Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens – Relatório 2025

30/09/2025 - AEDB

DCIM100MEDIADJI_0051.JPG

 

A Associação Educacional Dom Bosco – AEDB (CNPJ 31.463.235/0001-43), em cumprimento ao disposto no art. 14 da Instrução Normativa GM/MTE nº 6, de 17 de setembro de 2024, torna público o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios referente ao 2º semestre de 2025.

A AEDB tem como valor essencial o tratamento igualitário de seus colaboradores, independentemente de raça, credo, gênero, nacionalidade, idade ou etnia. Não são admitidas condutas discriminatórias de qualquer natureza, sendo aplicadas políticas internas de cargos e salários que asseguram igualdade de oportunidades, valorizam a diversidade e coíbem práticas de discriminação, incluindo a salarial entre mulheres e homens.

Em consonância com a Lei nº 14.611, de 3 de julho de 2023 (Lei da Igualdade Salarial), e sua regulamentação, a AEDB reafirma seu compromisso com a transparência e a equidade de gênero no ambiente de trabalho. A legislação estabelece a obrigatoriedade de igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens que exerçam trabalho de igual valor ou a mesma função, em conformidade com a Constituição Federal e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Atendendo às exigências legais, a AEDB publica semestralmente o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. Ressalta-se, entretanto, que o modelo adotado pelo Ministério do Trabalho e Emprego considera médias e medianas por grandes grupos ocupacionais, o que pode incluir funções e níveis hierárquicos distintos, não refletindo as especificidades de planos de cargos e salários formalmente estabelecidos, baseados em critérios legítimos como experiência profissional, habilidades específicas e desempenho individual.

Esses resultados reforçam a necessidade de análises internas contínuas, realizadas periodicamente pela AEDB, a fim de assegurar a correta aplicação dos princípios legais e éticos relacionados à igualdade salarial entre mulheres e homens.

O Relatório oficial, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para a AEDB, está disponível para consulta. [Clique aqui para acessar o Relatório].