Artigos Publicados – 2013

 POLÍMEROS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Israel da Silva Hipolito
sael.resende@gmail.com
Rafael da Silva Hipolito
rafashi@hotmail.com
Gean de Almeida Lopes
geamlopalm@gmail.com
AEDB, SEGET 2013

Nas últimas décadas, os polímeros têm sido cada vez mais solicitados na Construção Civil, e de forma concomitante, a eficiência desses materiais está invadindo os projetos de edifícios, buscando substituir materiais considerados até então, de maior nobreza como o aço, a madeira, o barro e o concreto na execução das obras. Para ter-se ideia da importância dos polímeros (plásticos) na construção civil, estes materiais detêm seu segundo maior mercado neste setor, perdendo apenas para o de embalagens, quanto à utilização como matéria-prima. Este trabalho trata da importância crescente do papel dos polímeros na construção civil, quer quantitativa quer qualitativamente. Os materiais plásticos têm um leque vasto de aplicações, por exemplo, o revestimento de pavimentos, acabamento interior de paredes, canalizações, artigos sanitários, colas e mastiques, estores, corrimãos, acessórios de iluminação, puxadores, fechos, caixilharias ou em cofragens.

Palavras Chave: Sustentabilidade – custo e benefício – durabilidade – inovação

Link de Acesso ao documento completo: 5518429

 

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NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EMOTICONS: O FATOR HUMANO DA TECNOLOGIA

 

Ligia Maria Fonseca Affonso
ligia.affonso@yahoo.com.br
UNIFOA
Henrique Martins Rocha
prof.henrique_rocha@yahoo.com.br
UERJ & AEDB, SEGET 2013

 

O presente artigo busca avaliar a percepção de alunos e ex-alunos de cursos livres e de MBA sobre o uso de emoticons em sala de aula. Buscou-se, por meio de questionário enviado por e-mail, coletar informações sobre a percepção da importância do uso dos mesmos como complementos da linguagem entre aluno e Professor-Tutor em sala de aula, se têm o poder de aproximar o aluno do ambiente online e criar uma sintonia e se críticas e feedbacks ao aluno podem ser melhorados com o uso dos emoticons. Foram enviados 144 questionários, havendo uma taxa de resposta, em treze dias, de 30 questionários (20,8%). Baseado nas respostas recebidas, a análise dos resultados leva à inferência de que os emoticons, na opinião de parcela significativa dos respondentes (cerca de 70%), são vistos como uma forma de aproximação entre aluno e docente e ferramenta de incentivo e motivação à participação e interação do aluno com os demais colegas, facilitando sua aprendizagem. Com base em comentários e justificativas das respostas, alguns aspectos relevantes são apresentados no corpo do texto, contribuindo, desta forma, para uma melhor compreensão e adequação de uso dos emoticons por parte dos Professores e Tutores.

Palavras Chave: EaD – emoticons – Ensino a distância

Link de Acesso ao documento completo:49518570

 

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O USO DA COLÔNIA DE FORMIGAS NO PROBLEMA DE VISITAÇÃO NA AMAN

 

Rogerio Carvalho Mendes Tavora
rcmqco@ig.com.br
AMAN
Roberto Campos Leoni
rcleoni@yahoo.com.br
AEDB, SEGET 2013

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), instituição bicentenária do Exército Brasileiro situada na cidade de Resende, vem experimentando um aumento substancial de visitas nos últimos anos e dentro de seus 16 Km2 de extensão, torna-se necessário que grupos visitantes venham a percorrer seus principais pontos de visitação na menor distância possível, surgindo assim a necessidade da Pesquisa Operacional para encontrarmos um caminho ótimo de visitação. O presente artigo apresenta resultados fornecidos por um algoritmo adaptado do Ant Colony Optimization (ACO), originalmente desenvolvido para a resolução do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), clássico da Otimização Combinatória, que foi modificado especificamente para a resolução do problema de visitação na AMAN.

Palavras Chave: Pesquisa Operacional – Otimização Combinató – Caixeiro Viajante – AMAN

Link de Acesso ao documento completo: 52718625

 

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JOGO DIDÁTICO REFERENTE AOS GRUPOS DE  INVERTEBRADOS

 

Felipe de Magalhães Castro dos Santos
ten.fsantos@gmail.com
AEDB, SEGET 2013

O objetivo deste artigo é expor uma didática diferenciada em forma de jogo. O Jogo de Invertebrados tem por finalidade a motivação do conhecimento e da memorização dos grupos de invertebrados de forma fácil e agradável, proporcionando além do estudo, o alcance de atributos da área afetiva, como a autoconfiança, equilíbrio emocional, entusiasmo e o poder de decisão.

Palavras-Chave: Jogo; Invertebrados; Motivação.

Link de Acesso ao documento completo: 1031941

 

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LIBRAS: A INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR

 

Andréa Oliveira Almeida
andrea.libras@hotmail.com
UniFOA –
Maria da Conceição Vinciprova Fonseca
concyvf@uol.com.br
UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
AEDB, SIMPED 2013

A presente pesquisa se refere à inclusão de alunos surdos nas instituições escolares. Tal inclusão passa necessariamente pelo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que vem abrindo caminhos para que as pessoas surdas sejam respeitadas e se integrem ao meio em que vivem. Este trabalho se justifica pela necessidade de ampliar e aprofundar a discussão a respeito do acolhimento e permanência dos surdos no ambiente escolar, que embora garantidos por lei, ainda são falhos, possivelmente pela dificuldade de modificar parâmetros em relação ao que se espera da escola. Mais ainda, faltam à grande maioria das escolas professores com conhecimento em LIBRAS, necessário para receber alunos surdos no ensino regular. Esses são alguns dos questionamentos que mostram a complexidade da questão. A proposta deste trabalho é produzir um filme que possa sensibilizar quanto à necessidade de otimização do acolhimento ao aluno surdo e da forma como ele é incluído no ambiente escolar, enfatizando a importância de aprender a lidar com o Outro, com a diferença.

Palavras-Chave: Atitude; Inclusão; LIBRAS; Pessoa com surdez.

Link de Acesso ao documento completo:1121958

 

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LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ÂMBITO ESCOLAR

 

Cirlene da Silva Santos
Vera Lúcia da Silva Almeida
CPGE/AEDB, SIMPED 2013

O trabalho objetiva investigar junto aos professores do Ensino Fundamental, a atuação do Psicopedagogo através dos recursos pedagógicos lúdicos para o trabalho dos docentes com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, no âmbito escolar. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação e Sociedade, do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, da Associação Educacional Dom Bosco/ AEDB, Município de Resende, RJ. Para a realização do trabalho de Monografia, partimos da hipótese de que os recursos pedagógicos lúdicos podem contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Por acreditar que a atuação do Psicopedagogo junto aos docentes nas atividades, na prática pedagógica, na condução dos trabalhos cotidianamente, pode melhorar a aprendizagem do alunos, e consequentemente, contribuirá para o sucesso dos sujeitos no ensino, e na socialização contextual. Para a organização metodológica optamos pela Pesquisa Qualitativa subsidiada, não desvalorizando os aspectos quantitativos. O diálogo entre os autores envolvidos na investigação é essencial. Corroborando com a incorporação de novos saberes, consideramos justificada a pesquisa. Esperamos que os resultados possam contribuir para a prática pedagógica e para a sociedade como um todo.

Palavras- Chave: Lúdico, Psicopedagogo, âmbito escolar.

Link de Acesso ao documento completo:1301959

 

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A ATUAÇÃO DO PSICOPEDADGOGO COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR, EM SALA DE AULA.

 

Vera Lúcia do Prado Vitoriano
Vera Lúcia da Silva Almeida
CPGE/AEDB, SIMPED 2013

O trabalho objetiva investigar junto aos professores do 3º e 4º do Ensino Fundamental (Educação Básica), a atuação do Psicopedagogo com crianças que apresentam baixo rendimento. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação e Sociedade, do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, da Associação Educacional Dom Bosco/ AEDB, Município de Resende, RJ. Partimos da hipótese de que a os recursos psicopedagógicos podem ajudar o professor a trabalhar com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Para as orientações das práticas pedagógicas, foram respeitadas as experiências dos docentes e dos discentes visando buscar subsídios para trabalhar as causas das “dificuldades de aprendizagem” dos alunos, e consequentemente, para a melhoria do ensino. Para a organização metodológica, optamos pela Pesquisa Qualitativa subsidiada, não desvalorizando os aspectos quantitativos. O diálogo entre os autores envolvidos na investigação é sinergético. Consolidado com os pontos mencionados em pauta, consideramos justificada e convalidada a pesquisa. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para a prática pedagógica e para a sociedade como um todo.

Palavras- Chave: Psicopedagogo, Crianças, Dificuldades de aprendizagem, sala de aula.

Link de Acesso ao documento completo:1301969

 

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AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

 

Maria da Conceição Sousa Cassiano
Vera Lúcia da Silva Almeida
CPGE/AEDB, SIMPED 2013

O trabalho investiga as dificuldades de aprendizagem e a contribuição do Psicopedagogo para as práticas pedagógicas dos professores que atuam em sala de aula. Priorizamos a Educação Básica- Ensino Fundamental. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação e Sociedade, do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, da Associação Educacional Dom Bosco/ AEDB, Município de Resende,RJ. Partimos da hipótese de que as dificuldades de aprendizagem dos discentes em sala de aula, podem ser orientadas, a fim de subsidiar elementos discursivos para outros pesquisadores, com a pretensão de gerar novas pesquisas e trocas. Para a organização metodológica optamos pela Pesquisa Qualitativa subsidiada, não desvalorizando os aspectos quantitativos. O diálogo entre os autores envolvidos na investigação é sinergético. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para a prática pedagógica e para a sociedade como um todo.

Palavras- Chave: Psicopedagogo, alunos, dificuldades de aprendizagem, sala de aula.

Link de Acesso ao documento completo: 1301972

 

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A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DOCENTE – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENSINO MÉDIO

Cristina Silva de Oliveira
CPGE/AEDB, SIMPED 2013

O objetivo desse trabalho é investigar junto aos professores da Educação de Jovens e Adultos ( EJA), a contribuição do Psicopedagogo para a prática docente no Ensino Médio. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação e Sociedade, do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, da Associação Educacional Dom Bosco/ AEDB, Município Resende, RJ. Partimos da hipótese de que a Educação de jovens e adultos tem como foco principal oferecer subsídios as pessoas que por diversas questões não puderam concluir os estudos na idade certa e que grande parte apresentam dificuldades de aprendizagem e precisam com urgência dos certificados para a novas chances no mercado de trabalho, para a inserção melhor na sociedade como um todo, e também para o fortalecimento da autoestima . Acreditamos que a atuação do Psicopedagogo junto aos docentes nas orientações da prática pedagógica e condução dos trabalhos, pode ajudar o docente a melhorar as dificuldades de aprendizagem, dos alunos, incentivá-lo, a outros estudos e consequentemente enquanto sujeito de conhecimentos, pode galgar a melhoria do ensino. Para a organização metodológica optamos pela Pesquisa Qualitativa subsidiada, não desvalorizando os aspectos quantitativos. O diálogo entre os autores envolvidos na investigação é sinergético. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para a EJA, para a prática pedagógica e para a sociedade.

Palavras- Chave:EJA, Psicopedagogo, prática docente.

Link de Acesso ao documento completo:1301985

 

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DRAMA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA – LEITURA INTERPRETADA E DRAMATIZADA DA OBRA SALOMÉ  DE OSCAR WILDEO

 

Maria da Conceição Vinciprova Fonseca
concyvf@uol.om.br
UniFOA
AEDB, SIMPED 2013

O ensino da Língua Inglesa tem sido fonte de inquietação em virtude da complexidade de apresentar os conteúdos necessários para uma proficiência do idioma, inquestionavelmente necessário diante da velocidade da comunicação no mundo globalizado contemporâneo, em que o inglês é língua franca.
Neste contexto, aumenta a cada dia o número de cursos de inglês, que não estão submetidos ao Ministério de Educação e Cultura e não têm um objetivo de Educação. Visando diferenciar as instituições de ensino desses cursos, acrescentando àquelas valores mais amplos, sem esquecer do objetivo específico de auxiliar o educando a adquirir a necessária competência para uso da língua inglesa, este trabalho quer compartilhar a experiência feita com alunos de um curso superior de Letras, que durante um semestre leram, discutiram, planejaram e por fim apresentaram uma leitura dramatizada da peça Salomé, de Oscar Wilde. Foram amplamente notados nos alunos, assim como na professora, a motivação, o envolvimento, o desenvolvimento da responsabilidade de ser membro de um grupo, além da melhora na pronúncia, no vocabulário, nas estruturas da língua, na leitura e interpretação, e, não menos importante, ficou evidente o prazer dos alunos diante da realização da tarefa.

Palavras-Chave: Ensino de Inglês; Educação; Leitura dramatizada.

Link de Acesso ao documento completo: 1561986

 

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DISCUSSÕES DIDÁTICAS NO COTIDIANO: A CERCA DOS MODOS DE PENSAR E FAZER A PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

MANESCHY, Patricia D. C.
AEDB, SIMPED 2013

O campo da didática contribui no pensar e fazer das práticas pedagógicas no cotidiano escolar dos sujeitos professores da formação e dos alunos nos Cursos de Pedagogia.
Percebe-se um hiato na relação teoria/prática dos alunos que realizam estágios supervisionados e práticas pedagógicas durante a sua formação. A ausência dos referenciais da didática crítica à didática hoje praticada, descontextualizada e dessignificada, traz nos Estudos Culturais o fundamento para pensar a relação teoria/prática. A metodologia considera as forças antagônicas presentes nos processos que envolvem o fazer da relação teoria/prática, o campo de estágio. As respostas educativas criam novo pensar e fazer a didática quando subvertida às necessidades de aplicar-criar outras práticas pedagógicas, de cunho inovador, em sala de aula. As contribuições se estendem aos professores e alunos do curso de pedagogia, bem como traz novo sentido à formação didática dos estudantes futuros professores.

Palavras-chave: Didática. Práticas pedagógicas. Teoria/prática. Cotidiano escolar. Formação de estudantes em Pedagogia. Inovação.

Link de Acesso ao documento completo: 22319157

 

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REFLEXÕES SOBRE POSSÍVEIS SIGNIFICADOS PARA FRAÇÕES

 

Marilia Rios de Paula
marilia.rios@yahoo.com.br
AEDB, SIMPED 2013

O presente artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Razão como taxa: Uma proposta de ensino para a sala de aula de matemática”, que foi defendida no curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E tem como proposta relacionar algumas visões de autores, que nos levem a ter uma observação mais abrangente do que tem sido estudado e pensado sobre frações. Esse momento de nossa pesquisa foi de grande valia para elucidar percepções sobre o tema.
Palavras-Chave: Educação Matemática; Frações; Produção de significados.

Link de Acesso ao documento completo: 23819175

 

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APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NAS CIÊNCIAS

 

Nilo Antonio de Souza Sampaio
nilo.samp@terra.com.br
Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon
crisdanelon@yahoo.com.br
SEAC, AEDB, 2013

Este artigo trata das aplicações da Estatística nas ciências exatas, sociais e biológicas de uma forma geral e mostra a importância dos conhecimentos estatísticos nestas áreas. Apresentada de forma geral as aplicações em cada ramo do conhecimento e faz as devidas correlações com as outras disciplinas. Esta análise constatou a necessidade da apropriação de conceitos estatísticos desde o ensino fundamental, a fim de que seja possível a formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento com a possibilidade do uso habitual e inteligente da Estatística nos seus diferentes campos de atuação e desenvolvimento.

Palavras-chave: Estatística, Ciências, Aplicações.
Link de acesso ao Documento Completo:64

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APLICAÇÕES DE ROBÔS INDUSTRIAIS COM GARRAS MECÂNICAS

 

Tamara do Vale Ormindo
Rafael Carlos Nogueira Alves
Paulo Eduardo Fragoso
Leonardo Carvalho Vidal
leonardo.carvalho.vidal@hotmail.com
SEAC, AEDB, 2013

Este artigo foca em especial a Robótica no setor industrial onde se torna necessária devido ao crescente aumento da produtividade e da melhoria da qualidade dos produtos do mercado. Pois o robô permite flexibilidade e confiabilidade na execução de tarefas. Os manipuladores industriais possuem capacidades de movimento similares ao braço humano e são os mais comumente utilizados na indústria. As aplicações incluem soldagem, pintura e carregamento de máquinas. A indústria automotiva é um dos campos que mais se utiliza desta tecnologia, onde os robôs são programados para substituir a mão-de-obra humana em trabalhos repetitivos ou perigosos, adotando as ferramentas e garras mecânicas, onde serão desenvolvidas seu contexto ao longo do artigo.

Palavras-Chaves: Robótica, Indústria Automotiva, Mão-de-obra, Garras Mecânicas.

Link de acesso ao Documento Completo: 1730

 

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DEFINIÇÃO DE UM PERFIL ANTROPOMÉTRICO QUE REPRESENTE A POPULAÇÃO DE MOTORISTAS DE CAMINHÃO NO BRASIL

 

Paulo Eduardo Fragoso
Rafael Carlos N. Alves
Tamara do Vale Ormindo
Vicente Ferreira.
ferreiravicente@gmail.com
SEAC,FER/ AEDB, 2013

Este artigo tem como objetivo definir um perfil antropométrico que represente a população de caminhoneiros brasileiros. Atualmente encontra-se disponível para a indústria automotiva a utilização de softwares de análise ergonômica no desenvolvimento de produtos, dentre os quais o software RAMSIS (RECHNERGESTÜTZTES ANTHROPOLOGISCH-MATHEMATISCHES SYSTEM ZUR INSASSEN-SIMULATION). Este fornece alguns manequins virtuais padronizados como, por exemplo, o que representa a população da América do Sul. Para verificar se este manequim previamente fornecido representava a população de caminhoneiros, foi realizado um levantamento estatístico no qual caminhoneiros foram medidos, e os dados utilizados para criar um novo manequim virtual que representasse esta população. Os resultados obtidos mostraram diferenças significativas se comparado ao manequim padrão do software. Para avaliar a eficácia no novo manequim, foram analisados dois casos de desenvolvimento de um suporte para alavanca de mudanças de um caminhão automatizado. No primeiro caso utilizou-se o manequim padrão do software para definir a posição da alavanca. No segundo, foi utilizado o manequim obtido através de levantamento estatístico. Os dois casos foram postos à prova em um júri. O resultado mostrou que o segundo caso foi o melhor atendendo às expectativas dos avaliadores.

Palavras – Chaves: Perfil antropométrico. RAMSIS, manequim, levantamento estatístico.
Link de acesso ao Documento Completo:1790

 

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ESTUDO PARA FIXAÇÃO ADEQUADA DE UMA SUPERESTRUTURA COMPACTADORA DE RESÍDUOS URBANOS

 

Danilo Kenite Honda
Meiryane Regina Benjamim Silva
Thábita Ojana Weihrauch Mattje Belisqui
Yuri Franklin Machado de Abreu
yuri.abreu@modecenter.com.br
SEAC, FER/AEDB, 2013

São inúmeros os implementos existentes no mercado, e cada caminhão deve ser concebido com preparação adequada para o implemento que se deseja utilizar. Porém, não cabe somente à equipe de concepção do veículo prepará-lo adequadamente para a carga que ele será submetido. Os implementadores, responsáveis pela fixação do implemento ao quadro do veículo, também devem seguir procedimentos adequados ao uso.
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da fixação adequada de uma superestrutura no quadro de um caminhão, aplicando o estudo à um veículo de coleta de resíduos urbanos de resíduos. Utilizando-se do software Abaqus para realizar os cálculos de tensão, de um estudo sobre as fixações existentes no mercado e de normas vigentes no Brasil, será possível sugerir o adequado posicionamento e a fixação adequada deste implemento no chassi.

Palavras-chave: Implementos. Fixação. Compactador de Resíduos
Link de acesso ao Documento Completo:1821

 

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UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA EMBARCADO NA INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS TPM – MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL E STP – SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

 

Fabricio Vianini
Paulo André Martins
Peterson Gonçalves
. Leonardo Vidal
leonardo.carvalho.vidal@hotmail.com
SEAC, FER/AEDB, 2013

Atualmente a gestão da manutenção tem se tornado um pilar estratégico para as empresas, sendo que a correta manutenção, tem gerado um diferencial competitivo, onde a aplicação de ferramentas como TPM e Sistemas Embarcados ganham destaque neste processo. Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a integração entre os programas TPM – manutenção produtiva total, Sistemas Embarcados e STP – Sistema Toyota de Produção, analisando as características individuais de cada um e discutindo as possibilidades de integração dos programas, com base em alguns ajustes.Também são analisados os pontos positivos desta integração na gestão da manutenção. Com o desafio de melhorar a agilidade e produtividade das empresas num mercado mundial, explanamos neste artigo como a união da visão gerencial da Logística com o pensamento enxuto do Sistema Toyota de Produção (STP), e a aplicação das ferramentas deste, como a Manutenção Produtiva Total (TPM), podem criar um diferencial competitivo voltado para a Logística Enxuta.

Palavras-chaves: Integração TPM. Logística Enxuta. Sistema Toyota de Produção. Manutenção Produtiva Total.

Link de acesso ao Documento Completo:4315

 

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APLICAÇÃO DE METODOLOGIA E FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA ANALISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASO EM NÃO CONFORMIDADE EM APERTO DE ABRAÇADEIRA DA PONTEIRA DO SILENCIOSO EM CAMINHÕES

 

André Abrantes
Fabricio Vianini
Péterson Gonçalves
Nilson Rodrigues
nilson.rodrigues@mpsa.com
SEAC, FER/AEDB, 2013

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a eficácia das ferramentas da qualidade Carta de controle, Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Metrologia, PDCA, Poka Yoke e 5W2H na investigação e solução de um problema de falhas de aperto no sistema de fixação através de abraçadeira entre a ponteira do escapamento e o silencioso em uma indústria automobilística. Inicialmente faz-se uma abordagem das principais ferramentas de análise da qualidade, apresentação estudo de caso do problema, os métodos de aplicação das ferramentas, os resultados obtidos e as ações a serem implementadas para solucionar o problema.

Palavras-chaves: Carta de contrôle, Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Metrologia, PDCA, Poka Yoke e 5W2H.

Link de acesso ao Documento Completo: 4386

 

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ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO PARA MAXIMIZAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA DE UM PROCESSO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Maria Madalena de Andrade Carneiro
Mayara Carla de Andrade
Walber Thalison do Prado Medeiros
Washington Lemos
washington.lemos@terra.com.br
SEAC,FER/ AEDB, 2013

O presente artigo tem como objetivo verificar os principais pontos necessários para otimizar um processo produtivo, de uma indústria automobilística, o qual apresenta diversas restrições ao longo de sua operação, o que impossibilita a capacidade máxima produtiva definida em projeto. O estudo tem como base teórica artigos e livros baseados nos principais fatores que influenciam e dão origem as restrições produtivas, que serão identificadas e localizadas com a utilização de um programa de simulação. Os resultados obtidos nos estudos e nas análises irão orientar e possibilitar a criação de soluções para aumentar a capacidade produtiva atual.

Palavras Chaves: Processo Produtivo.Simulação.Capacidade produtiva

Link de acesso ao Documento Completo: 4417

 

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PRESENÇA DE ROBÔS DE PINTURA NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

 

Pâmela Marcélia de Siqueira Santos
Valquíria Almeida
Fabrício de Mello Taucita
– SEAC, FER/AEDB, 2013

As empresas buscam suprir suas necessidades de qualidade e confiabilidade de processo e uma das soluções é a introdução da automação em suas fábricas. A pintura é um processo de revestimento que melhora a coesão do material e as propriedades da superfície das peças, além de agir como barreira contra corrosão, permeação ou difusão a partir da superfície.O presente artigo mostra como a robótica utilizada no processo de automação tem sido grande aliada da indústria automotiva..

Palavras-chave: robôs industriais, pintura em spray, indústria automotiva

Link de acesso ao Documento Completo:6640

 

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SIMULAÇÃO DE AUTOMATIZAÇÃO DE UMA LINHA DE MONTAGEM PARA FORMAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO

Carlos Wilson Santiago
Marcilei Otávio Augusto
Marina Luiza da Silva
Prof. Leonardo Vidal
leonardo.carvalho.vidal@hotmail.com
SEAC,FER/ AEDB, 2013

Este trabalho objetiva apresentar um projeto de automação através de maquete de simulação da dinâmica de montagem de peças de um veículo em uma linha de produção. Promovendo aprendizagem e adaptação dos funcionários através de demonstração do funcionamento de uma linha de produção, sem impactos na produtividade e qualidade dos produtos de uma empresa.

Palavras-chave: Simulação. Projeto de automação. Linha de montagem.

Link de acesso ao Documento Completo:7892

 

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ESTUDO DO DIMENSIONAMENTO DO COXIM DO MOTOR DE UM CAMINHÃO

 

André da Silva Araújo
Evandro Virgolino Gonçalves
Geraldo Soares de Azevedo Júnior
Jordana Rezende Leme
SEAC FER/ AEDB, 2013

O presente estudo tem o objetivo de apresentar a revisão bibliográfica e a metodologia para a modelagem física e matemática do sistema vibratório de um trem de força de um caminhão com motor 4 cilindros e tração 4×2. Apresenta desta forma, pontos importantes para o dimensionamento do sistema de coxins para o sistema vibratório modelado. O artigo busca estabelecer parâmetros e procedimentos para otimização do processo de escolha das propriedades mecânicas dos coxins em projetos futuros.

Palavras-chaves: Coxim. Vibração. Motor. Caminhão.

Link de acesso ao Documento Completo: 7949

 

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APLICAÇÃO DA FERRAMENTA MASP NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONCEPÇÃO E/OU NÃO CONFORMIDADE NO SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO AUTOMOTIVO

 

Jorge Alberto Guedes
Marnon A. Pomárico Elizio
Wiliam Rodrigues Gomes
Nilson Rodrigues da Silva.
nilson.rodrigues@mpsa.com
SEAC,FER/ AEDB, 2013

O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da ferramenta MASP (MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS) para tratar problemas de concepção e/ou não conformidade do produto no Sistema de Climatização de automóveis. A empresa analisada localiza-se na região sul fluminense, mais precisamente na cidade de Porto Real e atua no setor de produção de automóveis. Conforme critérios estabelecidos, selecionamos o problema de perda da função do ar-condicionado. Com a aplicação do MASP esperamos identificar a causa e propor ações para contenção e correção da anomalia.

Palavras-chave: MASP. Ar-condicionado. Automóvel.
Link de acesso ao Documento Completo:68168

 

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UTILIZAÇÃO DE ARGAMASSA POLIMÉRICA NO ASSENTAMENTO DE TIJOLOS OU BLOCOS

 

Alan da Silva
Bárbara de Carvalho Felbinger
Mayra Almeida
Monica Gino
Thiago Batista
Geraldo Mendes Gutian
ggutian@gmail.com
SEACFER/ AEDB, 2013

A necessidade de desenvolver produtos cada vez mais sustentáveis, práticos e econômicos faz com que as empresas busquem cada vez mais desenvolver novas tecnologias. Em meio a esse cenário o setor de construção civil vem sendo bastante beneficiado pela quantidade de novas tecnologias disponíveis. Podemos citar as argamassas poliméricas, classe de produto que substitui a utilização da argamassa convencional/cimentícia. Algumas das vantagens que se pode citar são: redução de massa estrutural, sem interferir na segurança da obra, praticidade, agilidade e ganhos em resistência estrutural assim como na qualidade do acabamento.
Em vista disso, este trabalho tem a intenção de elucidar as principais vantagens e ganhos da substituição das argamassas convencionais por essa nova tecnologia na área de assentamentos.
Palavras-chaves: Argamassa Polimérica. Alvenaria. Inovação. Construção Civil. Economia.
Link de acesso ao Documento Completo:101114

 

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LEAN MANUFACTURING: REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS E A PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO

 

Daiane Maciel Rezende
Jessica Freitas da Silva
Sheila Marcela Miranda
Anderson Barros
anndersonbarros.aedb@gmail.com
SEAC,FER/ AEDB, 2013

O objetivo deste artigo é de apresentar o conceito de Lean Manufacturing e algumas ferramentas já utilizadas nas indústrias automobilísticas, com intuito de eliminar desperdícios e altos custos em um sistema de produção, gerados pelo posicionamento de alguns setores que sucessivamente dependem de outros. Poderá ser estabelecida uma padronização nestes setores em futuros projetos. É feito um estudo teórico sobre os conceitos de produção enxuta e Mapeamento de Fluxo de Valor.

Palavras-Chaves: Lean Manufacturing. Cronoanálise. Padronização.
Link de acesso ao Documento Completo: 104157

 

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Luz: Fibra Óptica

 

Carolina Lacerda da Cruz
Mariana Carvalho Oliveira
Vinícius Velasco Mussel
Guilliano Boaventura
profgiulliano@hotmail.com
SEAC,FER/ AEDB, 2013

Este trabalho, apresentado na Semana de Atividades Científicas – SEAC da AEDB, trata do estudo da velocidade da luz, determinado apenas em 1926 pelo físico alemão Albert Michelson, e considerado como grandeza fundamental da física que determina a distância percorrida por um feixe luminoso no espaço, e suas aplicações na fibra óptica, que consiste em um filamento de vidro que transmite informação digital ao longo de grandes distâncias. Sua importância está na reflexão sobre o assunto oportunizando discussões e reflexões importantes para a engenharia elétrica.

Palavras Chaves: Velocidade da luz. Fibra Ótica. Informação Digital.

Link de acesso ao Documento Completo: 119139

 

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CONCEITUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM COMPONENTE AUTOMOTIVO NO SEGMENTO DE VEÍCULOS COMERCIAIS, UTILIZANDO DFA, DFE E MESCRAI

 

Paulo André da Silva Martins
Bartholomeu Moreira e Fusco Neto
Flávio Marques
flaviomarques@hotmail.com
SEAC,FER/ AEDB, 2013

Atualmente a metodologia de desenvolvimento do produto tem se tornado um pilar estratégico para as empresas, sendo que o correto manuseio das ferramentas de desenvolvimento de produto, tem gerado um diferencial competitivo, onde a aplicação de técnicas como DFA (Design for Assembly), DFE (Design for Excellence) e MESCRAI (Modifique, Elimine, Substitua, Crie, Reinvente, Adapte, Invente) ganham destaque neste processo. Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a integração entre as técnicas de desenvolvimento do produto, analisando as características individuais de cada um e discutindo as possibilidades de integração, com base em conhecimento de campo. Também são analisados os pontos positivos desta avaliação. Com o desafio de redução de custos, diminuição da complexidade de manufatura e logística, sem deixar de atender as necessidades dos clientes, explanar neste artigo como a utilização dessas técnicas e aplicação no dia-a-dia da engenharia de desenvolvimento do produto podem criar um diferencial competitivo voltado a lucros e economia nos custos de desenvolvimento do produto.

Palavras-chaves: DFA, DFE, MESCRAI, Desenvolvimento do Produto.

Link de acesso ao Documento Completo:123117

 

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PLANTA DIDÁTICA COMANDADA VIA SUPERVISÓRIO

 

Aline Lima Silva
Danilo Menezes de Abreu
Jailson da silva Machado
Alexandre Teles
axandre1@hotmail.com
SEACFER/ AEDB, 2013

 

A Planta Didática Comandada Via Supervisório tem como objetivo o aperfeiçoamento das aulas de laboratório visando um melhor desenvolvimento dos alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia nas áreas de automação, instrumentação, elétrica e controle de processos.O presente artigo tem como finalidade mostrar a possibilidade de execução de atividades práticas em laboratório utilizando os roteiros desenvolvidos e o manual de operação dos equipamentos.

Palavras-chave – Planta didática, Supervisório, Automação e Controle de processos.

Link de acesso ao Documento Completo:174179

 

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A ENERGIA, SUAS FONTES E SEU CONSUMO

 

Bruna Custódia Valente
Caroline de Cassia Rodrigues
Gabriella de Faria dos Santos
SEAC,FER/ AEDB, 2013

Este artigo trata de como é possível utilizar a energia de modo que esta não seja desperdiçada, evitando a utilização de forma inadequada e abusiva, onde no mundo atual, a conservação de energia se torna tão importante quanto a geração. Mostra de onde vêm a energia, quais são suas fontes e como pode ser usada. Relata também os efeitos catastróficos que o mau uso dela pode causar no nosso Planeta. Permite-nos entender de onde vem a principal fonte de energia que torna possível a respiração das espécies..

Palavras-chave: Energia: Fonte de Energia
Link de acesso ao Documento Completo:150135

 

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AVALIAÇÃO DE EGRESSO NA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO: UMA NOVA ITINERÂNCIA DE COMPETÊNCIA E HABILIDADES

 

Nilza Magalhães Macario
Nilza_macario@hotmail.com
Lígia Gomes Elliot
ligiaelliot@yahoo.com.br
Lucí Hildenbrand
Lucí. hildenbrand@ gmail.com.br
Angela M. da Silva Campos
angela@aedb.br

 

In Helena Amaral d Fontor et AL.,TRABALHO DOCENTE: experiências formativas e inserção profissional. FAPERJ. INTERTEXTO,2013

O estudo avaliativo identificou competências e habilidades adquiridas, ou não, por egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, a partir da percepção de professores. Trabalhos institucionais anteriores, revisão de literatura referente a competências e habilidades, formação de professores e avaliação de egressos deram aporte teórico ao trabalho e mostraram a necessidade de novos caminhos, de novas estratégias. Os resultados obtidos subsidiaram a continuidade do trabalho que em uma segunda etapa segue ouvindo os Egressos, aqui, objeto de estudo dos professores formadores. A relevância do estudo abre a oportunidade de novas ações junto a professores formadores, formandos e egressos.

Palavras-chave: Avaliação. Egresso. Competência e Habilidades. Professores Formadores.

 

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AVALIAÇÃO CENTRADA NA ADMINISTRAÇÃO E SUA UTILIDADE PARA O PROCESSO DECISÓRIO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DA FER.

 

Nilza Magalhães Macario
Nilza_macario@hotmail.com
Lucí Hildenbrand
Lucí. hildenbrand@ gmail.com.br
Angela M. da Silva Campos
angela@aedb.br

O estudo tratou da avaliação do instrumento utilizado na Pesquisa de Satisfação da Faculdade de Engenharia de Resende-FER, Brasil. Como fundamentação teórica elegeu a avaliação centrada na Administração (STUFFLEBEAM,1985). A metodologia priorizou os fins, os meios, o intencional, o real, aliados aos quatro tipos de decisão de gestão. A orientação de Triviños (1987) norteou a identificação e análise das falas indicadoras que enfeixaram as categorias relativas ao processo decisório. As conclusões pontuaram a importância do instrumento avaliado, do processo coletivo que o valida, da participação dos envolvidos firmando sua utilidade e necessidade de atualização e aprimoramento.

Palavras Chaves: Ensino Superior. Pesquisa de Satisfação. Processo Decisório.