Alunos do curso de Biologia participam do projeto Primatas do Itatiaia

O curso de Biologia da AEDB, com o apoio da Sala Verde Tymburibá, e em parceria com o Museu Nacional e o Parque Nacional do Itatiaia, está realizando, desde o ano passado, o projeto Primatas do Itatiaia que consiste na observação dos macacos prego, sauá, muriqui e bugio, em áreas de visitação e em seus redutos naturais dentro do Parque. O objetivo do projeto é colher subsídios para o ecoturismo e para atividades de Educação Ambiental, através da observação do comportamento dos primatas, especialmente o macaco-prego, e sua interação com os visitantes do Parque.

Na primeira etapa do projeto, está sendo feito o trabalho de orientar os visitantes a não alimentarem os macacos-prego que cercam os carros para pedir comida. Com esta prática, esses animais estão deixando de buscar o alimento natural, preferindo se alimentar do que é oferecido pelos turistas, ou roubando comida em residências dentro do Parque, conforme explica o biólogo do Museu Nacional, Eduardo Barros, que compartilha a coordenação do projeto com o Prof. Luiz Sérgio Sarhyba, coordenador do curso de Biologia e também coordenador da Gestão Socioambiental e do Centro de Visitantes do Parque.

Numa segunda etapa, o projeto Primatas do Itatiaia pretende se associar a especialistas em primatologia, para melhor investigar e desenvolver estudos do comportamento das diversas espécies de primatas, e para conhecer o estado de conservação dessas espécies nas áreas florestais do Parque Nacional do Itatiaia.

Em reportagem sobre o projeto Primatas do Itatiaia, veiculada pela TV Rio Sul, na edição do RJ TV do dia 11 de abril, foram entrevistadas as alunas do curso de Biologia, Jéssica Cardoso  e Gabriele Santos. Elas contam que os macacos usam de várias artimanhas para conseguir alimentos dos visitantes, como deitar na estrada para forçar o motorista a parar o carro.

A reportagem pode ser assistida acessando https://globoplay.globo.com/v/4966475/ .