 2014, como o município fluminense com melhor qualidade de vida, na avaliação da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Com população em torno de 130 mil habitantes, Resende é hoje importante polo industrial, automotivo, metalúrgico e de energia nuclear, contando com cerca de 80 indústrias de grande e médio porte. Vale destacar que o município tem conseguido conciliar o processo de industrialização com a preservação do meio ambiente e o bem-estar social.

Hoje, a região das Agulhas Negras – que engloba os municípios de Resende, Porto Real e Itatiaia – é o maior polo automotivo do Estado do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil, formado pelas montadoras MAN Latin America (ex Volkswagen Caminhões e Ônibus), Peugeot-Citroen, Nissan e por outra em fase de instalação, a Land Rover.

Sem dúvida, trata-se de um mercado de trabalho promissor, que inclui, ainda, o comércio e o terceiro setor aquecidos, além de outros postos de trabalho como a Estação Aduaneira de Interior – EADI e um Entreposto da Zona Franca de Manaus.

AEDB cresce junto com a cidade

Atenta para as necessidades do mercado de trabalho sempre em expansão em Resende e na região, a Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, que completa 50 anos este ano, vem aumentando a oferta de cursos para a preparação de profissionais qualificados, com competência científica e técnica, além de sólida formação cultural e humanista, capazes de contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento socioeconômico de Resende e da região.
Hoje oferece 18 cursos de graduação, nas áreas de Negócios, Educação e Engenharia, sendo cinco tecnológicos de curta duração, atendendo cerca de 2.500 alunos.

Fechando o ciclo do ensino, a AEDB oferece cursos de pós-graduação e programa de MBA, em convênio com a Fundação Getúlio Vargas, além do Mestrado Profissional em convênio com a UNESP. E mantém o Colégio de Aplicação, com classes de Educação Infantil até o Ensino Médio.

A Associação Educacional Dom Bosco completa 50 anos, firmando-se como instituição de ensino com destacada função social, preocupada em garantir ao estudante de baixa renda o acesso ao ensino superior. Além de manter um programa próprio de bolsas de estudo, destaca-se por ser uma das faculdades do Estado do Rio de Janeiro que mais oferece bolsas pelo PROUNI, do Ministério da Educação.
Desta forma, a AEDB está contribuindo para a democratização do ensino superior em Resende e na região.