Letras

COMUNICADO:

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, através de seus Órgãos Superiores, encontra-se procedendo as alterações emanadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura. Tudo de acordo com a RESOLUÇÃO nº 2, de 1º de Julho de 2015 do Conselho Pleno – Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, respeitado o art. 22 que cita os prazos de adaptação.
O curso de Letras estrutura-se em quatro núcleos: formação básica, formação pedagógica, formação para a pesquisa, e estudos diversificados e complementares, nas  habilitações: Português/Literatura, Português/Inglês, e Português/ Espanhol. O objetivo do curso é formar professores de Língua e Literatura para a educação básica, profissionais e especialistas de nível superior, pesquisadores e prestadores de serviço à comunidade, no uso da língua e das variedades linguísticas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento, manifestações literárias e culturais, com domínio de tecnologias de informação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Projeto Pedagógico

Como prática social, a língua deve ser tratada de forma dinâmica por meio da leitura, da oralidade e da escrita que são as práticas que efetivam o discurso. Assim, a matriz curricular do curso de Letras abrange um conjunto de atividades intencionalmente organizadas com a finalidade de levar o estudante a dominar os conteúdos específicos de sua formação como docente, seja no manejo da língua nacional e estrangeira, seja na percepção e assimilação da cultura universal pelas suas literaturas.

O licenciado em Letras é profissional capaz de, com base teórica aliada à competência técnica, atuar como professor, pesquisador, crítico literário, tradutor, intérprete, revisor de textos, roteirista, secretário, assessor cultural, em sua respectiva habilitação.

O curso prepara professores de Português, Inglês e Espanhol para atuar em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; e também em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, esse profissional atua em espaços de educação não-formal, como escolas de idiomas, feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Laboratórios de Línguas – Inglês e Espanhol Laboratórios de informática Para realização dos trabalhos acadêmicos, os alunos do curso de Letras contam com oito laboratórios de informática equipados com 180 computadores.

NOME
REG. TRAB.
TÍTULAÇÃO 
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
AREA DA TlTULAÇÃO
Chrysley Márcia Paiva Silva Pimenta Tempo Parcial Especialista LICENCIADA EM LETRAS ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR
Érica Fernandes Costa Duarte Tempo Integral Mestre LICENCIADA EM LETRAS MESTRE EM LETRAS
Gabriele Caetano Frederico Horista Especialista LICENCIADO EM LETRAS MBA EM ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA
João Alberto Abrami Stagi Tempo Parcial Especialista CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIADO EM PEDAGOGIA
Judite Maria Adamski Grassi Horista Especialista LICENCIADA EM LETRAS ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS DE ENSINO: PORTUGUÊS E LITERATURA NO 1º GRAU
Marcos Antonio Fidelis Soares Tempo Parcial Especialista PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA SUPERIOR
Maria Cristina T. de Moraes Danelon Tempo Parcial Doutor PEDAGOGIA DOUTOR EM EDUCAÇÃO
Maria Dolores Callazo Pontes Horista Especialista LICENCIADA EM LETRAS ESPECIALIDADE EM DOCÊNCIA SUPERIOR
Rosa Mª Maia Gouveia Esteves Horista Mestre LICENCIADA EM LETRAS MESTRE EM EDUCAÇÃO
Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos Tempo Parcial Mestre LETRAS MESTRE EM LETRAS
Simone Lopes Mendes Tempo Parcial Especialista LICENCIADA EM LETRAS ESPECIALIZAÇÃO EM TRADUÇÃO-ESPANHOL
William Rosa Monteiro Horista Mestre LICENCIADO EM PORTUGUÊS MESTRE EM TEORIA LITERÁRIA
Zuleyde Machado Maia Rodrigues Horista Especialista TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

 

Escolha entre as habilitações:

Português/Português  –  Português/Inglês  –  Português Espanhol

HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/PORTUGUÊS

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/PORTUGUÊS – 1º ANO Hora-aula/ano
    Tecnologia Aplicada à Educação 60
    Língua Inglesa I 60
    Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Linguística I 60
    Filosofia da Educação 60
    Fundamentos da Psicologia na Educação 60
    Pesquisa e Prática em Educação 60
    Leitura e Texto I 60
    Oficinas de oralidade em Língua Inglesa I 60
    Teoria Literária I 60
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/PORTUGUÊS – 2º ANO Hora-aula/ano
    Didática Geral na Educação 60
    Políticas Públicas e Organização da Educação Básica 60
    Sociologia da Educação 60
    Língua Inglesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Língua Inglesa II: Oficinas de oralidade e leitura 60
    Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Lingüística II 60
    Leitura e texto II 30
    Literaturas de Língua Portuguesa I 90
    Prática de Ensino I 100
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I 100
    Teoria Literária II 60
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/PORTUGUÊS – 3º ANO Hora-aula/ano
    Linguística III 30
    Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas 30
    Fundamentos de Língua e Literatura Latina 60
    Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Oficinas de Leitura e Argumentação 30
    Literaturas de Língua Portuguesa II 90
    Seminários Culturais 30 Teoria Literária III 60
    Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 30
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II 150
    Metodologia do Ensino de Literatura no EF e EM 60
    Prática de Ensino II 150
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/PORTUGUÊS – 4º ANO Hora-aula/ano
    Literatura Comparada 60
    Literaturas de Língua Portuguesa III 90
    Literatura e Estudos Culturais 30
    Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Prática de Revisão de Textos 60
    Leitura, Produção Textual e Ensino 30
    Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40
    Literatura Infantojuvenil 30
    Seminários Interdisciplinares 30
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa III 150
    Prática de Ensino III 150
    Trabalho de Conclusão de Curso 60
    Atividades Complementares 50

 

HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/INGLÊS – 1º ANO Hora-aula/ano
    Tecnologia Aplicada à Educação 60
    Língua Inglesa I 60
    Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Linguística I 60
    Filosofia da Educação 60
    Fundamentos da Psicologia na Educação 60
    Pesquisa e Prática em Educação 60
    Leitura e Texto I 60
    Oficinas de oralidade em Língua Inglesa I 60
    Teoria Literária I 60
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/INGLÊS – 2º ANO Hora-aula/ano
    Didática Geral na Educação 60
    Políticas públicas e organização da Educação Básica 60
    Sociologia da Educação 60
    Língua Inglesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Língua Inglesa II: Oficinas de oralidade e leitura 30
    Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Lingüística II 60
    Leitura e texto II 30
    Literaturas de Língua Portuguesa I 90
    Prática de Ensino I 100
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I 100
    Teoria Literária II 60
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/INGLÊS – 3º ANO Hora-aula/ano
    Linguística III 30
    Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas 30
    Fundamentos de Língua e Literatura Latina 60
    Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Oficinas de Leitura e Argumentação 30
    Literaturas de Língua Portuguesa II 90
    Literaturas de Língua Inglesa I 90
    Língua Inglesa III: Tópicos Léxicos-gramaticais 60
    Seminários Culturais 30
    Teoria Literária III 60
    Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 30
    Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira 30
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II 150
    Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I 150
    Prática de Ensino II 150
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/INGLÊS – 4º ANO Hora-aula/ano
    Literatura Comparada 60
    Literaturas de Língua Portuguesa III 90
    Literatura e Estudos Culturais 30
    Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Língua Inglesa IV: Tópicos Léxicos-gramaticais 60
    Literaturas de Língua Inglesa II 90
    Seminários Culturais 30
    Prática de Revisão de Textos 60
    Leitura, Produção Textual e Ensino 30
    Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40
    Literatura Infantojuvenil 30
    Seminários Interdisciplinares 30
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa III 150
    Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II 150
    Prática de Ensino III 150
    Trabalho de Conclusão de Curso 60
    Atividades Complementares 50

 

HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/ESPANHOL

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/ESPANHOL – 1º ANO Hora-aula/ano
    Tecnologia Aplicada à Educação 60
    Língua Inglesa I 60
    Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Linguística I 60
    Filosofia da Educação 60
    Fundamentos da Psicologia na Educação 60
    Pesquisa e Prática em Educação 60
    Leitura e Texto I 60
    Oficinas de oralidade em Língua Inglesa I 60
    Teoria Literária I 60
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/ESPANHOL – 2º ANO Hora-aula/ano
    Didática Geral na Educação 60
    Políticas Públicas e Organização da Educação Básica 60
    Sociologia da Educação 60
    Língua Inglesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Língua Inglesa II: Oficinas de oralidade e leitura 60
    Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Lingüística II 60
    Leitura e texto II 30
    Literaturas de Língua Portuguesa I 90
    Prática de Ensino I 100
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I 100
    Teoria Literária II 60
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/ESPANHOL – 3º ANO Hora-aula/ano
    Linguística III 30
    Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas 30
    Fundamentos de Língua e Literatura Latina 60
    Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Oficinas de Leitura e Argumentação 30
    Literaturas de Língua Portuguesa II 90
    Literaturas de Língua Espanhola I 90
    Língua Inglesa III: Tópicos Léxicos-gramaticais 60
    Seminários Culturais 30
    Teoria Literária III 60
    Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 30
    Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira 30
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II 150
    Estágio Supervisionado de Língua Espanhola I 150
    Prática de Ensino II 150
    Atividades Complementares 50

 

DISCIPLINAS PORTUGUÊS/ESPANHOL – 4º ANO Hora-aula/ano
    Literatura Comparada 60
    Literaturas de Língua Portuguesa III 90
    Literatura e Estudos Culturais 30
    Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais 60
    Língua Inglesa IV: Tópicos Léxicos-gramaticais 60
    Literaturas de Língua  Espanhola  II 90
    Seminários Culturais 30
    Prática de Revisão de Textos 60
    Leitura, Produção Textual e Ensino 30
    Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40
    Literatura Infantojuvenil 30
    Seminários Interdisciplinares 30
    Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa III 150
    Estágio Supervisionado de Língua Espanhola II 150
    Prática de Ensino III 150
    Trabalho de Conclusão de Curso 60
    Atividades Complementares 50 50

Profª Érica Costa Duarte coord.let@aedb.br