EAD

Educação a Distância 

A Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem. Na educação a distância, professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias chamadas telemáticas, via internet e em especial as hipermídias como celular, smartphones, notebooks, tablets etc.

Selecione a plataforma que deseja acessar.

plat-grad

plat-pos-grad

plat-ext

Seja bem-vindo!

Núcleo de Educação a Distância

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD-AEDB) em rede semipresencial foi criado na AEDB, com o objetivo principal de desenvolver uma estrutura que desse apoio inicialmente à graduação e depois à pós-graduação.

O referido núcleo está ligado ao Conselho Deliberativo e tem a responsabilidade de formação dos docentes, além da organização logística para a educação em rede, divulgação dessa modalidade de ensino e pela concepção, produção, difusão, execução, gestão e avaliação do curso. O NEAD-AEDB se responsabilizaria, também, pela definição das bases filosóficas e diretrizes do programa dos cursos da AEDB.

A Figura mostra a estrutura do NEAD composta de:

  • Membros do Conselho Deliberativo  Diretores e Vice Diretores da instituição;
  • Coordenador do NEAD
  • Coordenação Pedagógica;
  • Coordenação de Tecnologia da Informação;
  • Equipe de Suporte Técnico e Administrativo composta de Web Designer e do Administrador do Sistema.

Professor Tutor

Na educação a distância é indiscutível a relevância do papel do professor-tutor, pois é ele um dos principais elementos de interlocução entre o aluno e o material didático. O professor presencial nesta modalidade de ensino-aprendizagem se transforma em um  professor -tutor . Ele não é mais um agente de transferência de conteúdo agora tem como objetivo principal facilitar a aprendizagem autônoma do aluno, orientando-o para que tenha um bom aproveitamento do curso.

O professor-tutor tem como atribuições as seguintes :

  1. Acompanhar as atividades do aluno, intervindo positivamente para que este melhore seu desempenho;
  2. Tirar dúvidas de conteúdo e dos exercícios propostos;
  3. Incentivar, auxiliar e avaliar a realização dos exercícios propostos;
  4. Responder dúvidas dos alunos com a maior celeridade possível;
  5. Mediar as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)tais como chats, fóruns de discussão etc;
  6. Aplicar a prova presencial de acordo com o calendário do curso

O professor-tutor leva em consideração as capacidades e possibilidades dos alunos, as próprias estratégias destes ou suas dificuldades de compreensão, orientando-lhes no redirecionamento de seus estudos.

Utilize o e-mail, o fórum e/ou o chat para interagir com seu professor -tutor.

 Interaja como seu professor-Tutor !

Aluno Online

Neste novo modelo de ensino-aprendizagem o aluno presencial se transforma em aluno on-line, certamente este último assume diferentes atribuições comparado como as do ensino presencial.
Devido à ausência do encontro físico ou presencial  entre professor – aluno na sala de aula o  comportamento do aluno matriculado nestes cursos(aluno on-line) deve assumir as seguintes características para acompanhar as aulas com sucesso:

  1. Atitude receptiva ao ensino on-line utilizando computador.
  2. Disciplina, perseverança  e auto-motivação.
  3. Grau de organização para  programar tempos de estudo.
  4. Postura pro ativa, crítica e participativa.
  5. Agente de seu próprio conhecimento.

O aluno on-line deve acessar este portal ou site  e acompanhar os diferentes módulos de estudo seguindo o calendário da disciplina. A comunicação dos alunos com os professores-tutores ocorrerá, preferencialmente, por e-mail, mas estão previstos encontros no ambiente virtual de aprendizagem do curso, como chat (momentos síncronos) e fóruns de discussão (momentos assíncronos), com o objetivo de estimular a socialização, a interação entre os participantes e a formação de uma comunidade de aprendizagem.                 

Seja muito bem-vindo !

Avaliação

A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar-aprendizagem e constitui-se no ato de investigar a qualidade dos resultados intermediários ou finais de uma ação, contribuindo para a sua melhoria.

O sistema de avaliação  de educação a distância contempla as avaliações online e as avaliações presenciais.

A seguir os diferentes tipos de disciplinas  e suas avaliações:

1.- Disciplina Semipresencial – Tipo I

Disciplinas  com conteúdo e atividades no ambiente virtual de aprendizagem (moodle) e um encontros presencial para consolidar o ensino  aprendizagem antes da prova bimestral.

A composição da nota é formatada  da maneira seguinte:

Nota bimestral = Fóruns (2pontos) + Chat (1 ponto) + Encontro bimestral (1 ponto) + Prova presencial (6 pontos).

ava1

2.- Disciplina Semipresencial – Tipo II

Disciplinas  com conteúdo e atividades no ambiente virtual de aprendizagem (moodle) e encontros presenciais cada 15 dias  para consolidar o ensino aprendizagem antes da prova bimestral.

A composição da nota é formatada  da maneira seguinte:

Nota bimestral = Fórum (1 ponto) + Teste online (2 pontos) + Prova presencial (7 pontos).

ava2

3.- Disciplina Semipresencial Tipo III

Disciplinas  com conteúdo e atividades na sala de aula com suporte o complemento  opcionais no ambiente virtual  de aprendizagem (moodle) para consolidar o ensino aprendizagem antes da prova bimestral.

A composição da nota é formatada  da maneira seguinte:

Nota bimestral= 100% presencial

ava3

 Boas aulas !

Fale Conosco e nós entraremos em contato! 

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem