Educação Física

O curso de licenciatura em Educação Física será desenvolvido no período noturno, com duração de quatro anos, de forma presencial, de segunda a sexta-feira e aos sábados, quando necessário.

O currículo é constituído por cerca de 40 disciplinas, com a distribuição da carga horária das disciplinas em aulas teóricas e práticas. Estas disciplinas estão organizadas em estrutura curricular de forma a desenvolver e enfatizar a ação pedagógica  na atuação do professor de Educação Física. Esta articulação teoria–prática faz-se não só pela presença das disciplinas profissionalizantes em todas as etapas da formação, mas também pela infraestrutura apresentada para o curso.

O profissional de Educação Física deverá ter um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes formativas, que o capacite ao exercício da docência e à ação profissional do magistério na Educação Básica, em suas três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. As modalidades em que o licenciado atua são educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional e técnica de nível médio. O profissional de Educação Física está apto, também, a participar na organização e gestão de sistemas de educação básica.

Enfim, a formação do futuro licenciado em Educação Física, pela AEDB, está integrada à política educacional municipal, buscando uma qualificação de educadores tecnicamente capazes e cientes da relação de seu trabalho com o meio em que está inserido, em extensão local e global.

O licenciado em Educação Física dispõe de amplo mercado de trabalho na área educacional, no segmento público e privado. No segmento público, em Resende, por exemplo, o ensino fundamental é ofertado em 34 unidades municipais e em 14 estabelecimentos da rede estadual; e o ensino médio é disponibilizado em 20 unidades escolares. Assim, observa-se amplo mercado de trabalho, com piso salarial e estabilidade profissional propiciada pelo concurso público.

Regionalmente, o mercado de trabalho para o professor de Educação Física também é promissor, considerando-se que o Distrito Geo-Educacional 21, que abrange a região do Médio Paraíba, é integrado por 8 municípios: Barra Mansa, Valença, Vassouras, Volta Redonda, Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real, aumentando consideravelmente a oferta de emprego público e em escolas particulares.

As aulas práticas são desenvolvidas em laboratórios específicos, como quadra polivalente, sala para o ensino de lutas, salão para aulas de ginástica e de dança e campo para futebol society, entre outros.

Prof. Maurício dos Santos

mautesan@gmail.com