Artigos Publicados – 2014

 Emprego de Técnicas Estatísticas para Validar a Hipótese de Independência em Gráficos de Controle

 

Roberto Campos Leoni
rcleoni@yahoo.com.br
Nilo Antonio de Souza Sampaio
nilo.samp@terra.com.br
AEDB, SEGET 2014

Uma das hipóteses fundamentais para a utilização de um gráfico de controle é a independência entre as observações da característica de qualidade a ser monitorada. Entretanto, acrescente automatização no segmento de manufatura revolucionou muitos processos, acentuando coincidentemente a dependência em série entre observações. Nesse sentido é fundamental reconhecer a presença da auto correlação. Este artigo apresenta uma ampla revisão sobre os trabalhos que abordam o tema auto correlação e o uso de gráficos de controle univariados. Utilizando o software R como ferramenta, alguns exemplos ilustram técnicas estatísticas simples que avaliam a presença de dados auto correlacionados em um processo. As técnicas apresentadas auxiliam o usuário a validar hipótese de independência para aplicar de forma correta uma das principais ferramentas de controle estatístico de processo.

Palavras Chave: auto correlação – gráficos de controle – software R – CEP

Link de Acesso ao documento completo: 312051

 

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Estratégia de Amostragem Sistemática para Reduzir o Efeito da Auto correlação no Desempenho do Gráfico de Controle T2 de Hotelling

Marcela Aparecida Guerreiro Machado
marcela@feg.unesp.br
UNESP
Antonio Fernando Branco Costa
fbranco@feg.unesp.br
UNESP
Roberto Campos Leoni
rcleoni@yahoo.com.br
AEDB, SEGET 2014

 

Uma hipótese indispensável para a utilização de um gráfico de controle é a independência entre as observações da característica de qualidade a ser monitorada. Entretanto, a crescente automatização no segmento de manufatura revolucionou muitos processos, acentuando coincidentemente a dependência em série entre observações. Nesse artigo, analisou-se o desempenho do gráfico de controle T2 de Hotelling em processos bivariados com observações correlacionadas e auto correlacionadas. Para tanto, foi necessário desenvolver a matriz de correlação cruzada do vetor de médias amostrais sob a hipótese de que as observações sejam descritas por um vetor autor regressivo de primeira ordem – VAR(1). Usando o método da amostragem sistemática através da seleção de amostras de tamanho n, procurou-se diminuir o efeito indesejado da auto correlação presente no processo. Os resultados indicam que a estratégia de amostragem sistemática sempre melhora o desempenho do gráfico, exceto quando apenas uma variável é afetada por uma causa especial e as observações desta variável não são auto correlacionados. Durante a formação de uma amostra de tamanho n, se o intervalo para a seleção dos elementos da amostra for igual a s=1, o número médio de amostras até o sinal (ARL) reduz em média mais de 30%. Se o intervalo para a seleção dos elementos da amostra for igual a s=2, o ARL reduz em média mais de 40%.

Palavras Chave: Auto correlação – amostragem – T2 de Hotelling – modelo VAR(1)

Link de Acesso ao documento completo: 312058

 

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Modelo de Contribuições Coletivas com Base em Crowdsourcing

 

Renato Duque Butinhão
duque_r3@hotmail.com
Leonardo Torres Soares
leotorres@emporioht.com.br
AEDB, SEGET 2014

Um grupo de indivíduos possui um potencial intelectual imenso, porém essa massa de ideias precisa ser direcionada para que uma resolução positiva possa ser alcançada. Através de um sistema que colete e selecione as contribuições enviadas pelo coletivo, é possível produzir resultados satisfatórios, muitas vezes excedendo o potencial intelectual do integrante de maior destaque. Para tanto, é preciso compreender o conceito de multidão na ausência e presença de um condutor que a oriente para criar o quadro ideal. A partir das técnicas já aplicadas para trabalhar com a sabedoria proveniente das multidões, é estabelecido o modelo ideal para o processo. Desse modo, é possível alcançar resoluções eficazes, tanto para a empresa quanto para os próprios funcionários.

Palavras Chave: Comunicação – Multidão – Crowdsourcing – Tecnologia – Solução Empresarial

Link de Acesso ao documento completo:5032024

 

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O Uso de Gadgets Pessoais no Trabalho e o Impacto na Segurança Corporativa e na Gestão de Pessoas: a Consumerização de TI

 

Paulo Eduardo Oliveira Gimenez
prof.gimenez@ig.com.br
UBM
Gláucia Araújo Lima
glaucia.araujo.adm@bol.com.br
FaSF
Márcia Aparecida de Oliveira
marcia.oliveira@grupoapereira.com.br
FaSF
Ricardo Alves Said
rasaidvr@yahoo.com.br
AEDB, SEGET 2014

O avanço tecnológico está fazendo com que as organizações se adequem às novas formas de trabalho para se manterem no atual mercado competitivo. Para auxiliar as empresas na conquista de novas estratégicas mercadológicas, surge à tendência da Consumerização de TI a qual está revolucionando a forma de trabalho dentro das organizações. Esta tendência permite que o funcionário trabalhe com seu gadget pessoal. Ao mesmo tempo em que a Consumerização é positiva aos resultados operacionais, riscos à segurança da informação corporativa podem surgir e problemas de ordem trabalhista devem ser considerados para a implementação eficaz desta metodologia. Assim este artigo tem o objetivo de analisar os riscos gerados na segurança da informação corporativa com a prática desta tendência e o que a CLT aborda sobre esse tema. A metodologia abordada neste estudo foi a pesquisa de campo realizada com profissionais de RH e TI de três organizações, como forma de verificar o grau de conhecimento, aceitação, interesse e prática na organização em que atuam sobre o tema. Pode-se constatar um alto grau de maturidade em relação a essa prática na visão dos gestores, que exige uma adequação da suas políticas de segurança da informação para a utilização desta prática inevitável entre os funcionários e o negócio atualmente.

Palavras Chave: Consumerização – BYOD – Gadget – Tecnologia

Link de Acesso ao documento completo: 14420162

 

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Instrumentação Industrial: Aplicações do Sensor de Temperatura Pt-100 nos Processos Industriais

 

Kleber Viana França
kleberfranca17@hotmail.com
Samanda Marques Almeida Costa
samanda.markes@hotmail.com
Rodrigo Pereira Marques
rpmarks@hotmail.com
Leonardo Carvalho Vidal
leonardo.carvalho.vidal@hotmail.com
AEDB, SEGET 2014

Este trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica, visando analisar as principais variáveis envolvidas no âmbito da instrumentação industrial. Observa-se com o passar dos anos, que o setor industrial tem sido obrigado a investir cada vez mais no desenvolvimento de técnicas, equipamentos e processos mais eficientes, com maior qualidade, segurança, menor custo e que causem menor impacto ambiental possível, a fim de melhorar seu desempenho e garantir maior competitividade num mercado cada vez mais exigente em função da globalização. Por outro lado, trazer aplicações práticas do uso do sensor de temperatura PT-100 no setor industrial, mostrando o quanto é importante medir e controlar as variáveis e também algumas vantagens e desvantagens na utilização desse tipo de sensor para o controle de temperatura em variados ambientes industriais.

Palavras Chave: PT-100 – Controle de Processo – Variável de controle

Link de Acesso ao documento completo: 20820159

 

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Gestão, Liderança e Tomada de Decisão: os Elementos Essências para Melhorias

 

Débora Albino Mendonça Bernardes
devitbia@gmail.com
UFJF
Tânia Regina Borges e Silva
tborgesesilva@bol.com.br
AEDB, SEGET 2014

Este artigo corresponde a uma reunião de fragmentos de texto de uma pesquisadora Mestre Em Gestão E Avaliação pela Universidade Federal De Juiz De Fora. Visou investigar e explicar a revitalização, na área pedagógica e administrativa, no período de 2003 a 2006, de duas unidades escolares da cidade de Resende – RJ. Ambas as unidades atendiam alunos oriundos da periferia, e que viviam em zona de grande desigualdade social e violência. Estas características foram interpretadas por muito tempo como prováveis fatores para recusa dos responsáveis em matricular seus filhos nestas unidades escolares, levando a diminuição contínua do número de alunos. Uma consequência do baixo número de alunos foi o quase fechamento ou entrega do prédio para o poder público municipal. Tal contexto estimulou o interesse em explicar como e por que as referidas escolas deixaram de ser recusadas pela comunidade e passaram a ser reconhecidas como boas escolas. A ênfase esteve no modelo de gestão adotado para esta transformação. Duas questões nos nortearam: quais foram as parcerias firmadas durante este processo e seus impactos diretos? E quais mudanças foram necessárias no modelo de gestão? Nosso objetivo foi avaliar a gestão para produzir ações que consolidem o sucesso escolar. Sendo assim, este trabalho foi embasado através de pesquisa de campo, observação direta, aplicação de entrevistas e observação indireta, através de análise de registros e documentos dos colégios para buscar respostas para as questões centrais.

Palavras Chave: Gestão escolar – Entropia Negativa – Parcerias – –

Link de Acesso ao documento completo: 23420202

 

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Um Caso de Sucesso na Gestão Pública

 

DEBORA ALBINO MENDONÇA BERNARDES
devitbia@gmail.com
UFJF
Tânia Regina Borges e Silva
tborgesesilva@bol.com.br
AEDB, SEGET 2014

Este artigo corresponde a uma reunião de fragmentos de textos que escrevi com a colaboração de uma pesquisadora, Mestre em Gestão Avaliação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no ano de 2012. Compõe-se, em sua maior parte, de trechos de um projeto de pesquisa elaborados para compor um Plano de Ação Educacional apresentado a UFJF, como trabalho de conclusão de Curso de Mestrado. De uma forma ou de outra, são textos inéditos, em que desenvolvemos a ideia que a gestão educacional e as alianças valorativas agregam valor na qualidade de ensino. Pretende- se, dessa forma, aprofundar o estudo das práticas institucionais que produzem o sucesso escolar. A metodologia e os teóricos que embasaram o trabalho forneceram meios necessários para confirmar a hipótese de que os resultados alcançados são avanços advindos do modelo de gestão democrático participativo, empreendedor e das alianças desenvolvidas com parceiros externos, inclusive empresas.

Palavras Chave: Gestão escolar – GESTÃO ESTRATÉGICA – GESTÃO PARTICIPATIVA – PARCERIAS –

Link de Acesso ao documento completo:23420205

 

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Aplicação de uma Rede Neural Artificial na Estimação de Velocidade de um Motor de Corrente Contínua

 

Prof. Msc. Arlei Fonseca Barcelos
arleifb@hotmail.com
Juliana Ribas Monteiro
ribasjuliana@hotmail.com
Wallace de Almeida Gomes
wallace1001@ig.com.br
FER – AEDB, SEGET 2014

 

Com a evolução dos sensores, as variáveis dos processos têm exigido cada vez mais o menor número possível de intervenções na manutenção desses equipamentos, com isso os estudos em inteligência artificial tem se aprofundado cada vez mais com o objetivo de substituir um componente físico por um virtual com maior robustez e desempenho, reduzindo o custo de um projeto, além do crescimento da instrumentação virtual. A proposta desse trabalho é apresentar as etapas de construção de uma rede neural artificial (RNA) e implementá-la no software LabVIEW® utilizando a placa NI USB-6009 para aquisitar dados em tempo real, para que então fosse avaliado o desempenho da rede neural artificial em tempo real. Nos resultados obtidos foi possível analisar seu acerto e comparar uma rede neural artificial modelada com dados obtidos de forma manual com uma modelada a partir de dados aquisitados em tempo real.

Palavras Chave: RNA – LabVIEW® – Aquisição de dados – Desempenho –

Link de Acesso ao documento completo: 24020213

 

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A Habilidade Leitora na Construção daIdentidade do Cidadão

 

Latif Morales Abrahim
latifabrahim@hotmail.com
AEDB, SEGET 2014

Este artigo debate a habilidade leitora de alunos do ensino médio, no contexto escolar de uma escola da rede pública de Manaus. Trata de um estudo de caso que demonstra que a prática dessa habilidade é negligenciada nas escolas, relacionando-a com o insucesso escolar. Aborda o dano individual do aluno na formação da sua identidade, e deste na sociedade. Apresenta estudiosos na área, os quais enfatizam que a falta de habilidade leitora ocasionam o insucesso escolar. Verifica que alunos ingressantes no Ensino Médio trazem deficiência nas habilidades leitoras, levando-os a formar parte massiva de índices que apontam para essa deficiência no processo de ensino e aprendizagem, mesmo que estes façam parte de programas que envolvem a leitura, onde o nível de aproveitamento também fica abaixo da média. Ressalta a importância do professor neste contexto, este deve ensinar o aluno a compreender a leitura de maneira valorativa, ao invés de ensiná-lo somente a descrevê-la.
Palavras Chave: Habilidade leitora – Negligência – Contexto escolar – Ensino médio – Insucesso escolar

Link de Acesso ao documento completo:24220217

 

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O Município de Resende-RJ Inserido em um Contexto de Administração Estratégica, Pública e Privada: Fatores Naturais e Artificiais de Atração de Empresas

 

Camila de Carvalho Fonseca
Walfredo Bento Ferreira Neto
Leyza Albino Almeida da Silva
Douglas de Andrade Aguiar
Paulo Henrique de Oliveira Rocha
Rafaela de Santana Pristo Silva
Soraya Karina Cardoso Rocha Lima
Carolina Machado David
AEDB, SEGET 2014

O presente artigo trata de um estudo sobre alguns dos fatores do Município de Resende-RJ e adjacências que vêm contribuindo para a atração de empresas. Partindo-se do conceito de fatores de localização industrial inseridos na teoria econômica clássica da vantagem comparativa (RICARDO, 1817 APUD SILBER, 2010) e em suas edições mais contemporâneas (NEOCLÁSSICA; DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO – R. VERNON, 1966, E DAS VANTAGENS COMPETITIVAS DAS NAÇÕES – MICHAEL PORTER, 1990), a pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, buscou apreender os motivos que contribuíram para esse fenômeno e, ao mesmo tempo, verificou alguns pontos de gargalo que desfavorecem ou poderão dificultar a sua continuidade. Para atingir os objetivos propostos, fez-se uma pesquisa bibliográfica, em livros e em sítios governamentais, buscando-se, primeiramente, teorizar acerca do fenômeno e, em seguida, obter dados comprobatórios da hipótese de que as causas para tal processo não podem ser explicadas sem que se leve em consideração a realização de uma administração estratégica, tanto do setor público, quanto do privado, que transforme os fatores naturais relacionados à geografia do município em benefícios reais e concretos.

Palavras Chave: Estratégia – Localização – Resende-RJ

Link de Acesso ao documento completo:25320225

 

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Netservices

 

Neemias Ferreira Fernandes
neemiasfer@gmail.com
Edmundo do Valle
majdovalle@gmail.com
Michel Alvaro de Jesus
michelalvarojesus@hotmail.com
AEDB, SEGET 2014

Esse artigo se propõe a apresentar a criação de uma rede social com foco na disponibilização de serviços, principalmente de profissionais autônomos. A internet hoje dispõe de alguns sites que oferecem serviços diversos tais como: pedreiro, carpinteiro, encanador, pintor residencial, etc. Sites como: “bomnegócio.com”, “getninjas”, “Rede Trabalhar”, “Marido de Aluguel”, são em sua grande maioria regionalizados e tratam a disponibilização desses serviços de forma avulsa ,sem integração entre as pessoas que contratam. A proposta e o diferencial do NetServices é a interação entre as pessoas que contrataram tais serviços através da montagem de uma rede social.

Palavras Chave: NetServices – rede social – monetização

Link de Acesso ao documento completo:25420220

 

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Análise Estatística para Fidelização de Clientes

 

Nilo Antonio de Souza Sampaio
nilo.samp@terra.com.br
Amanda Almeida de Oliveira
amandaalmeida.oliveira17@gmail.com
Stênio Vasques de Oliveira
steniooliveira102030@gmail.com
AEDB, SEGET 2014

 

O presente artigo teve como objetivo, analisar através de uma pesquisa de campo, o mercado, a marca e a característica de maior fidelização de clientes. A pesquisa foi realizada com 100 pessoas habitantes da Região Sul Fluminense de março a maio de 2014, onde foram estratificados o sexo, a classe social e a idade. Utilizamos ferramentas da estatística descritiva e do Excel para os cálculos de frequências, média, moda, mediana, variância e desvio padrão. Com base na pesquisa, observamos que o mercado alimentício foi o mais citado entre os entrevistados, o que era de se esperar, pois o mesmo é o que mais investe em publicidade, tem uma grande variedade de produtos e um volume de vendas gigantesco. Já na variável marca, a principal foi a Marca A, que além do investimento forte em marketing, no seu setor de mercado é a que possui o maior valor de vendas. E finalizando, a característica de fidelização com maior porcentagem de votos foram a performance e a confiabilidade, onde podemos observar que as pessoas estão buscando mais competências do que o básico, buscando um produto bom, de qualidade, com alto desempenho, com uma marca transparente e aberta para o cliente, em que ele possa se identificar e confiar.

Palavras Chave: fidelização – marca – mercado – característica – estatística

Link de Acesso ao documento completo:32220332

 

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Simulação Numérica do Processo de Extrusão Rotativa Utilizada no Processo de Fabricação de Aros de Trator

 

Heloiza Alves Gomes Machado
heloiza.agmachado@gmail.com
UFF/ AEDB, SEGET 2014

Este trabalho tem como principal objetivo conhecer e determinar as tensões residuais existentes no novo processo de fabricação de aro de uma roda da linha agrícola (FORA DE ESTRADA) produzida por uma empresa fabricante de rodas, chassis e componentes soldados para ônibus, caminhão e trator. Nesse estudo foi utilizada a ferramenta Ansys na versão 10.0 de simulação computacional. A empresa propôs uma mudança no processo de fabricação do aro, que antes era comprado e depois soldado no blank. A mudança do processo envolve o perfil do aro que agora é conformado direto do blank através de um processo de extrusão. Como conclusão do trabalho foi feita a validação da geometria comparando a geometria encontrada na simulação com a geometria real.

Palavras Chave: Extrusão Rotativa – Simulação Computacio – Elementos Finitos

Link de Acesso ao documento completo:38220396

 

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A Aplicação do Lean Thinking como Estratégia para Flexibilizar a Produção de Veículos Comerciais

 

Luis de Oliveira Nascimento
luisoliveira.nascimento@volkswagen.com.br
MAN Latin America
Cristian Andres Menares Benito
cristian.benito@volkswagen.com.br
MAN Latin America
Jorge Muniz Junior
jorge86056@gmail.com
UNESP
Henrique Martins Rocha
prof.henrique_rocha@yahoo.com.br
AEDB, SEGET 2014

No mercado competitivo de veículos comerciais, novos produtos são desenvolvidos continuamente para atender demadas específicas, sendo esta complexidade extra continuamente incorporada às unidades fabris. O objetivo deste trabalho é o de discutir os conceitos lean, ágil e flexibilidade e as suas abordagens como metodologias a serem incorporadas às estratégias corporativas como alternativas para a manutenção da robustez operacional e o elevado nível de serviço demandado pelos clientes com o intuito de manter a lucratividade dos negócios.

Palavras Chave: lean – agilidade – flexibilidade – complexidade –

Link de Acesso ao documento completo:43620490

 

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IPAD EM SALA DE AULA?

 

Carollini Silva Thomaz Graciani
carollinigraciani@hotmail.com
AEDB, SIMPED 2014

O presente artigo é fruto de uma experiência profissional em um colégio particular da cidade de Resende reconhecido por sua tradição e qualidade de ensino. A partir de uma reunião pedagógica, surgiu a necessidade da elaboração de atividades e projetos que tivessem como principal recurso: o iPad. Sendo professora auxiliar do 1º ano do Ensino Fundamental no Colégio Dom Bosco, cursando o 3º ano de Pedagogia na Associação Educacional Dom Bosco, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, deu-se início a uma pesquisa exploratória para maior fundamentação sobre o assunto. Este relato irá apresentar as vantagens e desvantagens do dispositivo; a conceituação e contribuição dos Objetos de Aprendizagem (OA) e culminar com a discussão sobre o uso do iPad no 1º ano do Ensino Fundamental (reconhecido como a antiga classe de alfabetização).

Palavras-Chave: iPad. Objetos de Aprendizagem. Experiência profissional. classe de alfabetização.

Link de Acesso ao documento completo:1062186

 

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ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS EMENTAS DOS DIVERSOS CURSOS DE ENGENHARIA DO PAÍS

 

Mônica T. C. Machado
monicamachado@id.uff.br
EEIMVR/UFF; UNIFOA
Rosana A. R. Soares
rravaglia@gmail.com
UNIFOA; AEDB, SIMPED 2014

Este trabalho teve como objetivo atualizar a Disciplina de Gestão Ambiental da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR), através de um estudo comparativo entre as ementas das diversas instituições que oferecem Cursos de Graduação em Engenharia do país. Esta atualização fez-se necessária tendo em vista a urgência em atender as demandas de preservação ambiental, detectadas por diversas pesquisas realizadas e a economia atual pautada em desenvolvimento sustentável. Neste contexto, tanto mundialmente, quanto no Brasil diversas ações foram implementadas como forma de inserir as instituições, públicas e privadas na busca de soluções para um desenvolvimento e equidade socioeconômicos. Esta busca pautou-se na educação, como forma de alterar a conduta dos indivíduos, incutir na população a consciência ambiental e permitir aplicabilidade da cidadania. Sob esta perspectiva, as Instituições de Ensino Superior, podem dar sua contribuição proporcionando um ensino de qualidade e desenvolvendo pesquisas que capacitem os futuros profissionais a praticarem suas funções com visão voltada para uma sociedade mais justa e igualitária, preservando nossos recursos naturais. Fundamentando-se nos resultados alcançados foi possível detectar os tópicos a serem inseridos e/ou alterados na nova ementa, utilizando-se de Tabela Dinâmica disponível no Programa “Microsoft Office Excel”. Com os temas ressaltados e atualizados esperamos ter contribuído para uma mudança de valores e percepções na formação de profissionais advindos da Instituição.

Palavras-Chave: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Ensino de Engenharia e Gestão Ambiental.

Link de Acesso ao documento completo: 1072185

 

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APRENDENDO COM FOLHAS

 

Tuany Andrade Alencar de Souza.
tuany_andrade@yaoo.com.br.
Gisele Abreu Oliveira.
giseletecpat@hotmail.com.
Pedro Paulo de Souza.
ppdesouza@yahoo.com.br
CAR / AEDB, SIMDEP 2014.

Ensinar é uma arte e o professor deve ser artista, pois só assim ele se desprenderá dos vícios diários e arcaicos de ensino. O ambiente de uma escola é o campo fértil para o desenvolvimento da percepção de aprendizagem pelo aluno. A partir desta ideologia, este trabalho tem por objetivo apresentar uma forma dos alunos reconhecerem e trabalhar a botânica junto com a educação ambiental, onde as folhas das árvores do campus da AEDB servem como ferramenta reveladora na aprendizagem das espécies arbóreas, identificando as espécies com seus nomes populares, científicos, famílias, características gerais, utilidades, fenologias e ocorrência.

Palavras-chave: Educação Ambiental, AEDB, árvores, folhas.

Link de Acesso ao documento completo:1152194

 

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A AULA DE CAMPO COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSVERSAL

 

Henrique Amaral Reis
hamaralreis@yahoo.com
UNIFOA – MECSMA
Rosana Ravaglia
rosana.ravaglia@aedb.br
UNIFOA – MECSMA / AEDB, SIMPED 2014

 

O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise dos benefícios e potencialidades das práticas de aula de campo, enquanto instrumentos de ensino à disposição da educação ambiental, apresentando vantagens que esta forma de trabalho possui na busca por um ensino interdisciplinar, em consonância com as metas atuais da educação, pautadas pelo desejo de se obter um modo de ensino mais integrado, que articule as diferentes áreas de saber que em seu conjunto constituem a nossa complexa realidade. São postos em observação os resultados de trabalhos em campo cujas metas são a construção de um conhecimento crítico e reflexivo, por parte dos estudantes, tornados agentes da formação do próprio saber, ao interagirem com os elementos de seu estudo e descobrirem, por si mesmos, a riqueza do mundo que os envolve, neste caso em particular, o mundo natural e suas variadas manifestações, bem como os modos pelos quais o ser humano interage e interfere com eles. Procuramos, em nosso trabalho, o desenvolvimento de uma atividade cuja meta final fosse um ensino pautado pela transversalidade, tão necessária e tão fugidia nas práticas docentes, e cremos no imenso potencial do trabalho de prática de campo para a obtenção deste resultado, pois ele possibilita a integração de diversas áreas de pesquisa, mediadas e interconectadas por um eixo comum de atividade, o que em síntese, constitui a construção de saberes complexos e significativos para os alunos.

Palavras – Chave: educação; transdisciplinar; natureza; conhecimento.

Link de Acesso ao documento completo: 3582124

 

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A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA EQUIPE PIBID/AEDB EM RESENDE

 

Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos
ulisses.vas@gmail.com
Barbara Rezende Alves Eschholz
barbaraeschholz@hotmail.com
Isadora Rangel de Freitas
isadora.rangel@hotmail.com
Welinton Santos da Silva
wellington_verissimo@hotmail.com
AEDB, SIMPED 2014

No presente ano de 2014, pela primeira vez na História de quase meio século da nossa IES (INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR) um curso da Associação Educacional Dom Bosco foi selecionado para receber recursos do MEC, na forma de bolsas de iniciação à docência. O principal responsável por essa conquista foi o Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (CPGE), que foi aprovado em edital da CAPES em favor do curso de Letras da AEDB. O Pibid ,Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visando ao aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a educação básica. Em diversas localidades, por todo o Brasil, o referido Programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência que sejam desenvolvidos por IES em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Aqui em Resende, no presente ano, essa parceria se firmou entrea AEDB e a Escola Municipal Noel de Carvalho. O pioneirismo da Equipe Pibid//AEDB em Resende é aqui ressaltado na forma de relatos de experiência dos próprios bolsistas de iniciação à docência, em sua atuação na Escola Municipal Noel de Carvalho, e através das palavras do seu Coordenador Institucional.
Palavras-chave: Experiência pioneira. Pibid/AEDB. Relatos.

Link de Acesso ao documento completo: 4872124

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MEMÓRIAS DE MULHERES:Jornal O Sorriso na Resende do início do século XX

 

Érica F. C. Duarte
ericacduarte@uol.com.br
Isadora Rangel de Freitas
isadora.rangel@hotmail.com
Paula Fernanda dos Santos
terraqueaquintiliano@gmail.com
AEDB, SIMPED 2014

No início do século XX, mais precisamente nos anos de 1900, 1901 e 1902, circulou na zona rural de Resende, no Distrito de Capelinha, um jornal manuscrito denominado O Sorriso, de autoria de três jovens, Francisca J. Silva, Helena Amanda e Júlia Lopes, que o copiavam e distribuíam a residências daquela localidade, através de assinaturas. O objetivo deste trabalho é apresentar o jornal, abordando questões levantadas através da análise de seus 36 fascículos, os quais possibilitam identificar, interpretar e entender aspectos da educação e dos costumes tradicionais do município de Resende naquele período.

Palavras-Chave: Mulheres; O Sorriso; Capelinha.

Link de Acesso ao documento completo: 4942124

 

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O DESÁGIO DA LEITURA

 

Carollini Silva Thomaz Graciani
carollinigraciani@hotmail.com
AEDB, SIMPED 2014

O presente artigo é uma análise e ao mesmo tempo beira a uma denúncia da situação que se encontra o cenário atual da prática de leitura, reflexo da educação brasileira. A leitura e sua desvalorização como objeto de estudo apoia-se no percurso histórico e em dados estatísticos para verificar tamanho descaso. A mesma temática que ganha relevância enquanto instrumento para a cidadania, também sofre com práticas ineficientes. O objetivo pretendido é realizar uma passagem pela história da leitura ao longo do desenvolvimento da humanidade e pelos caminhos da leitura frente à história brasileira. Mergulhar no passado para compreender o presente. Analisando dados estatísticos para discutir os resultados atuais e as possibilidades para mudança.

Palavras-Chave: Leitura. Desvalorização. Educação Brasileira.

Link de Acesso ao documento completo: 10621371

 

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A SINAPSE ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

 

Carollini Silva Thomaz Graciani
AEDB, SIMPED 2014

Este artigo surge com o intuito de formalizar alguns questionamentos referentes a uma pesquisa bibliográfica sobre um novo termo que invade a área educacional: a Neurociência. Seu propósito está em fornecer um instrumental teórico para realizar uma breve introdução sobre o assunto. Estabelecendo, assim, a “sinapse” entre Neurociência e Educação. Visa ainda instigar as acadêmicas do curso de Pedagogia, e áreas afins, a busca por este campo de conhecimento que vem trazendo resultados animadores referentes ao processo de ensino-aprendizagem, tanto em questões teóricas quanto práticas. O estudo exploratório baseia-se em artigos científicos, livros, sites especializados, reportagens, entrevistas e material audiovisual. A discussão está pautada em torno do conceito de neurociência; sua abordagem histórica; relação entre os objetos de estudo; termos semelhantes de investigação; conceito de aprendizagem diante de cada contexto; formação, áreas específicas e finaliza com as possíveis contribuições desta ciência para com a educação. Como fundamento da pesquisa desenvolvida destaca-se: ANUNCIAÇÃO (2001); BARTOSZECK [200-]; BLOOM (2005); FISCHER & ROSE (1998); GUERRA (2011); HOUZEL (2007); LENT (2001); MIETTO (2009); OHWEILER (2006); RELVAS (2010).

Palavras-Chave: Neurociência. Educação. Aprendizagem.

Link de Acesso ao documento completo:10621372

 

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A CONSTRUÇÃO DA INTERCOMUNICAÇÃO DESABERES COM O VALOR DA MULTIPLICIDADE PROPOSTO POR ITALO CALVINO

 

Maria da Conceição Vinciprova Fonseca
concyvf@uol.om.br
UniFOA
AEDB, SIMPED 2014

Com a velocidade e o fluxo de informação na magnitude de nosso tempo, os saberes são muitos e os espaços onde se constroem e reconstroem não obedecem a limites. Acredita-se que o lócus ideal para se encontrar a intercomunicação de saberes das mais diversas áreas é a literatura. Para ali convergem conhecimentos de tempos e áreas diversas, e ali percebe-se um desejo de dar conta do mundo. Italo Calvino propôs cinco valores para construir esse texto ambicioso: a leveza, a rapidez, a visibilidade, a exatidão e a multiplicidade, esse último o mais representativo deles, mesmo porque necessariamente traz em si os outros. Acreditando sempre na importância de enfatizar a necessidade de aperfeiçoar os processos de produção textual e leitura, assim como na posição privilegiada do texto literário para tal, mesmo por sua condição de texto da intercomunicação, este trabalho quer apresentar o valor da multiplicidade segundo Calvino e demonstrar como pode ser construído na escrita e encontrado na leitura, atentando para as marcas textuais e suas possíveis interpretações. Para isso traz exemplos do cotejo de fragmentos das obras The kiterunnere sua tradução, O caçador de pipas.

Palavras-chave: Intercomunicação; Multiplicidade; Texto literário.

Link de Acesso ao documento completo: 13021103

 

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A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA A PRÁTICA DOCENTE – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENSINO MÉDIO

 

Cristina Silva de Oliveira
Vera Lúcia da Silva Almeida
CPGE / AEDB, SIMPED 2014

O objetivo desse trabalho é investigar junto aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a contribuição do Psicopedagogo para a prática docente no Ensino Médio. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação e Sociedade, do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, da Associação Educacional Dom Bosco/ AEDB, Município Resende, RJ. Para a condução do trabalho de Monografia, partimos da hipótese de que a Educação de jovens e adultos tem como foco principal oferecer subsídios as pessoas que por diversas questões não puderam concluir os estudos e que grande parte apresentam dificuldades de aprendizagem e precisam com urgência dos certificados para a novas chances no mercado de trabalho, para a inserção melhor na sociedade como um todo, e também para fortalecer a autoestima dos sujeitos. Para a ação, entendemos que atuação do Psicopedagogo junto aos docentes nas orientações da prática pedagógica, para a condução dos trabalhos, pode ajudar o docente a melhorar as dificuldades de aprendizagem, dos alunos, incentivá-lo, a outros estudos e consequentemente enquanto sujeito de conhecimentos, pode galgar a melhoria do ensino. Para a organização metodológica optamos pela Pesquisa Qualitativa subsidiada, não desvalorizando os aspectos quantitativos. O diálogo entre os autores envolvidos na investigação é sinergético. Consolidado com os pontos mencionados em pauta, consideramos justificado e convalidado a pesquisa. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para a EJA, para a prática pedagógica e para a sociedade.

Palavras- Chave:EJA, Psicopedagogo, prática docente.

Link de Acesso ao documento completo:32121504

 

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COMO ROY WAGNER INVENTARIA KARL MARX? UMAREFLEXÃO SOCIOAMBIENTAL

 

Keylor Bronzato
keylor@r7.com
UniFOA/MECSMA
Rosana Aparecida Raváglia Soares
rosana.ravaglia@aedb.br
UniFOA/MECSMA e AEDB, SIMPED 2014

 

Provoca o título do presente artigo uma perturbação inicial fundamentada na capacidade inventiva do homem acerca de questões sociais. Tem-se por objetivo uma apresentação transversal didático criativa da temática ambiental que integre saberes de sociologia. A ciência de Roy Wagner sugere a leitura das motivações antrópicas frente a distintas culturas. Karl Marx descreve uma linha de sustentabilidade onde a cultura do capitalismo moveria a sociedade para uma relação nova com o meio ambiente. Portanto, diante da capacidade que o homem possui de inventar a si e aos seus pares, de inventar o ambiente que seu corpo vivencia, enxerga, partilha, como Roy Wagner e a sua antropologia inventariam a ecologia que criticou o acúmulo de capitais, de Karl Marx?

Palavras-Chave: Invenção, criatividade, capitalismo, sustentabilidade.

Link de Acesso ao documento completo:36221373

 

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METODOLOGIAS ATIVAS: DO QUE ESTAMOS FALANDO?BASE CONCEITUAL E RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO

 

Henrique Martins Rocha
prof.henrique_rocha@yahoo.com.br
Washington de Macedo Lemos
washington.lemos@terra.com.br
AEDB, SIMPED 2014

O presente artigo apresenta os principais conceitos, ferramentas e métodos das denominadas Metodologias Ativas e a aplicação das mesmas no curso de Engenharia de uma Instituição de Ensino Superior privada do estado do Rio de Janeiro. Após a fundamentação teórica, são descritas as ferramentas e técnicas aplicadas, apresentando, ainda, os resultados iniciais de tal processo. Ainda que seja uma pesquisa em andamento, os resultados e achados da mesma atestam as vantagens em termos de engajamento (acima de 80%), desempenho acadêmico (notas abaixo de 5,0 passaram de 60% para 8%) e satisfação dos alunos envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino.

Palavras-Chave: Metodologias Ativas; Sala de aula invertida; Ensino; Aprendizado.

Link de Acesso ao documento completo:41321569

 

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EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS SUPERIORES:Estudo comparativo entre os pedidos de trancamento e o aproveitamento escolar

 

Wagner Pina Stoffel
wagner@aedb.br
Cleiton Ricardo Ziza
ziza.ste@aedb.br
AEDB, SIMPED 2014

 

A evasão escolar é um problema internacional que atinge a Educação Brasileira e é caracterizado pelo abandono do aluno às atividades escolares. É um problema que aflige as Instituições de ensino em geral, e no ensino superior não é diferente. A evasão escolar é um problema para o aluno e para a Instituição e interfere até no mercado de trabalho e na economia regional. O objetivo deste artigo é estabelecer uma relação entre os pedidos de trancamento e o aproveitamento escolar do discente. O estudo foi realizado na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) com base em uma pesquisa aplicada através de uma entrevista individual realizada com os alunos que solicitaram trancamento de matrícula no período entre 01 de agosto de 2013 e 10 de outubro de 2013. A pesquisa contemplou os alunos das três faculdades mantidas pela AEDB, totalizando os 18 cursos existentes no ano de 2013. Através da pesquisa, procurou-se obter informações sobre os motivos alegados por alunos de Cursos Superiores para o trancamento de suas matrículas. Foi realizada uma análise e interpretação dos dados buscando levantar o rendimento escolar dos alunos que pediram o trancamento e, posteriormente, foi realizada a comparação buscando a relação entre o trancamento de matrícula e o aproveitamento escolar. Pretendemos compreender se há uma relação significativa entre o baixo rendimento escolar e a decisão de abandonar o curso.

Palavras-Chave: Educação Superior; Evasão escolar; Aproveitamento escolar; Retenção escolar

Link de Acesso ao documento completo:46321536

 

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POR QUE É IMPORTANTE OUVIR OS ALUNOS?

 

Dione Baptista Ribeiro
dibapri@gmail.com
Escola Estadual Professor José Sant’Clair – Juiz de Fora/MG
Escola Municipal Cecília Meireles – Juiz de Fora/MG
Luciano Pecoraro Costa
pecorarocosta@gmail.com
Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes – Miguel Pereira/RJ
Colégio Estadual Ribeiro de Avellar – Paty do Alferes/RJ
Marília Rios de Paula
mariliarios2@hotmail.com
Colégio Estadual Pedro Braile Neto – Resende/RJ
Associação Educacional Dom Bosco – Resende/RJ, SIMPED 2014

O objetivo deste trabalho é apresentar o referencial teórico Modelo dos Campos Semânticos – MCS, proposto por Lins (1992, 1999, 2001, 2012) e, presente em Silva (2003). Pensamos nesse artigo, como um primeiro contato com a teoria, por isso apresentaremos as noções de conhecimento, significado, produção de significado e objeto. Acreditamos que o Modelo dos Campos Semânticos pode possibilitar uma leitura da sala de aula que permite realizar observações, com relação às dificuldades dos alunos, suas produções de significados distintas e, a possibilidade de compartilhamento de suas respectivas produções. Vemos nessa teoria uma possibilidade de aproximar a pesquisa com as práticas de sala de aula.

Palavras-Chave: Educação; Conhecimento; Produção de Significado; sala de aula.

Link de Acesso ao documento completo: 48321592

 

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APLICAÇÔES DA CORRELAÇÂO E REGRESSÂO LINEAR

 

Nilo A de S. Sampaio
nilo.samp@terra.com.br
UERJ-FAT.
AEDB, SEAC, 2014

Este artigo trata dos conceitos que envolvem Correlação e Regressão linear e suas aplicações em diversas áreas do conhecimento humano. Baseia-se em pesquisas bibliográficas e estudos de caso que ajudam a entender como essas ferramentas da estatística ajudam a compreender determinado estudo e na posterior tomada de decisão.

Palavras-chave: Correlação. Regressão. Estatística.
Link de acesso ao Documento Completo:52

 

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COMPENSAÇÃO REATIVA E FILTRAGEM HARMÔNICA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM FILTRO ATIVO SHUNT EM UM SISTEMA TRIFÁSICO A TRÊS FIOS

 

Vinicius Maciel Pinto
COPPE, FER
Gleydson dos Santos Neves
Julio Cesar de Souza
Marcos Otoni
FER
AEDB, SEAC, 2014

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um filtro ativo paralelo (SHUNT), a fim de mitigar problemas gerados devido à influência de harmônicos em sistemas trifásicos a três fios. A estratégia utilizada, para que o filtro seja dinâmico com o sistema, foi baseada na teoria de potência instantânea, também conhecida como teoria pq, que apresenta uma nova concepção de teoria de potência. Para averiguar a eficácia do filtro, será apresentada a simulação de um sistema trifásico a três fios com uma carga não linear para a compensação dos efeitos harmônicos de corrente por ela gerada. Toda a simulação foi feita utilizando o software PSCAD/EMTDC.

Palavras Chave: Filtro Ativo. Teoria pq . Qualidade de Energia. Filtragem Harmônica. Fator de Potência

Link de acesso ao Documento Completo: 12656

 

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UTILIZAÇÃO DOS TESTES DE HIPÓTESES PARA A MÉDIA NA TOMADA DE DECISÃO

 

Nilo A de S. Sampaio
nilo.samp@terra.com.br
Roberto Campos Leoni
rcleoni@yqhoo.com.br
SEAC, AEDB, 2014

Este artigo trata dos conceitos que envolvem os Testes de Hipótese e suas aplicações em na tomada de decisão. Baseia-se em pesquisas bibliográficas e estudos de caso que ajudam a entender como essas ferramentas da estatística ajudam a compreender determinado estudo e na posterior tomada de decisão.

Palavras-chave: Testes de Hipótese. Decisão. Estatística.
Link de acesso ao Documento Completo: 545

 

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QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE PARA-CHOQUE DIANTEIRO PARA VEÍCULOS AUTOMOTIVOS

 

Leonardo Rocha Silva
Paulo Lucas de Oliveira Almeida
FER/AEDB
Nilo Sampaio
nilo.samp@terra.com.br
AEDB, SEAC, 2014

 

Com a globalização, as informações de veículos novos têm uma ponte cada vez menor com o consumidor, com isso, surge um aumento de questionamentos relacionados à qualidade de um bem a ser adquirido. As montadoras por sua vez, buscam a melhoria na qualidade do processo de fabricação, a fim de oferecer um produto confiável para o consumidor mais exigente. Do mesmo modo, os fornecedores têm uma responsabilidade maior na entrega de cada componente, com grau de qualidade que atenda não somente os requisitos mínimos da montadora. Assim este trabalho trata da aplicação das ferramentas da qualidade no processo produtivo, como, diagrama de pareto, 8D, histogramas, fluxograma e folhas de verificação.

Palavras-chave: Ferramentas da qualidade. Fornecedor. Para-choque.
Link de acesso ao Documento Completo: 873

 

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RELÓGIO COMPARADOR

 

Leonardo Vidal
leonardo.vidal@br.michelin.com
Gustavo Bueno.
Lincoln Ferreira
Samira Ponce
AEDB, SEAC, 2014

 

Este artigo tem como objetivo apresentar o instrumento de medição chamado relógio comparador. Também mostra seu princípio de funcionamento, os tipos de medição, os tipos existentes aplicados na indústria, seu processo de calibração.
Como o próprio nome indica, trata-se de um instrumento que mede por comparação a um padrão conhecido. Os relógios comparadores dependem ainda de algum tipo de suporte, sem o qual fica impossibilitado de prestar inúmeros serviços em traçagem, inspeção e controle de dimensões. O funcionamento de um relógio comparador está baseado numa haste de comando em cuja extremidade é rosqueada uma ponta de medição. Um pequeno movimento dessa haste é transmitido para um pinhão e daí através de um conjunto de engrenagens para um ponteiro o qual indica no mostrador. Por esse sistema, o pequeno movimento é largamente aumentado e a leitura é feita diretamente no mostrador.

Palavras-chave: Instrumento de medição. Relógio comparador. Comparação. Calibração.
Link de acesso ao Documento Completo: 2158

 

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REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS LIBERADOS NAS CONSTRUÇÕES CIVIL

 

Kelly Cristina Da Cunha Oliveira
Matheus Costa Carvalho
Prof Dr. Nilo Sampaio
nilo.samp@terra.com.br
Geraldo M. Gutian
ggutian@gmail.com
,AEDB, SEAC, 2014

 

Os resíduos que são dispostos de forma inadequada é uma das principais causadoras da degradação do meio ambiente, na construção civil não é diferente, pois os seus resíduos descartados de forma incorreta podem ser de grande problema para o ambiente e a qualidade de vida de todos. Este trabalho apresenta as diversas formas de utilização do Gesso nas construções civil e a falta de cuidados com o seu descarte, bem como o aumento da sua utilização em todo o país e o descarte não apropriado em aterros ilegais que podem acarretar em diversos problemas para a vida no planeta.

Palavras chave: Reutilização, Resíduos e Construção Civil.
Link de acesso ao Documento Completo:2271

 

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ROBÓTICA NA INDÚSTRIA ATUAL

 

Adriano da Silva
Leonardo Rocha Silva
Paulo Lucas de Oliveira Almeida
FER/AEDB.
Leonardo Carvalho Vidal
leonardo.vidal@br.michelin.com
AEDB, SEAC, 2014

Este artigo trata sobre estudos robóticos de uma forma geral bem como, características, linguagem de programação e também um pouco de sua influência na indústria. O principal objetivo da inserção de um processo robótico na indústria é reduzir intervenção humana em processos de repetição, reduzindo também desta forma, custos operacionais, garantir homogeneidade do produto, além de aumento da capacidade operacional.

Palavras-chave: Indústria; Padronização de Processo; Robótica
Link de acesso ao Documento Completo: 8202

 

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DIMENSIONAMENTO DE JUNTAS APARAFUSADAS E APLICAÇÃO DE TORQUE EM PEÇAS AUTOMOTIVAS

 

Theylor Moreira Barbosa
João Paulo G. de Souza
Marcos Aurélio Carvalho
Nilo A. de S. Sampaio
nilo.samp@terra.com.br
AEDB, SEAC, 2014

Em todas as montadoras de veículos as operações de rosqueamento são as mais frequentes. Montagens, fixações e vedações utilizam algum tipo de junta como recurso insubstituível de projeto. Todos os tipos de juntas existentes em um veículo requerem extrema criticidade e atenção em seu projeto, pois falhas podem causar interrupções na sequência das linhas de montagem, devido à quebra de parafusos e falhas de equipamentos de aperto (devido ao mau dimensionamento da junta em relação ao equipamento). As consequências de um mau dimensionamento podem ser ainda piores se o desvio for passado para o produto e só descoberto pelo usuário final, podendo resultar em um acidente fatal. As juntas aparafusadas servem para fazer a montagem/união de dois ou mais componentes. Para fixar esses elementos, comumente diversos métodos de aperto são aplicados em diferentes ocasiões, levando-se em consideração algumas variáveis como custo/benefício, precisão desejada e o grau de controle e rastreabilidade necessários em cada caso em especifico. Todas essas variáveis devem atingir o nível mínimo requerido de força de união entre esses elementos de fixação, assim garantido e atendendo as suas especificações e normas aplicadas.

Palavras-chave: Torque. Juntas aparafusadas. Elementos de fixação. Dimensionamento.
Link de acesso ao Documento Completo: 8872

 

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INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL: APLICAÇÕES DO SENSOR DE TEMPERATURA PT-100  NOS PROCESSOS INDUSTRIAIS

 

Kleber Viana França
Samanda Marques Almeida Costa
Rodrigo Pereira Marques
SEAC, FER/AEDB, 2014

Este trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica, visando analisar as principais variáveis envolvidas no âmbito da instrumentação industrial. Verifica-se com o passar dos anos, que o setor industrial tem sido obrigado a investir cada vez mais no desenvolvimento de técnicas, equipamentos e processos mais eficientes, com maior qualidade, segurança, menor custo e que causem menor impacto ambiental possível, a fim de melhorar seu desempenho e garantir maior competitividade num mercado cada vez mais exigente em função da globalização.Por outro lado, trazer aplicações práticas do uso do sensor de temperatura PT- 100 no setor industrial, mostrando o quanto é importante medir e controlar as variáveis e também algumas vantagens e desvantagens na utilização desse tipo de sensor para o controle de temperatura em variados ambientes industrial.

Palavras-chave: PT-100. Controle de Processos. Variáveis de controle.

Link de acesso ao Documento Completo:16976

 

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CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

 

Prof. Giuliano Boaventura
giullianoasb@id.uff.br
Prof. Éder Siqueira
ej_siqueira@hotmail.com
Caren Bueno
Gabriela Fernandes
Osiel Soares
SEAC, AEDB, 2014

Das primeiras cabanas aos grandes arranha céus, o homem sempre aproveitou o meio a favor de seus ambientes construídos. Tendo em vista a forma que a construção civil é realizada, buscamos junto a ética sustentável, uma forma para que haja menos danos ao meio ambiente e a sociedade como o desenvolvimento de novas tecnologias para que os recursos naturais sejam aproveitados, alem de um custo reduzido e o reaproveitamento de matérias que são descartados, muitas vezes sem cuidado algum.

Link de acesso ao Documento Completo:350322

 

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SISTEMA DE SUSPENSÃO VEICULAR OTIMIZADO ATRAVÉS DE UM CONTROLE ELETROMECÂNICO DO CONJUNTO MOLA E AMORTECEDOR

 

José Vitor Mendes da Silva Oliveira
Luan Júnior Silva da Cunha
Rodrigo Dias Valente
Yuri Franklin Machado De Abreu
yuri.abreu@modecenter.com.br
SEAC, AEDB, 2014

O sistema de suspensão de um veículo é diretamente responsável por filtrar as acelerações impostas pelas imperfeições dos pavimentos e de outras fontes de excitações, além de garantir estabilidade, dirigibilidade e performance. Esse sistema vem sendo aperfeiçoado continuadamente, e tornou-se tema de grande interesse de engenheiros e projetistas devido a sua grande amplitude e possibilidades de configurações. Este trabalho propõe um projeto de controle eletromecânico para otimizar o sistema de suspensão de um veículo MiniBAJA SAE (Equipe AEDBaja, da Faculdade de Engenharia de Resende – AEDB), que resultará em uma melhora significativa com relação à performance, sem abrir mão dos compromissos de conforto e segurança. O projeto proposto baseia-se na possibilidade de selecionar estágios de pré-carga das molas, e no controle do fluxo do fluído do amortecedor através de válvulas solenoides durante a realização de curvas. Alguns conceitos básicos de dinâmica veicular também serão abordados, para o embasamento do projeto. Os parâmetros e os resultados serão demonstrados e comprovados através de testes experimentais, e comparações com modelos matemáticos utilizados em softwares de simulação virtual.

Palavras-chave: Suspensões. Válvulas solenoides. Dinâmica veicular. Simulação virtual.

Link de acesso ao Documento Completo: 322275

 

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REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR CONDICIONADO

 

Pedro Dattrino Fortes
Patrick Cotrim Jardim
SEAC,FER AEDB, 2014

 

O uso racional da água pode ser definido por práticas, técnicas e tecnologias que propiciam a melhoria da eficiência do seu uso, sendo que devido à sua escassez contínua, processos como o de reaproveitamento da água têm crescido nos últimos anos, além de que a escassez da água faz com que ela se torne mais valiosa e sua economia também gera economia financeira para seus usuários. Empresas e pessoas físicas estão cada vez mais preocupadas com questões ambientais, procurando formas de reciclar a água utilizada em seus prédios ou ainda coletando água da chuva para aproveitamento em limpeza, jardinagem e esgoto. O presente projeto foi desenvolvido com o objetivo de apresentar soluções ambientais sustentáveis e refletir sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam para o futuro do planeta Terra. O projeto foi desenvolvido a partir da coleta de água proveniente do gotejamento dos aparelhos de ar condicionado, sendo esta água armazenada e utilizada para setores como jardinagem e lavagem.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Políticas Ambientais; Reaproveitamento.

Link de acesso ao Documento Completo:286228

 

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MECANISMO DE FREIO ANTI-BLOQUEIO: FREIO ABS(ANTILOCK BRAKING SYSTEM)

Caroline Teixeira Lopes
Marcella Tavares Nogueira
Raiane Gisa Diniz Dias
SEAC, FERAEDB, 2014

O sistema anti-bloqueio de freio de um veículo automotivo destina-se a controlar o deslizamento das rodas para evitar o bloqueio instantâneo e assim manter uma elevada força de atrito de frenagem bem como a dirigibilidade do veículo. Os controladores ABS devem possuir características que se adaptem ao meio devido as duvidas dos pneus e da pista. Como exemplo um procedimento para escolha dos parâmetros do controlador pela busca da força de atrito via modo deslizante.

Palavras-chave: freio, controladores, bloqueio.

Link de acesso ao Documento Completo: 286228

 

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INCENTIVO AO ATERRAMENTO ELÉTRICO RESIDENCIAL

 

Fernando Nascimento
Gabriela Sampaio Rêma
Marcos Vinícius Lemos da Silva
SEAC.FER/AEDB.2014

Este artigo trata da importância de um aterramento, e que este deve ser feito inclusive em residências, pois tudo o que se liga na rede elétrica de energia deve ser aterrado. Este aterramento tem diversas finalidades, como melhorar o funcionamento de sistemas de áudio, eletrônicos, aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos eletroeletrônicos e o principal, prevenirem choques elétricos. O aterramento possui grande importância para a segurança de todos, porém este deve ser feito de maneira correta, com as devidas condições e cumprir a norma NBR5410- Instalações elétricas de baixa tensão e NBR 13571- Haste de aterramentos acobreados e acessórios.

Palavras- chave: Aterramento, segurança, NBR5410.

Link de acesso ao Documento Completo: 203102

 

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APLICAÇÕES DE TERMOPARES

Camila de Lima da Silva
Valdinei Dias da Costa
SEACFER/AEDB, 2014

 

Este trabalho trata dos termopares , os sensores de temperatura mais utilizados nas aplicações industriais, seja por sua robustez, seja por sua simplicidade de operação. Todavia, para que as medições de temperatura com termopar sejam significativas e confiáveis, é de fundamental importância conhecer não somente os princípios básicos de operação deste sensor, como também as condições necessárias que o usuário deve proporcionar para que tais princípios sejam válidos.

Palavras-chaves: Termopar, Tipos de Termopar, Temperatura.

Link de acesso ao Documento Completo:167216

 

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PIRÔMETROS

 

Isabelle Pereira Gomes
Raphael Ribeiro Pereira
Kathleen Vasconcellos
Leonardo Vidal
leonardo.vidal@br.michelin.com
AEDB. SEAC, 2014

Este artigo trata sobre a medição de temperatura pelo processo de pirometria, que é a medição de altas temperaturas, na faixa em que os efeitos de radiação térmica passam a se manifestar. Apresenta de forma geral os tipos de pirômetros existentes e suas aplicações.

Palavras-chaves: pirometria, temperatura, pirômetro, radiação eletromagnética.
Link de acesso ao Documento Completo: 20457

 

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O USO DA BIOMETRIA EM SISTEMAS DE SEGURANÇA

 

Theylor Moreira Barbosa
João Paulo G. de Souza
Marcos Aurélio Carvalho
Leonardo de Carvalho Vidal
leonardo.vidal@br.michelin.com
SEAC, FER /AEDB,2014

 

O presente trabalho tratada Biometria , medida de características físicas ou comportamentais e caracterização de suas formas.. As formas mais conhecidas de identificação por um sistema biométrico são pelo reconhecimento de impressão digital, geometria de mãos, íris, retina, voz, face e assinatura. A biometria vem crescendo e ganhando mercado mediante as inseguranças que a vida moderna demonstra, havendo a necessidade de manter sigilo em certas informações de modo profissional e eficaz.

Palavras-chave: Biometria, Sistema biométrico, Impressão digital, Identificação.

Link de acesso ao Documento Completo: 88222

 

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QUANDO ALGUÉM SE TORNA FORMADOR DE FORMADORES: o sentido da competência e habilidades

 

Nilza Magalhães Macario
Nilza_macario@hotmail.com
Lucí Hildenbrand
lucihildenbrand@yahoo.com.br
Angela M. da Silva Campos
angela@aedb.br
Publicação ISBN 978-85-415-0413
Recife: Ed. Universitária da UFPE,
2014. 568 p.

 

A pesquisa identificou competências e habilidades adquiridas, ou não, por egressos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, dos cursos de Pedagogia e Letras, a partir da percepção de professores. A compreensão do sentido atribuído pelos professores formadores a competências e habilidades mostrou-se fundamental para subsidiar ações da Faculdade favoráveis à elevação da formação inicial e continuada dos cursos. Trabalhos institucionais anteriores, revisão de literatura referente a competências e habilidades, formação de professores e avaliação de egressos deram aporte teórico ao trabalho. O sentido conferido a competências e habilidades pelos professores formadores mostrou a relevância do estudo e a oportunidade que se abre para novas ações junto a formadores, formandos e egressos.

Palavras-chave: Avaliação de Egresso. Competência e Habilidade. Formação de Professores.
Link de acesso ao Documento Completo: 4321

 

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A SEMANA DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS – SEAC COMO ESPAÇO EDUCACIONAL E TRABALHO MERITÓRIO.

Nilza M. Macario
Nilza_macario@hotmail.com
Lucí Hildenbrand
lucihildenbrand@yahoo.com.br
Angela M. da S. Campos
angela@aedb.br
ANPAE Sudeste. SP. ,2014

 

O presente trabalho descreve a Semana de Atividades Cientificas – SEAC, da Associação Educacional Dom Bosco situada no Município de Resende, tendo como foco sua evolução em doze anos de organização e trabalho. Tem como objetivo mostrar a construção gradativa de um espaço educacional capaz de incentivar a produção científica de professores e alunos como caminho essencial para a consolidação de Linhas de Pesquisa e melhoria da qualidade e integração de ensino, pesquisa e extensão. Apoia-se nos aportes metodológicos da pesquisa qualitativa e na utilização de métodos mistos no que se refere a procedimentos de estratégia exploratória sequencial. Suas considerações finais ressaltam a importância da continuidade, da persistência e participação comprometida de todos os interessados no desenvolvimento de um espaço educacional, que congregue valores, pessoas e instituição. Este é o legado deixado pelo estudo da Semana de Atividades Científicas da AEDB – SEAC.
Link de acesso ao Documento Completo: 12345