AEDB toma posse no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Resende

11/11/2016 - Institucional, Resende

noticia-virginia

Na última terça-feira, dia 8 de novembro, foi realizada a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Resende – COMPEDE, eleitos para o biênio 2017-2018. A cerimônia foi realizada na Casa dos Conselhos, localizada no Centro da cidade, com a presença do Secretário Municipal de Relações Comunitárias e Cidadania, Ubiratan de Oliveira; do titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Emerson Cunha do Nascimento; do secretário executivo do Conselho, George Mendonça, além dos representantes das entidades que vão compor o Conselho pelos próximos dois anos.

Depois de empossados os novos conselheiros, aconteceu a eleição da diretoria do Conselho, que ficou assim constituída: Presidente: Virgínia Calaes (representante da Associação Educacional Dom Bosco); Vice-presidente: José Gomes (Associação de Pais e Amigos dos Deficiontes Visuais de Resende); 1ª Secretária: Waldenira Fernandes (Associação Pestalozzi de Resende); 2ª Secretária: Maria das Graças de Oliveira (Associação de Pais e Amigos dos Dificientes Auditivos de Resende – APADAR).


Atribuições do Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPEDE tem a finalidade de assegurar a participação da comunidade na elaboração, fiscalização e implementação das resoluções estabelecidas pela Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada a cada dois anos.

Cabe ao COMPEDE propor políticas públicas que promovam a cidadania e a igualdade nas relações sociais de pessoas com deficiência, assessorando os órgãos do poder público e instituições privadas que prestam assistência às pessoas com deficiência em Resende, acompanhando a elaboração de programas e projetos desenvolvidos por essas entidades.

É atribuição desse Conselho, também, assegurar o cumprimento dos direitos e das garantias constitucionais e legais pertinentes às pessoas com deficiência, especialmente quanto à inserção no mecado de trabalho e inclusão educacional.

 

Composição do COMPEDE (biênio 2017-2018)

NÃO GOVERNAMENTAIS

– Associação Educacional Dom Bosco

– Associação Pestalozzi de Resende

– Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Resende

– Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Resende

– Associação dos Autistas de Resende

 

GOVERNAMENTAIS

– Secretaria Municipal de Assistência Social e de Direitos Humanos

– Secretaria Municpal de Educação

– Secretaria Municipal de Obras

– Secretaria Municipal de Saúde

– Procuradoria Jurídica e Advocacia Geral do Município

 

Resende, 11/11/2016
AEDB – Ass.Comunicação