Letras

COMUNICADO:

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, através de seus Órgãos Superiores, encontra-se procedendo as alterações emanadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura. Tudo de acordo com a RESOLUÇÃO nº 2, de 1º de Julho de 2015 do Conselho Pleno – Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, respeitado o art. 22 que cita os prazos de adaptação.
O curso de Letras estrutura-se em quatro núcleos: formação básica, formação pedagógica, formação para a pesquisa, e estudos diversificados e complementares, nas  habilitações: Português/Literatura, Português/Inglês, e Português/ Espanhol. O objetivo do curso é formar professores de Língua e Literatura para a educação básica, profissionais e especialistas de nível superior, pesquisadores e prestadores de serviço à comunidade, no uso da língua e das variedades linguísticas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento, manifestações literárias e culturais, com domínio de tecnologias de informação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Projeto Pedagógico

Como prática social, a língua deve ser tratada de forma dinâmica por meio da leitura, da oralidade e da escrita que são as práticas que efetivam o discurso. Assim, a matriz curricular do curso de Letras abrange um conjunto de atividades intencionalmente organizadas com a finalidade de levar o estudante a dominar os conteúdos específicos de sua formação como docente, seja no manejo da língua nacional e estrangeira, seja na percepção e assimilação da cultura universal pelas suas literaturas.

O licenciado em Letras é profissional capaz de, com base teórica aliada à competência técnica, atuar como professor, pesquisador, crítico literário, tradutor, intérprete, revisor de textos, roteirista, secretário, assessor cultural, em sua respectiva habilitação.

O curso prepara professores de Português, Inglês e Espanhol para atuar em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; e também em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, esse profissional atua em espaços de educação não-formal, como escolas de idiomas, feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Laboratórios de Línguas – Inglês e Espanhol Laboratórios de informática Para realização dos trabalhos acadêmicos, os alunos do curso de Letras contam com oito laboratórios de informática equipados com 180 computadores.

NOME
REG. TRAB.
TÍTULAÇÃO 
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
AREA DA TlTULAÇÃO
Chrysley Márcia Paiva Silva Pimenta Tempo Parcial Especialista LICENCIADA EM LETRAS ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR
Érica Fernandes Costa Duarte Tempo Integral Mestre LICENCIADA EM LETRAS MESTRE EM LETRAS
Gentil Terezinha Fernandes Saloto Rossi  Horista  Especialista LICENCIADA EM PEDAGOGIA  ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Judite Maria Adamski Grassi  Horista   Especialista  LICENCIADA EM LETRAS  ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS DE ENSINO: PORTUGUÊS E LITERATURA NO 1º GRAU
Maria Cristina T. de Moraes Danelon  Tempo Parcial  Doutor PEDAGOGIA DOUTOR EM EDUCAÇÃO
Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos Tempo Parcial   Mestre   LETRAS   MESTRE EM LETRAS
Simone Lopes Mendes Tempo Parcial Mestre LICENCIADA EM LETRAS MESTRA EM LINGUISTICA APLICADA
William Rosa Monteiro Horista   Mestre  LICENCIADO EM PORTUGUÊS MESTRE EM TEORIA LITERÁRIA

Escolha entre as habilitações:

Português/Português  –  Português/Inglês  –  Português Espanhol

HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/PORTUGUÊS

 (2017)

 

 

1º Ano

 

DISCIPLINA Carga Horária
Tecnologia Aplicada à Educação 80
Língua Inglesa I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Linguística I 60
Filosofia da Educação 80
Fundamentos da Psicologia na Educação 80
Pesquisa e Prática em Educação 80
Leitura e Texto I 60
Oficinas de oralidade em Língua Inglesa I 60
Teoria Literária I 60
Atividades Complementares 50
 (2018)  

    2º Ano

 

Didática Geral na Educação 80
Políticas públicas e organização da Educação Básica 80
Sociologia da Educação 80
Língua Inglesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Língua Inglesa II: Oficinas de oralidade e leitura 60
Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Lingüística II 60
Leitura e texto II 30
Literaturas de Língua Portuguesa I 90
Teoria Literária II 60
Atividades Complementares 50
(2019) 

3º Ano

Linguística III 30
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas 30
Fundamentos de Língua e Literatura  Latina 60
Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Oficinas de Leitura e Argumentação 30
Literaturas de Língua Portuguesa II 90
Teoria Literária III 60
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 30
Metodologia de Ensino de Literatura no Ensino Fundamental e Médio 60
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I 200
Prática de Ensino I 200
Atividades Complementares 50
(2020) 4º Ano

 

Literatura Comparada 60
Literaturas de Língua Portuguesa III 90
Literatura e Estudos Culturais 30
Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Prática de Revisão de Textos 60
Leitura, Produção Textual e Ensino 30
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40
Literatura Infantojuvenil 30
Seminários Interdisciplinares 30
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II 200
Prática de Ensino III 200
Trabalho de Conclusão de Curso 60
Atividades Complementares 50

 

HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS

 

 (2017)

 

 

1º Ano

 

DISCIPLINA Carga Horária
Tecnologia Aplicada à Educação 80
Língua Inglesa I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Linguística I 60
Filosofia da Educação 80
Fundamentos da Psicologia na Educação 80
Pesquisa e Prática em Educação 80
Leitura e Texto I 60
Oficinas de oralidade em Língua Inglesa I 60
Teoria Literária I 60
Atividades Complementares 50
 (2018)  

2º Ano

 

Didática Geral na Educação 80
Políticas públicas e organização da Educação Básica 80
Sociologia da Educação 80
Língua Inglesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Língua Inglesa II: Oficinas de oralidade e leitura 60
Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Lingüística II 60
Leitura e texto II 30
Literaturas de Língua Portuguesa I 90
Teoria Literária II 60
Atividades Complementares 50
(2019) 

3º Ano 

Linguística III 30
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas 30
Fundamentos de Língua e Literatura  Latina 60
Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Oficinas de Leitura e Argumentação 30
Literaturas de Língua Portuguesa II 90
Literaturas de Língua Inglesa I 90
Língua Inglesa III: Tópicos Léxicos-gramaticais 60
Seminários Culturais 30
Teoria Literária III 60
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 30
Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira 30
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I 200
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I 150
Prática de Ensino I 200
Atividades Complementares 50
(2020) 4º Ano

 

Literatura Comparada 60
Literaturas de Língua Portuguesa III 90
Literatura e Estudos Culturais 30
Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Língua Inglesa IV: Tópicos Léxicos-gramaticais 60
Literaturas de Língua Inglesa II 90
Seminários Culturais 30
Prática de Revisão de Textos 60
Leitura, Produção Textual e Ensino 30
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40
Literatura Infantojuvenil 30
Seminários Interdisciplinares 30
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II 200
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II 150
Prática de Ensino II 200
Trabalho de Conclusão de Curso 60
Atividades Complementares 50

 

HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/ESPANHOL

 

 (2017)

 

 

1º Ano

 

DISCIPLINA Carga Horária
Tecnologia Aplicada à Educação 80
Língua Espanhola I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Linguística I 60
Filosofia da Educação 80
Fundamentos da Psicologia na Educação 80
Pesquisa e Prática em Educação 80
Leitura e Texto I 60
Oficinas de oralidade em Língua Espanhola I 60
Teoria Literária I 60
Atividades Complementares 50
 (2018)  

2º Ano

 

Didática Geral na Educação 80
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica 80
Sociologia da Educação 80
Língua Espanhola II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Oficinas de oralidade em Língua Espanhola II 60
Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Lingüística II 60
Leitura e texto II 30
Literaturas de Língua Portuguesa I 90
Teoria Literária II 60
Atividades Complementares 50
(2019) 

3º Ano

Linguística III 30
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas 30
Fundamentos de Língua e Literatura Latina 60
Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Oficinas de Leitura e Argumentação 30
Literaturas de Língua Portuguesa II 90
Literaturas de Língua Espanhola I 90
Língua Espanhola III: Tópicos Léxicos-gramaticais 60
Seminários Culturais 30
Teoria Literária III 60
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 30
Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira 30
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I 200
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola I 150
Prática de Ensino I 200
Atividades Complementares 50
(2020) 4º Ano

 

Literatura Comparada 60
Literaturas de Língua Portuguesa III 90
Literatura e Estudos Culturais 30
Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais 60
Língua Espanhola IV: Tópicos Léxicos-gramaticais 60
Literaturas de Língua Espanhola  II 90
Seminários Culturais 30
Prática de Revisão de Textos 60
Leitura, Produção Textual e Ensino 30
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40
Literatura Infantojuvenil 30
Seminários Interdisciplinares 30
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II 200
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola  II 150
Prática de Ensino II 200
Trabalho de Conclusão de Curso 60
Atividades Complementares 50

 

Profª Érica Costa Duarte coord.let@aedb.br