Organização Institucional

A Associação Educacional Dom Bosco está sediada em Resende, município de 130 mil habitantes, situado na região do Vale do Paraíba, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, às margens da Rodovia Presidente Dutra. Localizada em posição geográfica estratégica entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, a cidade de Resende está no coração do principal eixo macroeconômico do país, responsável por 65% do Produto Interno Bruto brasileiro.

Na região Sul Fluminense estão instaladas indústrias de grande porte, como a companhia do ramo metal, mecânico e siderúrgico. Só o município de Resende concentra cerca de 80 indústrias de grande e médio porte.

Hoje, a região das Agulhas Negras – que engloba os municípios de Resende, Porto Real e Itatiaia – tornou-se o maior polo automotivo do Estado do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil, formado pelas montadoras MAN Latin America (ex Volkswagen Caminhões e Ônibus), Peugeot-Citroen, Nissan, Hyundai e a Land Rover, que está em fase de instalação.

A indústria não é a única riqueza de Resende. O município sede da AEDB conta, também, com precioso patrimônio natural, formado por extensa área de proteção ambiental da Serra Mantiqueira, incluindo o Parque Nacional do Itatiaia, com seus rios, cachoeiras e florestas que abrigam rica flora e fauna. Dessa forma Resende concilia o desenvolvimento econômico impulsionado pela indústria, com a qualidade de vida proporcionada por natureza tão exuberante em seu entorno.

COMPLEXO EDUCACIONAL

É neste cenário que está instalada a Associação Educacional Dom Bosco, instituição mantenedora de três Faculdades que oferecem 18 cursos de graduação, nas áreas de Negócios, Educação e Engenharia, sendo cinco tecnológicos de curta duração, atendendo cerca de 2.500 alunos, com o objetivo de formar profissionais qualificados para atender à demanda do mercado de trabalho, sempre em expansão, da região Sul Fluminense.

Os cursos oferecidos pela AEDB têm grande empregabilidade. O mercado de trabalho regional absorve grande parte dos profissionais formados nas Faculdades Dom Bosco. Além da adequação dos cursos oferecidos às necessidades das empresas empregadoras da região, os ex-alunos destacam-se profissionalmente, graças a sua sólida formação acadêmica.

Fechando o ciclo do ensino, a AEDB, através do Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – CPGE, oferece diversos cursos de pós-graduação e programa de MBA, em convênio com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, além de mestrado em parceria com a Universidade Estadual Paulista – UNESP. E mantém o Colégio de Aplicação, com classes de Educação Infantil até o Ensino Médio.

Merece destaque a preocupação da AEDB em garantir ao estudante de baixa renda o acesso ao ensino superior. Para isso, conta com um programa próprio de Bolsas de Estudo, que possibilita reduzir significativamente o valor da mensalidade; além de operar com outras modalidades de incentivos financeiros ao aluno, incluindo o PROUNI, do Ministério da Educação, do qual podem se beneficiar os alunos aprovados no ENEM.

A AEDB se destaca por ser uma das instituições de ensino superior privado do Estado do Rio de Janeiro que mais oferece bolsas pelo PROUNI.