Revistas Customizadas, Jornalismo e INFOtenimento: As revistas Azul Magazine e Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Vanessa Alves Duarte, Adriana Cristina Omena dos Santos

Resumo


O artigo discorre sobre a divulgação de conteúdos customizados como estratégia da comunicação organizacional. Foi utilizada a análise de conteúdo no intuito de descobrir se as publicações Azul Magazine e Gol Linhas Aéreas Inteligentes podem ser consideradas revistas customizadas e se apresentam em seu conteúdo aspectos do INFOtenimento para fortalecerem as marcas. Após realizadas as análises, foi possível concluir que as publicações da Azul e Gol podem ser consideradas revistas customizadas, na medida em que informam o seu público-alvo levando em consideração o entretenimento. 


Texto completo:

[ PDF ]

Referências


AZUL MAGAZINE. São Paulo: Editora Arranjo de Letras Eireli, n. 3, jul. 2013. Mensal.

AZUL Magazine. Disponível em < http://www.azulmagazine.com.br/v1/>. Acesso em 25 set. 2013.

BARBOSA, Ana Carolina. Revistas customizadas: jornalismo e imagem de marca. 2011. 123 f. Monografia (Graduação em Jornalismo Institucional) - Programa de Comunicação Jornalística, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em . Acesso em 17 jun. 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009

______. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1988.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.

DEJAVITE, Fabia Angélica. INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.

FISCHER, Andréa. Revista customizada: o jornalismo a serviço das fontes. Florianópolis: Combook, 2013.

GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES. São Paulo: Trip Editora, n. 136, jul. 2013. Mensal.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação Organizacional: Linguagem, gestão e perspectivas. Volume 2. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARQUES, José Carlos. Veículos de papel – as revistas customizadas como nova possibilidade de comunicação empresarial no mercado automobilístico brasileiro. In: CONNGRESO SOPCOM, 5., 2007, Braga. Universidade do Minho, Portugal, 2007.

MICHEL, Margareth de Oliveira. Revistas customizadas: entretenimento e plasticidade na comunicação organizacional. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 17., 2011, Londrina. Universidade Católica de Pelotas, 2011. Disponível em . Acesso em 16 jun. 2013.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacaionl e Política. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

TRIP Editora. Disponível em < http://www.tripeditora.com.br>. Acesso em 20 jan. 2014.

VILAS BOAS, Sergio. O estilo magazine: o texto em revista. São Paulo: Summus, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Vanessa Alves Duarte, Adriana Cristina Omena dos Santos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2448-2676  | Copyright © 2016 AEDB

Revista QUANTA - Comunicação e Cultura: publicação semestral da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), de Resende/RJ.

Av. Cel Prof. Antonio Esteves, nº 01 | Campo de Aviação - CEP: 27.523-000 | Resende/RJ, Brasil
tel/fax: 55 24 3383-9000 | e-mail: revistaquanta@aedb.br

 

 

Exceto onde especificado diferentemente, o conteúdo publicado neste periódico é
distribuído sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.