Responsabilidade Social

A prática de ações de responsabilidade social é um dos pontos fortes da AEDB. São desenvolvidas diversas atividades de apoio à comunidade, com o envolvimento de alunos e professores, que são continuamente estimulados a participar de ações comunitárias de cunho social e/ou ambiental.

Assim, a AEDB procura formar profissionais que, antes de tudo, sejam cidadãos participativos, comprometidos com as causas sociais e capazes de transformar a realidade que os cerca.

PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Apoio ao Asilo Nicolino Gulhot para Velhice Desamparada

A AEDB vem apoiando, continuadamente, o Asilo de Resende, cedendo espaço para a realização do curso de Cuidador de Idosos, promovido por essa instituição anualmente, com o objetivo de capacitar pessoas a cuidar adequadamente do idoso. A renda com as inscrições dos alunos é revertida para o Asilo.

Programa Integrado de Assistência Social para a Vila Vicentina

Programa envolvendo alunos e professores das Faculdades Dom Bosco, de apoio à Conferência Vicentina de São Maurício, responsável pela administração da Vila Vicentina, onde moram 30 famílias carentes. A Conferência é integrada por cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras.

Dentro desse projeto, destacamos algumas ações em 2013, como atividade socioambiental, incluindo plantio de árvores frutíferas na Vila Vicentina no Dia da Árvore; e disponibilização de vagas para jovens moradores da Vila no curso de Pintura Automotiva e no curso de reforço em Matemática, oferecidos pela AEDB.

Projeto Escola Inclusiva – Oportunidade para todos

Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Resende, envolvendo alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras, para atender crianças com dificuldade de aprendizagem e aquelas com necessidades educativas especiais, matriculadas na rede municipal de ensino.

Campanha Atitude Legal

A AEDB vem realizando, anualmente, a Campanha Atitude Legal, que é o trote solidário para a recepção dos novos alunos, realizado no início do ano letivo, com a participação de toda a comunidade acadêmica.

Em 2012, a campanha arrecadou 700 kg de alimentos não perecíveis, que foram distribuídos para instituições beneficentes de Resende; e cerca de 100 alunos calouros doaram sangue para o hemonúcleo do Hospital de Emergência de Resende, dentro da ação social “Universitário Sangue Bom”.

Em 2013, a Campanha Atitude Legal arrecadou 6.291 pacotes de fralda e 283 latas de leite em pó. O material foi distribuído para entidades assistenciais de Resende.

A Campanha, em 2014, desenvolvida em parceria com Rotary Club de Resende, consiste na coleta de lacres de latas de cerveja, sucos ou refrigerantes, para troca por cadeira de rodas.

Projeto Parque Nacional do Itatiaia vai à Escola

Projeto interdisciplinar desenvolvido em parceria com o Parque Nacional do Itatiaia, que tem por objetivo preparar alunos de escolas da rede pública dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Liberdade e Bocainha de Minas para visitar o Parque com o olhar da educação ambiental.

Em 2013, o Projeto foi implementado em uma escola de Resende e 11 de Itatiaia, envolvendo cerca de 450 alunos da 6ª e 7ª séries, incluindo atividades em sala de aula e visitas orientadas ao Parque, na área do Pico das Agulhas Negras. O Projeto é desenvolvido pelo CPGE com a participação dos alunos dos cursos de Biologia, Pedagogia e Letras.

Projeto Sala Verde

Instalação da Sala Verde Tymburibá com a chancela do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de um espaço socioambiental, para atuar como centro de informação e formação ambiental, para a construção de sociedades sustentáveis.

A Sala Verde pretende ser um centro de referência para pesquisa e estudos sobre o meio ambiente e a cultura local e regional, envolvendo as Unidades de Conservação e as escolas da região. O acervo da Sala Verde se constituirá de publicações didáticas na área ambiental, fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. Esse acervo será disponibilizado ao público interessado de Resende e cidades vizinhas.

Apoio à Santa Casa

A AEDB tem apoiado a Santa Casa de Resende em situações críticas. Em 2010, apoiou substancialmente o projeto Padrinhos da Santa Casa, que teve por finalidade captar recursos para a reforma das instalações do hospital. Em 2011, alunos do curso de Engenharia Elétrica-Eletrônica elaboraram projeto para substituição da rede elétrica da Santa Casa.

Participação em Conselhos consultivos

AEDB cumpre seu papel de instituição integrada à comunidade, também participando ativamente dos seguintes Conselhos Municipais consultivos de Resende: de Educação, do Meio Ambiente e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Tem representação, ainda, no Conselho de Meio Ambiente do município de Quatis. Esta é uma forma da AEDB participar da construção das políticas públicas dos municípios, nas áreas de atuação desses Conselhos.

Também é membro titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Itatiaia; e faz parte da Câmara Técnica de Educação Ambiental desse Conselho.

Parceria com a Prefeitura de Resende

Cessão de salas de aula e do auditório do campus para diversas atividades pedagógicas e outros eventos abertos à comunidade, promovidos pela Prefeitura de Resende.