Marcela Cerqueira lima
Natalia Neves Torres Levindo
Thais do Nascimento Archanjo
Emille Lourenço de Andrade
Noerbeck Motta Jùnior
Noerbeck@gmail.com
AEDB, SEGET 2012
A propaganda infantil é sempre um assunto muito debatido entre os publicitários do mundo inteiro sabendo que as crianças de hoje estão mais vulneráveis a todos os meios de comunicação, mesmo quando a criança ainda não tem a capacidade da leitura das palavras, já está exposta ao mundo publicitário através das imagens. A publicidade tem o poder de induzir urna criança de até 12 anos,quando ainda não tem a capacidade de distinguir o que é real corno um adulto. Várias pesquisas e estudos mostram que quando crianças ainda não entendem a real proposta de uma publicidade atrás de toda a produção gráfica.Este texto trata de um estudo sobre a influência da publicidade na alimentação infantil. Podemos observar os recursos mais usados em publicidade para atrair o público infantil, corno a extravagância de cores, músicas, personagens e outros. Foram analisadas cinco marcas diferentes para concluirmos a forte influência da propaganda na alimentação infantil. Com base nas pesquisas vimos que 34% dos comerciais analisados, utilizam músicas, 35% utilizam personagens e 31% usam outros recursos para atrair em sua campanha publicitária.
Palavras Chave: Propaganda – Infantil – Publicidade
Link de Acesso ao documento completo: 9516661
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Ivone Patricia Corrêa Baptista
Patrícia Daiane Almeida Ramos
Rosilene Rodrigues de Souza
Carlos Eduardo da Silva
Noerbeck Motta Jùnior
noerbeck@gmail.com
AEDB, SEGET 2012
A desinformação é uma das causas da exclusão social das Pessoas portadoras de Deficiência no mercado de trabalho. Nesse universo de constante mutação é necessário que a empresa amplie suas oportunidades de emprego para esses profissionais. O ato de sua inclusão significa torná-las participantes da vida social, econômica e política. O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise da relação entre as Pessoas Portadoras de Deficiência e a sua inserção no mercado de trabalho, levando – se em consideração a preocupação com a responsabilidade Social, os aspectos legais, e a acessibilidade. A metodologia foi baseada numa Pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva, onde foi feita uma abordagem do que está sendo feito para a inserção das pessoas com deficiência nas empresas, que práticas estão sendo usadas e quais as dificuldades da inclusão. As empresas afirmam que sua maior dificuldade é encontrar profissionais habilitados quanto à formação escolar. Porém ficou claro que a desigualdade social, a intolerância e o preconceito, são fortes indícios da dificuldade de se incluir um Portador de deficiência no mercado de trabalho, e conclui-se que há muito a ser feito para melhorar a qualidade de vida no trabalho, e o seu desenvolvimento.
Palavras Chave: Inclusão Social – Acessibilidade – Trabalho
Link de Acesso ao documento completo: 9516662
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Ligia Maria Fonseca Affonso
ligia.affonso@yahoo.com.br
UNIFOA
Henrique Martins Rocha
prof.henrique_rocha@yahoo.com.br
AEDB, SEGET 2012
O presente artigo discute a criação da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade na estratégia para aumento da eficiência na gestão pública, contextualizando a discussão junto aos referenciais teóricos da primazia do público sobre o privado, os princípios da gestão pública, objetivos das políticas econômicas e o modelo do diamante de Porter. A pesquisa de base exploratória bibliográfica tem por objetivo geral analisar o fenômeno da repulsa popular à atuação governamental na resolução dos problemas da sociedade. Discute-se o balanço público x privado e as relações de poder nos diversos processos decisórios envolvidos, expõe-se a situação atual e as possíveis implicações do movimento. Conclui-se que a iniciativa, com envolvimento de empresários e o perfil empreendedor, tem capacidade de gerar as mudanças necessárias à melhoria da qualidade, eficiência e eficácia das políticas públicas.
Palavras Chave: eficiência – gestão pública – políticas públicas – CGDC
Link de Acesso ao documento completo: 10916583
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Miguel Carlos Damasco Dos Santos
contato@profdamasco.site.br.com
AEDB, SEGET 2012
Este artigo apresenta algumas possibilidades de emprego da tecnologia da informação (TI) na prática educativa buscando melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. Inicialmente, faz um embasamento conceitual referente aos termos nativo digital e imigrante digital para entender suas principais características e diferenças. A seguir, levanta a questão do docente como um imigrante digital, sendo necessária uma mudança de atitude e de perfil, caso necessário, para melhor entender a geração Internet e seus reflexos na educação. Alguns índices obtidos pela educação brasileira são mostrados com o intuito de descortinar o cenário negativo em que se encontram. No prosseguimento, constata a existência de certos princípios e estratégias educacionais que podem ser utilizados pelos docentes de forma integrada com alguns recursos instrucionais disponibilizados pela tecnologia e que já fazem parte do cotidiano dos alunos. Este trabalho pretende mostrar que o emprego da TI deve seguir alguns critérios estabelecidos para que auxilie de forma mais concreta e objetiva o desenvolvimento de um projeto educacional de sucesso. As considerações finais indicam que os recursos tecnológicos hoje disponíveis e todas as suas potencialidades podem propiciar maior aproximação dos alunos e docentes, na busca pela melhoria da qualidade da educação.
Palavras Chave: Educação – Recursos – TI
Link de Acesso ao documento completo: 19616322
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Rodrigo da Silva Arcanjo
rodrigosarcanjo@gmail.com
Jódiney Benedito Marques
jde_marques@yahoo.com.br
AEDB, SEGET 2012
Este artigo trata do Cooperativismo como movimento econômico e social entre pessoas, em que a cooperação baseia-se na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo. Já a leitura do cooperativismo com o olhar da Economia Solidária traz novas possibilidades de inclusão social produtiva. Este modelo de organização produtiva alinhado aos princípios da Economia Solidária é conhecido como Cooperativismo Popular e se destaca como organização socioeconômica de trabalho pois fundamenta-se na superação de situações de exclusão, assim como a predominância de um modelo de gestão democrático e participativo, mais voltado para o bem comum do que para o lucro. E ainda neste artigo serão conceituados paralelamente conceitos como Felicidade Interna Bruta (FIB) e tecnologias sociais, como instrumentos formuladores de processo de inclusão social. Retratando também novas perspectivas para a atuação destes empreendimentos.
Palavras Chave: Sustentabilidade – FIB – Inclusão Social – Cooperativismo – Economia Solidária
Link de Acesso ao documento completo: 23316315
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Patricia Maneschy Duarte da Costa
pmaneschy@gmail.com
AEDB, SEGET 2012
Este artigo objetiva introduzir a reflexão sobre as ações na Extensão Universitária a partir da condução administrativa, organizativas e executivas, em uma Assessoria Cultural em instituição universitária particular do Estado do Rio de Janeiro, em que a cultura se constitua um viés contribuidor na formação do jovem universitário. Questiona-se qual o caminho dos laços da rede que os converge –cultura e juventude. A metodologia da pesquisa-ação proporcionou interlocução com os jovens no cotidiano dos processos administrativos e acadêmicos. Realizar projetos culturais na universidade demanda a compreensão da cultura não como objeto de entretenimento ou adicionar “algo mais” à formação, mas identificar a cultura inerente à subjetividade e interlocução entre o futuro profissional e a inserção social.
Palavras Chave: Administração – Organização – Cultura – Universidade -
Link de Acesso ao documento completo: 31816278
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RIBEIRO, Tiago da Silva
tiagopuc@gmail.com
UFF
Esteves, Rosa Maria Maia Gouvêa
rosamag@globo.com
AEDB, SEGET, 2012
Este artigo resultou de pesquisa bibliográfica de Trabalho de Final de Curso de Especialização Latu Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que se discutiu o uso da mídia na educação e em particular, o uso da ferramenta blog. Primeiramente, apresenta-se uma visão das ferramentas da WEB 2.0, com o aprofundamento das questões relativas ao tema. Investiga-se o blog, percorrendo origem, conceito, uso da ferramenta, assim como vantagens e desvantagens desta utilização, para tanto como metodologia recorreu-se ao estudo de caso, uma pesquisa qualitativa para estudos preliminares, que apontou que é preciso traçar parâmetros para a avaliação de blogs educacionais, projetando avanços na área pedagógica.
Palavras Chave: Mídia – Blog – Educação –
Link de Acesso ao documento completo: 41416446
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Ligia Maria Fonseca Affonso
ligia.affonso@yahoo.com.br
UNIFOA
Henrique Martins Rocha
prof.henrique_rocha@yahoo.com.br
AEDB, SIMPED 2012
O presente artigo discute a atuação governamental no que tange a eficiência da máquina pública e eficácia das políticas governamentais e seus efeitos sobre a capacidade de alavancar o desenvolvimento sustentável do país, a competitividade da Nação e o bem-estar social. São discutidas as bases conceituais das políticas públicas e os efeitos das mesmas no âmbito educacional, bem como as consequências no desenvolvimento, contextualizando a discussão junto aos referenciais teóricos da primazia do público sobre o privado, os princípios da gestão pública, objetivos das políticas econômicas e o modelo do diamante de Porter. É analisado o balanço público x privado e as relações de poder nos diversos processos decisórios envolvidos, expõe-se a situação atual e as possíveis implicações do movimento.
Palavras-Chave: Educação; Desenvolvimento; Políticas Públicas Eficiência.
Link de Acesso ao documento completo: 1091768
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Clístenes Guella Fernandes
clistenesfernandes@ig.com.br
Neisa Rejane Machado Fernandes
neisare@yahoo.com.br
AEDB, SIMPED 2012
O trabalho aborda as questões da aposentadoria e da velhice de professores. Em virtude do aumento da longevidade da população brasileira o tema, pouco estudado até o momento, ganha relevância.
Com base na produção nacional sobre o assunto, realizou-se uma pesquisa de campo com docentes de uma instituição de ensino superior privada, do sul fluminense. A consolidação dos dados mostra a existência de incertezas quanto ao futuro, por parte dos professores; a preocupação com as condições de saúde, bem-estar e finanças na pós-aposentadoria; o desconhecimento das condições que envolvem a velhice indicando a necessidade de implantação de programa de preparação para a aposentadoria.
Palavras-chave: professores; velhice; aposentadoria; gerontologia
Link de Acesso ao documento completo:14317394
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Oscar Medeiros Filho
oscarfilho@usp.br
AMAN/ AEDB, SIMPED 2012
O mundo passa por um período de rápidas transformações socioculturais. Impulsionadas pelo crescimento exponencial do conhecimento, essas mudanças sugerem novas práticas educacionais. Buscando acompanhar essas transformações, o Exército Brasileiro pois em prática nos anos 1990 um processo de “modernização do ensino”. Durante o processo de “modernização do ensino”, várias experiências bem sucedidas se revelaram. Uma dessas experiências constituirá o tema central de nosso artigo. Trata-se da técnica “rodízio de painéis”. Fruto da combinação de outras técnicas já consagradas, como o Painel e o Estudo de Caso, a técnica foi empregada inicialmente por professores de Geografia da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas-SP, para o estudo do espaço ambiental brasileiro e do espaço da produção nacional. Temas como a escassez da água, chuvas ácidas, inversão térmica, enchentes e inundações, entre outros, foram muito bem desenvolvidos com o rodízio de painéis. Além da Geografia, outras disciplinas como História, Química e Sociologia já utilizaram com sucesso essa modalidade de desenvolvimento da aprendizagem de forma dinâmica. A técnica consiste no desenvolvimento de um trabalho em grupo em duas fases: a pesquisa e o estudo. O presente trabalho tem por finalidade compartilhar essa experiência, entendida como uma modalidade didática que conduz os alunos à participação ativa diante da busca pelo conhecimento.
Palavras-Chave: “Modernização do Ensino”; Dinâmica de Grupo; “Rodízio de Painéis”
Link de Acesso ao documento completo: 16917131
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Fátima Helena da Fonseca Miranda
fhfmiranda@hotmail.com
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
denise.cgar@gmail.com
UERJ Rosana Aparecida Ravaglia Soares
rosana.ravaglia@aedb.br
UNIFOA
AEDB, SIMPED 2012
As novas tecnologias hoje estão sendo muito úteis na educação escolar e comunitária, pois já fazem parte do cotidiano do sujeito contemporâneo. Dentre essas tecnologias da Informação e Comunicação destacam-se os espaços virtuais de aprendizagem, entre eles os blogs, que vem sendo usados por professores como ferramentas que fazem parte do conjunto de possíveis motivadores e facilitadores da aprendizagem na cultura digital. Neste trabalho, relata-se a criação e utilização de um recurso virtual, o blog “Educar para o Cuidado”, articulado à educação ambiental em uma escola do Município de Resende, interior do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras- chave: blog, educação ambiental, prática pedagógica
Link de Acesso ao documento completo: 17217108
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Maria da Conceição Vinciprova Fonseca
concyvf@uol.com.br
UniFOA
AEDB, SIMPED 2012
A ideia deste trabalho parte de uma dissertação de Mestrado em que se investigou a possibilidade de transformações mais estáveis e duradouras na leitura dos alunos, por meio de leitura literária nas aulas de Inglês como Língua Estrangeira ─ LE, tornando aquela aula mais relevante e valorizando-a.
A proposta visa principalmente às instituições de ensino como escolas e faculdades, diferenciando-se de maneira marcada do que acontece em cursos de idiomas. Após o relato da proposta e uma breve apresentação de slides enfatizando o valor da literatura e da leitura pela estética da recepção, serão disponibilizadas cópias aos presentes, alguns dicionários e glossários. Depois da leitura, auxiliada também pelo professor – apresentador e mesmo por colegas, o texto será discutido, e só o grupo poderá, na discussão, considerar pela adequação ou impropriedade das diferentes leituras.
Palavras-Chave: Leitura literária; Aula de Inglês; Valor.
Link de Acesso ao documento completo: 19017136
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Miguel Carlos Damasco dos Santos
mdamasco@inf.aedb.br
AEDB, SIMPED 2012
Este artigo apresenta um estudo sobre a educação a distância (EaD), abordando questões ligadas ao seu crescimento exponencial nos últimos anos, apesar de críticas de algumas instituições e de pessoas. Inicialmente, faz um breve histórico da EaD no Brasil, desde o tempo das correspondências via correio até os dias atuais com o emprego de ferramentas da Internet. Prosseguindo, aborda a nossa legislação sobre EaD desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, que foi a primeira legislação que citou oficialmente essa modalidade de ensino, enfocando alguns tópicos relativos a credenciamento de instituições, além de normas para produção, controle, avaliação e autorização de cursos. A seguir, o trabalho mostra diversos dados divulgados por empresas especializadas, em particular os resultados de censos sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), além de pesquisas realizadas por órgãos governamentais. Como nem todas as observações consideram a EaD como sucesso, algumas críticas negativas são colocadas na pauta do artigo para fins de reflexão. Em contraponto, muitos pontos positivos foram levantados e são apresentados com o intuito de enriquecer o debate sobre o tema. Por fim, são feitas algumas considerações finais que são favoráveis à implantação de cursos e disciplinas na modalidade a distância, principalmente aquelas que são desenvolvidas on-line.
Palavras-Chave: Críticas, Educação a distância; Pontos positivos.
Link de Acesso ao documento completo: 19617145
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Cristina Silva de Oliveira
Vera Lúcia da Silva Almeida
veraalmeida@resenet.com.br
AEDB, SIMPED 2012
O objetivo desse trabalho é investigar junto aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a contribuição do Psicopedagogo para a prática docente no Ensino Médio. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação e Sociedade, do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, da Associação Educacional Dom Bosco/ AEDB, Município Resende, RJ. Para a condução do trabalho de Monografia, partimos da hipótese de que a Educação de jovens e adultos tem como foco principal oferecer subsídios as pessoas que por diversas questões não puderam concluir os estudos e que grande parte apresentam dificuldades de aprendizagem e precisam com urgência dos certificados para a novas chances no mercado de trabalho, para a inserção melhor na sociedade como um todo, e também para fortalecer a autoestima dos sujeitos. Para a ação, entendemos que atuação do Psicopedagogo junto aos docentes nas orientações da prática pedagógica, para a condução dos trabalhos, pode ajudar o docente a melhorar as dificuldades de aprendizagem, dos alunos, incentivá-lo, a outros estudos e consequentemente enquanto sujeito de conhecimentos, pode galgar a melhoria do ensino. Para a organização metodológica optamos pela Pesquisa Qualitativa subsidiada, não desvalorizando os aspectos quantitativos. O diálogo entre os autores envolvidos na investigação é sinergético. Consolidado com os pontos mencionados em pauta, consideramos justificado e convalidado a pesquisa. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para a EJA, para a prática pedagógica e para a sociedade.
Palavra- Chave: EJA, Psicopedagogo, prática docente.
Link de Acesso ao documento completo:20817185
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Cirlene da Silva Santos
Vera Lúcia da Silva Almeida
veraalmeida@resenet.com.br
AEDB, SIMPED 2012
O trabalho objetiva investigar junto aos professores do Ensino Fundamental, a atuação do Psicopedagogo através dos recursos pedagógicos lúdicos para o trabalho dos docentes com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, no âmbito escolar. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação e Sociedade, do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, da Associação Educacional Dom Bosco/ AEDB, Município de Resende, RJ. Para a realização do trabalho de Monografia, partimos da hipótese de que os recursos pedagógicos lúdicos podem contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Por acreditar que a atuação do Psicopedagogo junto aos docentes nas atividades, na prática pedagógica, na condução dos trabalhos cotidianamente, pode melhorar a aprendizagem do alunos, e consequentemente, contribuirá para o sucesso dos sujeitos no ensino, e na socialização contextual. Para a organização metodológica optamos pela Pesquisa Qualitativa subsidiada, não desvalorizando os aspectos quantitativos. O diálogo entre os autores envolvidos na investigação é crucial. Consolidado com a incorporação de novos saberes, consideramos justificado, a pesquisa. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para a prática pedagógica e para a sociedade como um todo.
Palavras- Chave: Lúdico, Psicopedagogo, âmbito escolar.
Link de Acesso ao documento completo: 20817191
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Maria da Conceição Sousa Cassiano
Vera Lúcia da Silva Almeida
veraalmeida@resenet.com.br
AEDB, SIMPED 2012
O trabalho investiga as dificuldades de aprendizagem e a contribuição do Psicopedagogo para as práticas pedagógicas dos professores que atuam em sala de aula. Priorizamos a Educação Básica- Ensino Fundamental. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação e Sociedade, do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, da Associação Educacional Dom Bosco/ AEDB, Município de Resende, RJ. Para a condução do trabalho de Monografia, partimos da hipótese de que as dificuldades de aprendizagem dos discentes em sala de aula, podem ser orientadas, a fim de subsidiar elementos discursivos para outros pesquisadores, com a pretensão de gerar novas pesquisas e trocas. Para a organização metodológica optamos pela Pesquisa Qualitativa subsidiada, não desvalorizando os aspectos quantitativos. O diálogo entre os autores envolvidos na investigação é sinergético. Consolidado com os pontos mencionados em pauta, consideramos justificado e convalidado a pesquisa. Esperamos que os resultados da pesquisa possam contribuir para a prática pedagógica e para a sociedade como um todo.
Palavras- Chave: Psicopedagogo, alunos, dificuldades de aprendizagem, sala de aula.
Link de Acesso ao documento completo: 20817192
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Sonia Regina Mendes dos Santos
soniamen@ig.com.br
FEBF/UERJ
Patricia Maneschy Duarte da Costa
Patriciaduarte2009@gmail.com
AEDB, SIMPED 2012
As diversas concepções sobre a universidade e a sua relação com o meio social vem conferindo distintas definições e tipologias de extensão universitária, que expressam diferentes valores sobre as relações entre universidade e as instituições sociais. Este trabalho trata da extensão universitária e sua visão como um processo que implica uma comunicação com a sociedade, uma dimensão comunicacional que revela suas experiências históricas e políticas e, pautada no conhecimento científico, tecnológico, cultural e humanístico acumulado na universidade, expressa a capacidade de formação educativa da universidade. No campo da cultura, a extensão universitária ultrapassa a função de exclusivamente atender a demanda pela universidade geradora de novos conhecimentos por uma função propositiva, que plena da consciência de sua função social atua na promoção do desenvolvimento cultural da sociedade. Preservar e desenvolver a cultura são visto como necessidade intrínseca da universidade, que se integram as diferentes forças na sociedade para a conservação do legado cultural.
Palavras-Chave: Extensão universitária. Função. Prática extensionista. Cultura.
Link de Acesso ao documento completo: 31817272
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Rafael Roesler
rafael.roesler@yahoo.com
AEDB, SIMPED 2012
O presente artigo propõe discutir como a Internet, a partir do surgimento da Web 2.0 e de suas ferramentas, pode contribuir para as interações sociais e para a construção do conhecimento. Fruto de uma pesquisa bibliográfica, este texto aborda os conceitos de Web 2.0, de ciberespaço e cibercultura e de rede social (social network), identificando suas principais características e seus papéis nas interações sociais do Século XXI. Ao procurar suas relações com o saber, é possível apontar a importância que esses elementos têm na disseminação e na construção de novos conhecimentos, a partir da grande quantidade de informações que circulam nas redes sociais. Conclui-se que, através do uso das ferramentas da Web 2.0 e da exploração dos benefícios apresentados pelas redes sociais, novas possibilidades educacionais podem surgir.
Palavras-Chave: Web; Interações Sociais; Conhecimento.
Link de Acesso ao documento completo: 45817495
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Aline Leal Fonseca
Fernanda de Oliveira Silva
Rafael Fernando Pimenta Pereira
FER
AEDB, SEAC, 2012
Este artigo analisa a viabilidade econômica da implementação de climatizadores evaporativos e o conforto térmico proporcionado aos alunos nas salas de aula do bloco novo da faculdade de Engenharia de Resende. Serão avaliadas as vantagens, desvantagens e o consumo de energia de três aparelhos diferentes: ventiladores atualmente instalados, ar-condicionados e climatizadores. Também serão, avaliados o custo mensal de energia elétrica, os custos de manutenção de cada aparelho e o tempo de retorno do investimento proposto (Pay-back). O climatizador mostra outros benefícios, dentre eles, bem estar dos alunos, pois aumenta a umidade relativa do ambiente, diminuindo a probabilidade do surgimento de doenças respiratórias.
Palavras Chave: Climatizador evaporativo. Viabilidade. Conforto térmico. Consumo de energia.
Link de Acesso ao documento completo: 2694
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Leandro Jair Milan
Tiago Rodrigues Novaes
FER
AEDB, SEAC, 2012
O celular hoje é utilizado basicamente para a comunicação interpessoal, porém esse pequeno instrumento do cotidiano pode ser utilizado não apenas para esse fim.
O projeto a seguir vai explorar uma parcela dos muitos outros benefícios que o aparelho celular pode proporcionar. Explorando a transmissão entre celulares, constata-se que é possível através de um decodificador transformar a freqüência do tom DTMF (padrão para o sistema digital de telefonia, perceptível em forma de som ao se teclar números em qualquer aparelho telefônico digital) – em sinais digitais BCD que podem ser interpretados dentro de uma lógica de programação e com isso acionar dispositivos eletro-eletrônicos a longas distâncias para diversas aplicações, qualquer aparelho pode ser utilizado para controle de dispositivos eletro-eletrônicos desde que se utilize o módulo CDC i.e. controle a distância via celular.
Palavras-chave: Comunicação, celular e digital, Código DTMF.
Link de Acesso ao documento completo: 1160
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Alex Diniz Ferreira
Bruno Divino de Almeida
FER
AEDB, SEAC, 2012
Este trabalho examina a utilização dos métodos da produção enxuta assim como suas técnicas de gerenciamento, sem focar nos setores de aplicação. A filosofia da produção enxuta, também conhecida como lean manufacturing, teve inicio na década de 50 no Japão onde o seu principal objetivo é colocar o a forma do trabalho na melhor seqüencia possível, com objetivo de agregar valor de forma eficaz aos produtos exigidos pelos clientes, esta forma de gerenciamento tem por definição transformar o desperdício em alguma forma de valor. Neste sentido, o principal objetivo deste artigo é, a partir de um método de estudo teórico da filosofia, dos princípios e das ferramentas da produção enxuta, mostrar um estudo de todas as ferramentas utilizadas para aplicação de um melhor gerenciamento possível.
Palavras-chaves: Produção enxuta, Ferramentas Utilizadas, Lean manufacturing.
Link de Acesso ao documento completo: 2854
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Dante Trentin
Vinícius Soares Brolese
Mariana Oliveira Alves da Fonte
mariana.fonte@engenharia.ufjf.br
FER
AEDB, SEAC, 2012
Com a mudança dos pólos produtores para outras regiões e com o aumento das distâncias entre os consumidores, que também estão espalhados por todo o país e não somente em algumas regiões, temos como conseqüência os riscos de ruptura no atendimento por falta de produtos. Nesse contexto os Centros de Distribuição são o grande fator de diferenciação competitiva, tendo como principal finalidade agregar valor por meio da disponibilidade imediata de produtos, com flexibilidade para atender as demandas de forma personalizada e com a velocidade exigida pelo consumidor. O objetivo deste artigo é a identificação de problemas relacionados com gargalos internos, problemas em Layout, ausência quase total de sistemas de controle de estoques e falta de comunicação com as partes internas da empresa, e a resolução destes problemas, nos farão com que não tenhamos baixos resultados e volumes incertos, como acontece e que prejudica as vendas e demonstra a total falta de controle sobre os estoques, na empresa do estudo, e faz com que analisemos novas formas de se criar e/ou melhorar práticas da área da logística, dentro deste centro de distribuição.
Palavras-chave: Otimização, Centros de Distribuição, Estoques, Logística.
Link de Acesso ao documento completo: 3328
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Luis Eduardo Machado
Renata Sampaio Gomes
Vanessa F. Balieiro
FER
AEDB, SEAC, 2012
Todos sabem que não é possível haver regressão nas tecnologias atuais, porém mais que isso, é preciso produzir de forma sustentável. Neste contexto, muitas tecnologias para o setor de veículos comerciais estão sendo desenvolvidas, como é o caso do biodiesel, etanol, gás natual veicular, híbrido elétrico. Este artigo, visa mostrar que a introdução dos veículos comerciais com sistema híbrido hidráulico por parte das empresas no cenário atual, seria uma grande aposta para o futuro, pois aborda esta tecnologia como uma forma alternativa e possível solução para economia de combustível e redução das emissões.
Palavra-chave: Desenvolvimento Sustentável. Poluição do Ar. Combustíveis Alternativos. Sistema Híbrido Hidráulico.
Link de Acesso ao documento completo: 6105
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Caio Perez Lopez Coelho
Felipe Eduardo da Silva Rodrigues
Igor Nascimento Amador
FER
AEDB, SEAC, 2012
Este artigo científico investiga a possibilidade de padronização de torques e comunicação de juntas aparafusadas, utilizados para fixação da caixa de transmissão no motor de veículos comerciais. Os estudos serão baseados em cálculos, normas internacionais e testes de validação com aplicação diretamente ligada a indústria automotiva. O problema em questão se trata de uma situação real, onde a diversidade de torques e elementos de fixação na manufatura é muito grande, causando complexidade na programação das máquinas e também nos processos logísticos dentro da montadora.
Palavras-chave: Torque de aperto. Força de aperto. Elementos de fixação. Juntas.
Link de Acesso ao documento completo:8138
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Gladson Cardoso Dias
Leandro Edmar Campos Bueno
Roberto Louzada Tureta
Arlei Fonseca Barcelos
arlei@csn.com.br
FER
AEDB, SEAC, 2012
O presente artigo relata a otimização do controle PID digital de velocidade de uma cadeira de rodas motorizada através de um sistema de telemetria utilizando protocolo Zigbee, padrão IEEE 802.15.4, assim como a implementação de acessórios para torná-la mais cômoda e prática ao usuário.
Palavras-Chave - Controle PID digital de velocidade. Cadeira de rodas motorizada. Telemetria. Zigbee.
Link de Acesso ao documento completo: 12318
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Alexandre Santos de Souza
Júlio Cesar Roque
Rutson Alves de Aquino
FER
AEDB, SEAC, 2012
O presente artigo tem como objetivo analisar os componentes internos de um veículo que impactam no esforço de fechamento de portas automotivas, bem como o impacto em vendas que esse tema possui. No estudo, tem-se como referenciais teóricos artigos e livros baseados no processo de fabricação de veículos automotivos, fenômenos de transportes, gestão e ferramentas da qualidade. Caracteriza-se a pesquisa com abordagem qualitativa e de procedimento técnico bibliográfico documental. Conclui-se o estudo com a verificação dos impactos de cada componente no esforço de fechamento de portas, bem como a definição de quais são os itens e características mais importantes para a equipe de desenvolvimento do produto deve observar na fase de projeto de um veículo para garantir o bom funcionamento e satisfação dos clientes finais.
Palavras-chave: Portas Automotivas; Esforço de Fechamento; Desenvolvimento de Portas.
Link de Acesso ao documento completo: 14329
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Enoque Pereira Mariano
Sirlene P. M Dias Claudio
FER
AEDB, SEAC, 2012
É notável o crescimento produtivo e econômico do setor automotivo na região médio Paraíba. Com um arranjo de produção bastante estruturado, a região das Agulhas Negras abriga algumas das principais indústrias automobilísticas – acompanhadas de seus fornecedores e parceiros:Volkswagen Truck & Bus, atual MAN Latin América, líder no mercado de seu seguimento. Também é nítido o crescimento das representantes francesas na região, PSA – PEUGEOT CITROËN automóvel, bem como a renomada MICHELIN pneus.Contudo, tão certamente, não são apenas os resultados econômicos que estas empresas contribuem para a região, há o impacto ambiental e social – segurança dos colaboradores especificamente.Nesta pesquisa científica, o foco é estritamente a identificação dos principais riscos a saúde e segurança laboral trazida à região pelos complexos industriais automotivos instalados, fazendo uma breve introdução sobre o seguimento e também uma revisão comentada sobre a literatura (legislação), especificamente NR´s que se correlacionam com os principais riscos aqui citados.
Palavras chave: Setor automotivo, Produção automobilística, Saúde e Segurança do Trabalho.
Link de Acesso ao documento completo: 16672
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Gisele Tassinari Ribeiro
Victor Carvalho Corrêa
Bruno Guimarães dos Santos
Arlei Fonseca Barcelos
arlei@csn.com.br
FER
AEDB, SEAC, 2012
A máquina de solda da linha de zincagem contínua 2 (LZC#2) na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) não possui sistema de supervisão das variáveis do equipamento, com isto informações importantes sobre a máquina não são monitoradas, dificultando sua operação e diagnósticos de falhas. O objetivo deste artigo é ilustrar as possibilidades para a implementação de um Supervisório à máquina de solda, melhorias no PLC da Rockwell e apresentar as possíveis vantagens da aplicação deste projeto.
Palavras-chave: Máquina de Solda, SCL 500, Supervisório
Link de Acesso ao documento completo: 16765
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Olívio Belmonte Reis
Tiago Augusto Lima do Nascimento
Wiliam Souza Prado Paiva
FER
AEDB, SEAC, 2012
Este artigo discorre sobre a metodologia de análise de Gases Dissolvido(AGD)
em transformadores de potência. Considerada a principal técnica utilizada para monitorar falhas de equipamentos isolados a óleo, sendo o método de diagnóstico mais aceito pelas empresas de energia elétrica. Desde a sua criação ocorreram melhorias nos equipamentos de análises, nas técnicas de extração, na interpretação de resultados e até mesmo nos materiais envolvidos na fabricação dos equipamentos. Diante do exposto apresentamos a metodologia proposta por três critérios tradicionais de diagnóstico, bem como resultados futuros através de amostras colidas em campo.
Palavras chave: Transformador de Potência, Óleo Mineral Isolante, Análise de Gases Dissolvidos, Diagnóstico.
Link de Acesso ao documento completo: 16968
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Anderson Pereira de Oliveira
Rodnei de Paula Oliveira
Julio Cesar Carneiro Junior
FER
AEDB, SEAC, 2012
Nos cursos em que a ênfase recai no estudo dos princípios de medição de grandezas físicas e características de equipamentos para sistemas de medição, as técnicas de medição, os padrões de medidas, etc. São, em geral, tratadas de maneira apenas superficial e sob uma ótica tradicional, sem a linguagem do VIM (Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia) e sem as diretrizes do Guia (INMETRO, 1998).Considerando esta situação, o objetivo deste artigo é o de estabelecer uma comunicação que possa servir de base para elaboração de cursos, de graduação envolvendo de maneira integrada o tema metrologia. Empregando uma lógica tradicional, as unidades – disciplinas, etc. Passam a ser definidas por resultados do aprendizado, que traduzem as competências que o estudante precisa demonstrar ter adquirido para ser aprovado. Os tradicionais conteúdos aparecem como decorrência das estratégias de ensino/aprendizagem.
Palavras-chave: Metrologia. Nomenclacutara.
Link de Acesso ao documento completo: 19124
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Wallace Pereira Neves dos Reis
Thiago Vinciprova Chiesse de Andrade
Roberta Elena Ferreira Monteiro
FER
AEDB, SEAC, 2012
Os sistemas reais são, de maneira geral, instáveis. Daí vem a importância do estudo das técnicas de controle aplicadas a estes. A planta do pêndulo invertido é um problema clássico estudado em disciplinas como Controle de Servo-mecanismos. A proposta deste artigo é apresentar as etapas e os conceitos básicos do projeto, onde o controle proposto será embarcado em uma plataforma de hardware programável, uma solução alternativa aos CLPs e microcontroladores, para a implementação de controladores digitais quem vem ganhando espaço em aplicações industriais e possuem grande versatilidade e baixo consumo de energia.
Este sistema possibilita o estudo de outros mecanismos complexos como o posicionamento de foguetes no momento do lançamento, os controles passivo e ativo das oscilações de arranha- céus, além da aplicação em veículos para locomoção humana.
Palavras-chave: Pêndulo Invertido. Controle de sistemas. Sistemas não-lineares. Hardware programável.
Link de Acesso ao documento completo: 29107
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Joelmir Simonal Silva
Pedro Henrique Leite de Souza
FER
AEDB, SEAC, 2012
Este estudo descritivo, de cunho observacional, apresenta o andamento do trabalho de conclusão de curso “desenvolvimento do projeto de eficiência energética do hospital Santa Casa” que por meio de visitas observacionais periódicas, pesquisas documentais, imagens fotografadas, relatórios descritivos e equipamentos específicos de medição, abrange todo o processo que irá reformular e reestruturar as instalações elétricas do hospital Santa Casa de Misericórdia de Resende – RJ.
Até o presente artigo foram realizadas algumas visitas, pesquisas documentais, ilustrações, relatórios descritivos e todo o processo de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso previsto para o primeiro semestre, visto que o resultado final será mostrado em novembro de 2012.
Link de Acesso ao documento completo: 108123
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Anderson Guedes Francisco
Gisele Rinaldi Ribeiro Rocha
Henrique Franco Nogueira
Mariana Oliveira Alves da Fonte
mariana.fonte@engenharia.ufjf.br
FER
AEDB, SEAC, 2012
A implementação de mudanças em um produto dentro da empresa demanda um intervalo excessivo de tempo nas etapas de análise técnica, desenvolvimento da ideia e disponibilização dos meios para a produção. Para se obter vantagem competitiva, não é preciso apenas oferecer produto de boa qualidade ao mercado, mas também se deve considerar a relação custo-benefício. Modificações com a finalidade de reduzir custos devem ser aliadas a baixo tempo de implementação na empresa, visto que são ações geradoras de lucros e fonte de competitividade. O objetivo do presente trabalho é utilizar conceitos estatísticos e ferramentas da qualidade, como o Diagrama de Pareto, na gestão do fluxo de modificações do produto, a fim de controlá-las, apresentando indicadores de desempenho identificando os possíveis gargalos nos processos de análise e triagem das ideias, propondo integração entre as diversas áreas da companhia e, assim, agilizando o tempo de desenvolvimento do produto.
Palavras chave: controle estatístico, redução de custos, modificação do produto.
Link de Acesso ao documento completo: 120102
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Erick Rodrigues Silva Victoriano
Danielle de Oliveira Santos
Regimar Maciel
FER
AEDB, SEAC, 2012
Este artigo tem como objetivo a compreensão do processo de aquisição, reconhecimento e tratamento de imagens (visão computacional). A grande procura deste reconhecimento surgiu devido à necessidade da substituição da visão humana, pois esta não possui uma precisão no resultado de forma tão eficaz quanto uma máquina virtual. Essa máquina possui uma capacidade de tomar decisões em tempos bem inferiores ao ser humano, uma vez que programada corretamente. A visão de máquina consiste na captura de imagens através de câmeras, o reconhecimento e o tratamento das imagens são realizados através de softwares específicos. Este desenvolvimento proporciona uma redução significativa nos gastos da empresa e uma melhora significativa na qualidade do produto.
Palavras-Chave: Visão de máquina, Software, Processamento de imagens.
Link de Acesso ao documento completo:214130
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Diego Maretti dos Santos
Rafael Martins de Lima
Romulo Lourenço Vidal
FER
AEDB,SEAC,2012
Plantas didáticas para desenvolvimento prático em centros de ensino são de grande importância para o desenvolvimento técnico do aluno, onde são criadas situações quem ocorrem em ambiente fabril para preparar o aluno para o mercado de trabalho.
Através desta planta será possível manipular por supervisório desenvolvido em
LabVIEW, diferentes variáveis de processo, tais como, vazão, pressão, temperatura e nível de forma isolada ao processo possibilitando a seleção do tipo de controle desejado. A planta também será capaz de produzir água gelada através de pastilhas termoelétricas que funcionam através do “Efeito Peltier”, fornecendo recursos necessários de práticas laboratoriais para o curso de Engenharia Elétrica/ Eletrônica e Automação Industrial da Faculdade de Engenharia de Resende.
Palavras chave: Planta didática, variáveis de processo, controle, LabVIEW, efeito peltier.
Link de Acesso ao documento completo: 217179
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Nilza Magalhães Macario
Nilza_macario@hotmail.com
Lucí Hildenbrand
Lucí. hildenbrand@ gmail.com.br
Angela M. da Silva Campos
angela@aedb.br
In: II Congresso ibero-americano de política e administração da educação, 2012, Zaragoza. GESTÃO PEDAGÓGICA E POLÍTICA EDUCACIONAL: desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores, 2012.
O estudo identificou competências e habilidades não adquiridas por egressos dos Cursos de Pedagogia e Letras, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, a partir da percepção de professores formadores. Trabalhos institucionais anteriores, revisão de literatura referente à competências e habilidades, formação de professores e avaliação de egressos subsidiaram a presente avaliação, sinalizando especialmente para que estas formações atentem às competências profissionais emergentes. A relevância do estudo está no fato de abrir opções de ação dos professores formadores junto a formandos e egressos dos dois Cursos, tendo em vista alcançar maior sintonia entre a formação destes (futuros) profissionais e as competências e habilidades emergentes.
Link de Acesso ao documento completo: 456