COMUNICADO:
Projeto Pedagógico
Como prática social, a língua deve ser tratada de forma dinâmica por meio da leitura, da oralidade e da escrita que são as práticas que efetivam o discurso. Assim, a matriz curricular do curso de Letras abrange um conjunto de atividades intencionalmente organizadas com a finalidade de levar o estudante a dominar os conteúdos específicos de sua formação como docente, seja no manejo da língua nacional e estrangeira, seja na percepção e assimilação da cultura universal pelas suas literaturas.
O licenciado em Letras é profissional capaz de, com base teórica aliada à competência técnica, atuar como professor, pesquisador, crítico literário, tradutor, intérprete, revisor de textos, roteirista, secretário, assessor cultural, em sua respectiva habilitação.
O curso prepara professores de Português, Inglês e Espanhol para atuar em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; e também em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, esse profissional atua em espaços de educação não-formal, como escolas de idiomas, feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
Laboratórios de Línguas – Inglês e Espanhol Laboratórios de informática Para realização dos trabalhos acadêmicos, os alunos do curso de Letras contam com oito laboratórios de informática equipados com 180 computadores.
NOME
|
REG. TRAB.
|
TÍTULAÇÃO
|
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
|
AREA DA TlTULAÇÃO
|
Chrysley Márcia Paiva Silva Pimenta | Tempo Parcial | Especialista | LICENCIADA EM LETRAS | ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR |
Érica Fernandes Costa Duarte | Tempo Integral | Mestre | LICENCIADA EM LETRAS | MESTRE EM LETRAS |
Everton Araujo dos Santos | Horista | Doutor | BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES, DIREITO | DOUTOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
Judite Maria Adamski Grassi | Horista | Especialista | LICENCIADA EM LETRAS | ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS DE ENSINO: PORTUGUÊS E LITERATURA NO 1º GRAU |
Marcos Antonio Fidelis Soares | Tempo Parcial | Especialista | LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO NEUROPSICOPEDAGOGIA |
Rosa Mª Maia Gouveia Esteves | Horista | Doutora | LETRAS | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos | Tempo Parcial | Mestre | LETRAS | MESTRE EM LETRAS |
Simone Lopes Mendes | Tempo Parcial | Mestre | LICENCIADA EM LETRAS | MESTRA EM LINGUISTICA APLICADA |
William Rosa Monteiro | Horista | Mestre | LICENCIADO EM PORTUGUÊS | MESTRE EM TEORIA LITERÁRIA |
Escolha entre as habilitações:
Português/Português – Português/Inglês – Português Espanhol
(2017) 1º Ano | DISCIPLINA | Carga Horária |
Tecnologia Aplicada à Educação | 80 | |
Língua Inglesa I: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Linguística I | 60 | |
Filosofia da Educação | 80 | |
Fundamentos da Psicologia na Educação | 80 | |
Pesquisa e Prática em Educação | 80 | |
Leitura e Texto I | 60 | |
Oficinas de oralidade em Língua Inglesa I | 60 | |
Teoria Literária I | 60 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2018) 2º Ano | Didática Geral na Educação | 80 |
Políticas públicas e organização da Educação Básica | 80 | |
Sociologia da Educação | 80 | |
Língua Inglesa II: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Língua Inglesa II: Oficinas de oralidade e leitura | 60 | |
Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Lingüística II | 60 | |
Leitura e texto II | 30 | |
Literaturas de Língua Portuguesa I | 90 | |
Teoria Literária II | 60 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2019)3º Ano | Linguística III | 30 |
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas | 30 | |
Fundamentos de Língua e Literatura Latina | 60 | |
Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Oficinas de Leitura e Argumentação | 30 | |
Literaturas de Língua Portuguesa II | 90 | |
Teoria Literária III | 60 | |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 30 | |
Metodologia de Ensino de Literatura no Ensino Fundamental e Médio | 60 | |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I | 200 | |
Prática de Ensino I | 200 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2020) 4º Ano | Literatura Comparada | 60 |
Literaturas de Língua Portuguesa III | 90 | |
Literatura e Estudos Culturais | 30 | |
Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Prática de Revisão de Textos | 60 | |
Leitura, Produção Textual e Ensino | 30 | |
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 40 | |
Literatura Infantojuvenil | 30 | |
Seminários Interdisciplinares | 30 | |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II | 200 | |
Prática de Ensino III | 200 | |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 | |
Atividades Complementares | 50 |
(2017) 1º Ano | DISCIPLINA | Carga Horária |
Tecnologia Aplicada à Educação | 80 | |
Língua Inglesa I: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Linguística I | 60 | |
Filosofia da Educação | 80 | |
Fundamentos da Psicologia na Educação | 80 | |
Pesquisa e Prática em Educação | 80 | |
Leitura e Texto I | 60 | |
Oficinas de oralidade em Língua Inglesa I | 60 | |
Teoria Literária I | 60 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2018) 2º Ano | Didática Geral na Educação | 80 |
Políticas públicas e organização da Educação Básica | 80 | |
Sociologia da Educação | 80 | |
Língua Inglesa II: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Língua Inglesa II: Oficinas de oralidade e leitura | 60 | |
Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Lingüística II | 60 | |
Leitura e texto II | 30 | |
Literaturas de Língua Portuguesa I | 90 | |
Teoria Literária II | 60 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2019)3º Ano | Linguística III | 30 |
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas | 30 | |
Fundamentos de Língua e Literatura Latina | 60 | |
Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Oficinas de Leitura e Argumentação | 30 | |
Literaturas de Língua Portuguesa II | 90 | |
Literaturas de Língua Inglesa I | 90 | |
Língua Inglesa III: Tópicos Léxicos-gramaticais | 60 | |
Seminários Culturais | 30 | |
Teoria Literária III | 60 | |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 30 | |
Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira | 30 | |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I | 200 | |
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I | 150 | |
Prática de Ensino I | 200 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2020) 4º Ano | Literatura Comparada | 60 |
Literaturas de Língua Portuguesa III | 90 | |
Literatura e Estudos Culturais | 30 | |
Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Língua Inglesa IV: Tópicos Léxicos-gramaticais | 60 | |
Literaturas de Língua Inglesa II | 90 | |
Seminários Culturais | 30 | |
Prática de Revisão de Textos | 60 | |
Leitura, Produção Textual e Ensino | 30 | |
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 40 | |
Literatura Infantojuvenil | 30 | |
Seminários Interdisciplinares | 30 | |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II | 200 | |
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II | 150 | |
Prática de Ensino II | 200 | |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 | |
Atividades Complementares | 50 |
(2017) 1º Ano | DISCIPLINA | Carga Horária |
Tecnologia Aplicada à Educação | 80 | |
Língua Espanhola I: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Língua Portuguesa I: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Linguística I | 60 | |
Filosofia da Educação | 80 | |
Fundamentos da Psicologia na Educação | 80 | |
Pesquisa e Prática em Educação | 80 | |
Leitura e Texto I | 60 | |
Oficinas de oralidade em Língua Espanhola I | 60 | |
Teoria Literária I | 60 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2018) 2º Ano | Didática Geral na Educação | 80 |
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica | 80 | |
Sociologia da Educação | 80 | |
Língua Espanhola II: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Oficinas de oralidade em Língua Espanhola II | 60 | |
Língua Portuguesa II: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Lingüística II | 60 | |
Leitura e texto II | 30 | |
Literaturas de Língua Portuguesa I | 90 | |
Teoria Literária II | 60 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2019)3º Ano | Linguística III | 30 |
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas | 30 | |
Fundamentos de Língua e Literatura Latina | 60 | |
Língua Portuguesa III: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Oficinas de Leitura e Argumentação | 30 | |
Literaturas de Língua Portuguesa II | 90 | |
Literaturas de Língua Espanhola I | 90 | |
Língua Espanhola III: Tópicos Léxicos-gramaticais | 60 | |
Seminários Culturais | 30 | |
Teoria Literária III | 60 | |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 30 | |
Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira | 30 | |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I | 200 | |
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola I | 150 | |
Prática de Ensino I | 200 | |
Atividades Complementares | 50 | |
(2020) 4º Ano | Literatura Comparada | 60 |
Literaturas de Língua Portuguesa III | 90 | |
Literatura e Estudos Culturais | 30 | |
Língua Portuguesa IV: Tópicos Léxico-gramaticais | 60 | |
Língua Espanhola IV: Tópicos Léxicos-gramaticais | 60 | |
Literaturas de Língua Espanhola II | 90 | |
Seminários Culturais | 30 | |
Prática de Revisão de Textos | 60 | |
Leitura, Produção Textual e Ensino | 30 | |
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 40 | |
Literatura Infantojuvenil | 30 | |
Seminários Interdisciplinares | 30 | |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II | 200 | |
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola II | 150 | |
Prática de Ensino II | 200 | |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 | |
Atividades Complementares | 50 |
Profa. Érica Duarte coord.let@aedb.brCoordenação de Letras (24) 3383-9057 |
Horário de Atendimento
SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
20h40 às 22h40 (Semana Par) |
19h40 às 20h50 (Semana Par) |
- | 20h às 21h30 | - |
Se nenhum destes horários lhe atende, envie um email para que possamos marcar em outro dia e horário.