[ Fotos do SEGeT 2007 ]

Release

IV SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA

Pesquisadores de todo o Brasil, da área de gestão e desenvolvimento tecnológico,
se reuniram em Resende, para intercâmbio
de informações e socialização do saber científico

 

1

             Nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2007, pesquisadores de instituições de ensino superior de todo o Brasil, apresentaram seus trabalhos durante o IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET, promovido pela Associação Educacional Dom Bosco - AEDB. Com 750 trabalhos inscritos, provenientes de 150 instituições, o Simpósio proporcionou o intercâmbio de informações entre estudiosos da área de gestão e tecnologia, oferecendo a oportunidade de publicação de seus artigos científicos.


             Em sua quarta edição, o SEGET possui a qualificação máxima para evento científico no âmbito nacional – a Qualis A, conferida pelo Ministério da Educação. Entre as instituições de ensino superior que apresentaram trabalhos, estão as Universidades Federais e Estaduais de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília, de Santa Catarina, Paraíba, Mato Grosso, Ceará, Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, entre outras. O SEGET recebeu inscrição, também, de instituições de ensino privadas, de vários Estados do Brasil, além de empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional, a Petrobrás, a Indústrias Nucleares do Brasil e o Banco Central.

1

Presidente da Volks abriu o IV SEGET


1

            A abertura do Simpósio aconteceu na segunda-feira, dia 22 de outubro, às 19 horas, no auditório da AEDB, com a Conferência Magna proferida pelo presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Antônio Roberto Cortes; e a presença de várias autoridades, entre elas o

vice-presidente da AEDB, Antonio Carlos Esteves, e seu diretor acadêmico, Mario Esteves (que ressaltou que o SEGeT tem se consolidado no calendário nacional de eventos científicos e anunciou que a comissão organizadora pensa em transformá-lo, futuramente, em um Simpósio Íbero–Americano, congregando cientístas dos países de língua portuguesa e espanhola) ; o coordenador geral do SEGET, Eduardo Bezerra de Sousa (professor da AEDB e da FGV); e o presidente da Comissão Científica do SEGET, Paulo Afonso Lopes (professor do Instituto Militar de Engenharia -IME). Na abertura, também estiveram presentes as autoridades do município: o Prefeito Silvio de Carvalho, o vice-prefeito Paulo Cardoso e o vereador Fernando Menandro.
   
Cortes apresentou números positivos da empresa, que deve fechar o ano (2007) com recorde de vendas. Deu tempo até de contar o segredo do sucesso:

1

a gestão compartilhada que caracteriza o Consórcio Modular, onde várias empresas fabricam os diversos componentes do veículo. O Presidente da Volks encerrou a palestra reafirmando a parceria da montadora com a AEDB, a partir da instalação do curso de Engenharia de Produção Automotiva, inédito no Brasil, criado por iniciativa pioneira da instituição, para preparar mão-de-obra especializada para as indústrias automotivas da região.
1
A abertura do IV SEGET aconteceu num clima jazzístico, por conta da banda Resende Nota Jazz, formada por 20 músicos, sob a batuta do maestro Paulo Matias, que tocou antes de iniciar o evento, dando um tom artístico ao encontro de cientistas.

 

Programação

            Na terça e quarta-feira, dias 23 e 24, de 9h às 21:30h (com intervalo de 1:30h para o almoço), na AEDB, foi apresentado cerca de 460 trabalhos (entre artigos e pôsteres para exposição), selecionados pela Comissão Científica formada por conceituados pesquisadores e professores de instituições de prestígio como a UFRJ, UERJ, FGV e o IME.

1

            Durante dois dias, os participantes do Simpósio tomaram conhecimento de uma vasta e qualificada produção científica, sobre os seguintes temas: Administração estratégica, Estruturas e processos organizacionais, Gestão de pessoas, Gestão econômica e financeira, Gestão social e ambiental, Logística, Tecnologia da informação, Automação e controle, Tecnologia de produção automotiva.
           

            A programação do SEGET constou de palestras, sessões temáticas com apresentação dos artigos aprovados, exposição de pôsteres, além de mini-cursos on-line. Foi organizado, também, algumas atividades extras como visitas às empresas da região, jantar de confraternização e passeios ecológicos.

 

 

1

Topo