Simpósio científico promove integração do meio acadêmico

seget foto materia

No mês de outubro, aconteceu o XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, realizado pela Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, com a participação de pesquisadores de Universidades de todo o Brasil, de Roraima ao Rio Grande do Sul. Durantes três dias, foram apresentados, no campus da AEDB, mais de 300 trabalhos científicos, dentro do tema “Gestão do Conhecimento para a Sociedade”.

Como parte da programação do XI SEGeT, foram realizados dois minicursos: um sobre o gerenciador de referências Mendeley e outro  sobre Análise Bibliométrica. Os simposistas puderam participar, também, de visitas técnicas às Indústrias Nucleares do Brasil – INB e ao Parque Nacional do Itatiaia; e ainda de um city-tour pela colônia finlandesa de Penedo.

No encerramento do Simpósio, foram premiados os seis melhores trabalhos – três na categoria apresentação oral e três na apresentação em poster. Os autores dos trabalhos premiados receberam diploma de Menção Honrosa e ganharam um tablet.

Gestão do conhecimento

Na opinião do Coordenador Científico do XI SEGeT, Prof. Fernando Marins, o tema do Simpósio, este ano, é muito atual. “Sem uma eficaz gestão, não se pode avançar no processo de transmissão e perpetuação dos conhecimentos adquiridos. A boa gestão do conhecimento evita o desperdício e possibilita alcançar outros patamares no processo de geração e disseminação de conhecimento para o desenvolvimento da sociedade”, concluiu Marins.

A abertura do XI SEGeT aconteceu com a conferência proferida pelo General Gerson Menandro Garcia de Freitas, Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa e Ex-comandante da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, que apresentou o estudo de caso da gestão do conhecimento dentro do Exército Brasileiro.

Na avaliação do Diretor Acadêmico da AEDB, Prof. Mario Esteves, o conferencista surpreendeu o público presente, de cerca de 250 pessoas, ao mostrar como a gestão do conhecimento está altamente desenvolvida nas Forças Armadas. “Ficamos bastante impressionados ao ver os grandes avanços alcançados, na última década, na gestão de conhecimento na área da Segurança Nacional”, manifestou Esteves.

Concluindo sua avaliação sobre a abertura do XI SEGeT, o Diretor Acadêmico expressou sua satisfação com a “rica integração que se pode observar durante o evento, entre a AEDB e importantes instituições públicas de ensino superior do Brasil”, como a AMAN, ali representada por seu Comandante, Gal. Tomás Miguel Ribeiro Paiva; a Universidade Estadual Paulista, na pessoa do Prof. Fernando Augusto Marins, e a Universidade Federal Fluminense, representada pelo Prof. Ualison Rébula de Oliveira, Coordenador Geral do SEGeT.