MEC autoriza curso de Engenharia Mecânica da AEDB

Novo curso passa a integrar o grupo de cinco graduações em engenharia oferecidas pela FER-AEDB.

A Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, sempre atenta às necessidades do mercado de trabalho da região, oferece, a partir deste ano, o curso de Engenharia Mecânica, para formar profissionais para o polo automotivo e siderúrgico do Sul Fluminense. A implantação do novo curso foi autorizada pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 693, do dia 17/12/13.

O novo curso atende à crescente demanda de engenheiros mecânicos pelas indústrias da região e, ao mesmo tempo, oferece aos vestibulandos nova opção de formação profissional com grande empregabilidade.

Segundo a AEA (Associação de Engenheiros Automotivos), apenas 18% dos engenheiros especializam-se em mecânica, no Brasil, o que indica uma carência de profissionais dessa área no mercado de trabalho.

Além das indústrias automotivas e siderúrgicas, o engenheiro mecânico é requisitado também para trabalhar em indústrias de petróleo e gás, de geração de energia, e no setor de manufatura de peças, e de desenvolvimento de máquinas e motores.

Segundo dados da ANFAVEA (associação das montadoras), divulgados pelo jornal Folha de São Paulo, a produção de veículos no Brasil deverá pular dos atuais 3,34 milhões para 5,8 milhões em 2017, o que torna necessário acelerar o processo de multiplicação de novos profissionais na área.Um novo projeto de automóvel demanda entre 300 e 400 engenheiros, enquanto uma montadora grande como a Ford (cerca de 300 mil carros vendidos por ano no Brasil) emprega aproximadamente 1.500 projetistas no país.

Esses dados só vêm confirmar que a AEDB estava no caminho certo quando resolveu criar, pioneiramente, em 2004, o curso de Engenharia de Produção Automotiva. E, a partir de então, passou a investir na criação de novos cursos para formação de engenheiros. Além dos já citados Engenharia Mecânica e de Produção Automotiva, a AEDB oferece mais três opções para os estudantes: Engenharia de Produção Metalúrgica, Elétrica-Eletrônica e Engenharia Civil.