Administração Estratégica

Artigo:
A Aplicação da Administração Estratégica no Segmento de Micro e Pequenas Empresas: o Caso da Reestruturação do Shopping Xpto
Autor(es):
Ualison Rébula de Oliveira, Marcia Baptista de Oliveira Pitanga, Luiz Paulo Magoga Müller e José Domingues Alves Filho

Artigo:
A Elaboração do Mapa Estratégico como Forma de Medir o Desempenho Organizacional: Um Estudo de Caso no SEBRAE Caruaru – PE
Autor(es):
Danilo Aleixo, Lucyanno Moreira C. de Holanda, Elisabeth de Oliveira Andrade

Artigo:
A Formulação das Estratégias Empresarias de uma Instituição de Ensino Superior através da Elaboração do Planejamento Estratégico
Autor(es):
Mauricelia Vidal, Marjony Camelo, Gesinaldo Cândido e Marilene Bizerra da Costa

Artigo:
A Importância dos Encontros de Serviço nos Relacionamentos e Estratégias para Recuperação das Falhas em Serviços Bancários
Autor(es):
Nicolau André de Miguel

Artigo:
A Matriz Boston Consulting Group (BCG) no Planejamento de Marketing em uma Universidade Privada
Autor(es):
Silvia Maria Morales Pereira, Antonio Carlos Giuliani, Maria Izalina Ferreira Alves, Dalila Alves Corrêa, Mário Sacomano Neto

Artigo:
A produção científica em estratégia e organizações na engenharia de produção
Autor(es):
Orlando Gomes da Silva, Guilherme de Albuquerque Cavalcanti, Rosivaldo de Lima Lucena, Rafael Ferreira da Silva

Artigo:
A Utilização das Estratégias de Diferenciação na Agricultura Orgânica: um Estudo de Caso
Autor(es):
Ricardo Montenegro, Mauricelia Vidal, Marjony Camelo e Marconi Rodrigues

Artigo:
Adaptando o Bsc para o Setor Público Utilizando os Conceitos de Efetividade, Eficácia e Eficiência
Autor(es):
Silvio Ghelman e Stella Regina Reis da Costa

Artigo:
Aderência às alavancas de controle estratégico porposto por Simons: um estudo em empresas hoteleiras
Autor(es):
Rogério João Lunkes, Fabricia Silva da Rosa, Hans Michael Van Bellen, Roque Brinckmann, Luiz Alberton

Artigo:
Administração Estratégica - Evolução Contínua
Autor(es):
Ernani da Cunha Ferreira

Artigo:
Administração, Marketing e Sinergia: Uma Análise das Interrelações que levam ao Foco no Cliente
Autor(es):
Sidarta da Silva Martins, Osvaldo Elias Farah, Mario Sacomano Neto, Antonio Carlos Giuliani, Dalila Alves Corrêa

Artigo:
Adoção do Balanced Scorecard em Organizações Públicas
Autor(es):
Silvio Ghelman e Stella Regina Reis da Costa

Artigo:
Alianças Estratégicas nos Serviços de Saúde: uma análise teórica das Organizações Hospitalares sob a ótica das Relações Interorganizacionais e da Governança
Autor(es):
Fatima Izabel Dornelles Farias, Peter Bent Hansen

Artigo:
Alinhando as estratégias e as competências essenciais com o BSc
Autor(es):
Luciano Maciel Ribeiro, Sergio Satt Junior

Artigo:
Análise da relação entre as variáveis do composto varejista e a satisfação do consumidor em supermercados
Autor(es):
Fernando Cunha, Francine Fiss

Artigo:
Análise de Três Modelos de Referência para o Projeto e Desenvolvimento de Serviços
Autor(es):
Vanessa Cristhina Gatto Chimendes e Carlos Henrique Pereira Mello

Artigo:
Análise do Sistema de Gestão da Qualidade em Organizações Militares: um Estudo de Caso
Autor(es):
édio Polacinski, Claudio Eduardo Ramos Camfield, Leoni Pentido Godoy, Alberto Souza Schmidt, Clarissa Gracioli

Artigo:
Análise dos Atributos de Qualidade de Serviços como Condição de Melhoria da Administração Estratégica em Instituições de Ensino Superior
Autor(es):
Marcelo Salmeron Figueredo, Gerson Tontini, Amélia Silveira

Artigo:
Análise Estratégica: um modelo de abordagem relacional para o alinhamento estratégico utilizando BSC
Autor(es):
César Augusto Greff da Silveira; Leandro Maurício Medeiros Vieira

Artigo:
Análise interna de um IES atráves dos 10-Ms do autodiagnóstico
Autor(es):
Cléber Júlio Ribeiro, Vladas Urbanavícius Júnior e Ronaldo Sales Abranches

Artigo:
Aperfeiçoamento do Planejamento Estratégico do Macroprocesso do Inmetro
Autor(es):
Alex de Almeida Carvalho, M.Sc. e João Alberto Neves Dos Santos, D.Sc.

Artigo:
As Barreiras de Entrada no Mercado Externo: Um Estudo Multi-Casos de Empresas Exportadoras de Móveis
Autor(es):
Carina Pasqualotto e Paulo Burlamaqui

Artigo:
As Dissimulações e Incoerências na Gestão da Qualidade
Autor(es):
André Ricardo de Alvarenga Barbosa e Mara Telles Salles

Artigo:
As Teorias do Caos e da Complexidade na Gestão Estratégica
Autor(es):
Wanderley Barbosa e Sérgio F. Crispim

Artigo:
Avaliando o Policymaking e Sua Construção no Complexo Público de Ensino Superior e de Pesquisa Brasileiro
Autor(es):
Elói Martins Senhoras, Kelly Pereira Takeuchi e Katiuchia Pereira Takeuchi

Artigo:
Balanced Scorecard como ferramenta de gestão aplicada a Instituições de Ensino Superior
Autor(es):
Fabiana Carvalho da Silva

Artigo:
Cenários Futuros e Veille Stratégique Na Administração Estratégica
Autor(es):
Gilnei Luiz de Moura, Renata Montez de Matos

Artigo:
Competências Organizacionais: um Estudo de Caso de Aplicação Estratégica em uma Pequena Empresa
Autor(es):
Igor Baptista de Oliveira Medeiros

Artigo:
Competitividade dos Sistemas Agroindustriais, Tecnologia e a Questão do Calcário
Autor(es):
Edson Pinto Ferreira Filho

Artigo:
Competitividade na Indústria de Telefonia Móvel: Uma Avaliação a Partir da Perspectiva de Forças Estratégicas
Autor(es):
Luciana Peixoto Santa Rita, Manuella de Oliveira Lima, Thiago Cavalcante Nascimento

Artigo:
Concorrência desleal, corrupção e adaptação estratégica
Autor(es):
Valdivo José Begali e Sérgio F. Crispim

Artigo:
Considerações sobre planejamento estratégico na gestão pública: parâmetros e mudanças.
Autor(es):
Miler Franco D anjour, Renata Laíse Reis de Souza, Mauro Lemuel Alexandre, Miguel Eduardo Moreno Añez

Artigo:
Consórcio Modular Volkswagen Caminhões ônibus, Decisão Estratégica de Sucesso
Autor(es):
Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Cristiano Cândido Silva e Rafael Paiva Lima

Artigo:
Critérios de avaliação da qualidade do serviço em manutenção – caso de uma indústria de papel e celulose.
Autor(es):
Daniel Ferreira Peloggia, Roberto R. Vsconcellos

Artigo:
Diagnóstico sobre a Avaliação de Desempenho em Empresas Hoteleiras: uma Contribuição Ao Estudo sobre a Elaboração de Balanced Scorecard
Autor(es):
Rogério João Lunkes e Fabricia Silva da Rosa

Artigo:
Distância Entre Teoria e Práticas na Gestão da Inovação: uma Análise em Pequenas e Médias Empresas no Estado do Ceará
Autor(es):
Henrique César Muzzio de Paiva Barroso e Francisca Karine L Torres

Artigo:
DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AO PLANO DE MARKETING INDUSTRIAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO NA PETROBRAS
Autor(es):
Marcos Jair Ribeiro, Nádia Kassouf Pizzinato, Antônio Carlos Giuliani, Eduardo Eugênio Spers, Osvaldo Elias Farah

Artigo:
Educação na Organização Militar: um Caso de Ead
Autor(es):
Arnaldo de Carvalho Filho e Diva Lopes da Silveira

Artigo:
Empresa orientada para estratégia: uma reflexão sobre a adoção do modelo balanced scorecard
Autor(es):
Claudia Maria Milito, Maria Aparecida da Silva, Luciana Peixoto Santa Rita, Paulo Emanuel de Alencar Imbuzeiro e Agripino Celso Guerreiro Barbosa Filho

Artigo:
Estratégia como Fonte de Mudança Organizacional: o Caso da Yes Rent a Car Franchising
Autor(es):
Jaqueline de Fátima Cardoso e Maurício Fernandes Pereira

Artigo:
Estratégia Competitiva e Posicionamento Estratégico: Um Estudo Exploratório no Setor de Confecções em Campina Grande - PB
Autor(es):
Lucyanno Moreira Cardoso de Holanda, Gesinaldo Ataíde Cândido

Artigo:
Estratégia de marcas em fusões e aquisições: o caso de uma operação no ramo de bebidas
Autor(es):
Gisele Bunn Monteiro, Diogo Barbosa Machado e Rodrigo Carlos Marques Pereira

Artigo:
Estratégia de produção: conceituação, critérios competitivos e categorias de decisão
Autor(es):
José Antonio Valle Antunes Júnior, Marcelo Klippel

Artigo:
Estratégia e Competitividade no Setor Aéreo: o Caso Varig no Mercado Brasileiro
Autor(es):
Carlos César Ribeiro Santos, César Carlos Dultra Bastos, César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior, Ederbal Miranda, Elisa Maria Sangiovanni, Sandro Coelho Moreira Pinto.

Artigo:
Estratégia Empresarial de Sucesso: Estudo de Caso de uma Indústria do Setor de Cocção
Autor(es):
Roberto Jorge Cruz de Aragão, Silvestre Prado de Souza Neto, Ana Alice Vilas Boas

Artigo:
Estratégias competitivas e de inovação na modernização recente da agroindústria sucro-alcooleira do Brasil
Autor(es):
Francisco José Peixoto Rosário, Nicholas Joseph Tavares da Cruz

Artigo:
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA O SETOR SUPERMERCADISTA: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es):
Greice de Bem Noro, Camila Coletto, Luciano Mattana

Artigo:
Estratégias de Marketing de Varejo Voltadas para os Consumidores Idosos
Autor(es):
Dalton Jorge Teixeira, Carlos Calic, Caio Cesar Giannini Oliveira

Artigo:
Estratégias de recuperação de falhas na prestação de serviços: reflexões para empresas aéreas
Autor(es):
Ciro Pereira Pedrosa e Itaquê Ferreira Cunha

Artigo:
Estratégias no planejamento de marketing para serviços culturais: um estudo em instituição de ensino musical
Autor(es):
Thel Augusto Monteiro, Nadia Kassouf Pizzinatto e Eduardo Eugênio Spers

Artigo:
Estudo das potencialidades do município de Barra Mansa - RJ, como pólo de treinamento de empresas prestadoras de serviços, voltado para o desenvolvimento local
Autor(es):
Luiz Carlos Rodrigues e Jose Vilmar de Oliveira

Artigo:
Fatores a serem considerados quando da aplicação da metodologia QFD
Autor(es):
José Marquete de Sousa

Artigo:
Fatores condicionantes à compra no mercado de ônibus urbano
Autor(es):
Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Gustavo de Souza Lima e Silvestre Prado de Souza Neto

Artigo:
Frameworks Coorporativos: Modelo de Competências e Reconfiguração Organizacional
Autor(es):
Antonio Geraldo Harb, Carlos Ricardo Rossetto e Iana Cavalcante de Oliveira

Artigo:
Gestão Estratégica de uma Indústria Farmacêutica de Sucesso
Autor(es):
Roberto Jorge Cruz de Aragão, Silvestre Prado de Souza Neto, Ana Alice Vilas Boas

Artigo:
Governança e Qualidade na Serasa: Uma Visão Exploratória em 2005
Autor(es):
Antônio Pereira, Flávio Gomes e Ana Lúcia Barbosa

Artigo:
Implantação do BSC: estudo de caso em Organização do Terceiro Setor
Autor(es):
César Augusto Tejera De Ré (PPGEP/UFSC) catdere@ea.ufrgs.br

Artigo:
Importância crescente das alianças estratégicas: o caso da joint venture LG.Philips Displays
Autor(es):
Cynthia Ito e Sérgio F. Crispim

Artigo:
Importância dos Atributos e Satisfação dos Clientes de Supermercados do Médio Vale do Itajaí/sc
Autor(es):
Alessandra Vasconcelos Gallon, Tarcísio Pedro da Silva, Nelson Hein, Jorge Ribeiro de Toledo Filho e José Leônidas Olinquevitch

Artigo:
Indicadores Estratégicos para a Implementação do Planejamento Estratégico de Tecnologia
Autor(es):
Fábio Lotti Oliva, Maria Cecília Sobral, Edoardo Perrotti, Hamilton Luiz Corrêa, Ademir Antonio Ferreira

Artigo:
Inovação e sustentabilidade a análise do processo de formulação de estratégias em uma organização social de apoio aos portadores de hepatite c
Autor(es):
Maurício Fernandes Pereira e Valentina Schmitt

Artigo:
La Utilización de La Simulación para Auxiliar El Proceso de Planeamiento Estratégico – Estudio de Caso para El Segmento Exploración Y Producción Del área Internacional de La Petrobras.
Autor(es):
Eduardo Cavalcanti Guimarães, Rodrigo Costa Lima e Silva, Aria Augusta Soares Machado

Artigo:
Late Movers: “Basta Imitar”?
Autor(es):
Felipe Mendes Borini, Demerval Luiz Polizelli, Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado, Pedro Lucas de Resende Melo

Artigo:
Liderança em Custos e Segmentação Estratégica: Estudo do Grupo Ems Sigma Pharma
Autor(es):
Fernanda C. Ferreira Ribeiro, Marcos Roberto Piscopo, Pedro Lucas de Resende Melo

Artigo:
Métodos de pesquisa aplicados em estudos de estratégias - alocando o espelho diante do passado recente e provocando pesquisadores
Autor(es):
Éder Paschoal Pinto

Artigo:
Modelo de Apoio à Decisão Estratégica de Terceirização da Atividade de Manutenção: um Estudo de Caso das Embarcações de Transporte de Cargas
Autor(es):
Jorge Lindemann, Peter Bent Hansen

Artigo:
Modelo de escritório de projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento
Autor(es):
Maria Hortência da Costa Telles e Stella Reis da Costa

Artigo:
O Caso do Small Shopping: uma Visão de Mercado a Ser Explorada por Shoppings de Pequenos Centros Urbanos
Autor(es):
Ualison Rébula de Oliveira; Luiz Paulo Magoga Müller, Marcia Baptista de Oliveira Pitanga e José Domingues Alves Filho

Artigo:
O Marketing Estratégico de Localidade e Sua Relação com o Marketing Turístico
Autor(es):
Regina Cleide Figueiredo da Silva Teixeira, Ivandi Silva Teixeira e Rosilene Vieira

Artigo:
O Método Grumbach: Uma Formulação Brasileira de Gestão Estratégica
Autor(es):
Albino Ribeiro

Artigo:
O Município de Belém do Pará e os Seus Produtos Turísticos
Autor(es):
Regina Cleide Figueiredo da Silva Teixeira, Ivandi Silva Teixeira e Rosilene Vieira

Artigo:
O Planejamento Estratégico como Fator-Chave para o Sucesso de Empreendimentos
Autor(es):
Braulio Oliveira

Artigo:
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE REDES DE PEQUENAS EMPRESAS: O CASO DA REDE HORIZONTAL VESTSUL EM MARINGÁ NO PARANÁ
Autor(es):
Vandete Cardoso Mendonca, Rivanda Meira Teixeira

Artigo:
O Processo de Internacionalização de Empresas Pernambucanas à Luz do Modelo de Uppsala: Indícios de um Modelo Exógeno de Internacionalização
Autor(es):
érica Piros Kovacs, Brigitte Renata Bezerra de Oliveira, Walter Fernando Araújo de Moraes e Marcello Barros Bezerra de Lima

Artigo:
O processo organizacional de tomada de decisão estratégica em uma empresa de pequeno porte: estudo de caso em uma escola de atendimento especializado de Belo Horizonte
Autor(es):
Frederico Cesar Mafra Pereira

Artigo:
Os fatores que influenciam a compra de artigos esportivos, servindo de base para a definição de estratégias em uma organização
Autor(es):
Fabiane Isabel da Silva e Deise Antunes Rambo

Artigo:
Os Programas de Pós-Graduação Atricto Sensu em História e Física da UFF no Contexto das Avaliações Capes e CNPq
Autor(es):
Rosana Therezinha Queiroz de Oliveira e José Mnaoel Carvalho de Mello

Artigo:
Planejamento Estratégico de Marketing Aplicado as Instituições de Ensino Superior
Autor(es):
Rita de Cássia Alves Benevides e Leonardo Guilherme da Silva Marinho

Artigo:
Planejamento estratégico de vendas de tomografia computadorizada e ressonância magnética da Siemens na região metropolitana de Porto Alegre
Autor(es):
Fábio Dal-Soto, Gilnei Luiz de Moura, Júlio César Kocourek, Manoel do Nascimento Filho e Rodrigo Prante Dill

Artigo:
Planejamento Estratégico, Ferramenta Indispensável para Gestão de Instituições de Ensino Superior Ies Privadas
Autor(es):
Heron Conrado do Carmo Ferreira, Edson Makoto Ueno, João Luiz Kovaleski e Antonio Carlos de Francisco

Artigo:
Plano de Negócios é indispensável para o sucesso das empresas incubadas?
Autor(es):
Álvaro Eduardo dos Anjos Oliveira, Stella Regina Reis da Costa

Artigo:
Política de relacionamento e desenvolvimento de fornecedores: estudo de caso em uma indústria automobilística
Autor(es):
Ronaldo Menezes, Gustavo Lima e Antônio Pereira

Artigo:
Posicionamento estratégico no varejo e proposta de indicadores de suporte à implementação e controle do retailing-mix
Autor(es):
Sérgio F. Crispim e Silvio A. Minciotti

Artigo:
Proposta de implantação do Balanced Scorecard na empresa Maxiplast
Autor(es):
Thiago Cinelli Maceri, Leandro da Costa Vieira e Pedro Carlos Schenini

Artigo:
Proposta para Implantação de Bsc em uma Instituição Pública, Usando como Base o Planejamento Estratégico do Inmetro
Autor(es):
Adauto de Oliveira Barros Neto, Stella Regina Reis da Costa

Artigo:
Qualidade como Vantagem Competitiva: um Estudo em Empresa Atacadista
Autor(es):
Vagner Rosalem e Antônio Carlos Dos Santos

Artigo:
Qualidade dos serviços: um diferencial competitivo
Autor(es):
Ivandi Silva Teixeira, Regina Cleide Figueiredo da Silva Teixeira e Rejane Assunção Sousa

Artigo:
Qualidade na prestação de serviços odontológicos: pesquisa de suas dimensões sob a ótica dos clientes
Autor(es):
Emanuele De Carli, Gabriel Murad Velloso Ferreira, Edson Talamini

Artigo:
Qualidade Percebida em Serviços: o Caso dos Clientes de Correspondentes Bancários da Caixa Econômica Federal
Autor(es):
Rosângela Maria Nascimento Brasil, Fernando Garcia Coutinho, Luiz Marcelo Antonialli

Artigo:
Rastreabilidade e Desempenho: a Demanda por Metrologia Elétrica no Inmetro
Autor(es):
Adauto de Oliveira Barros Neto, Stella Regina Reis da Costa

Artigo:
Relacionamento com o cliente como fonte de Vantagem Competitiva Sustentável para agências de viagem
Autor(es):
Virginia Aparecida Castro, Raquel Cristina Radamés de Sá

Artigo:
Reposicionamento Estratégico: O Caso do Hotel Renaissance
Autor(es):
Braulio Oliveira e Marcos Cortez Campomar

Artigo:
Revisitando o Posicionamento Estratégico de Marketing
Autor(es):
Braulio Oliveira e Marcos Cortez Campomar

Artigo:
Sistema de Identificação do Tempo ótimo de Ressocialização de Adolescentes em Conflito com a Lei-sintra
Autor(es):
Giovani Glaucio de Oliveira Costa

Artigo:
Sistema de Medição do Desempenho: a metodologia de implementação da DaimlerChrysler do Brasil, unidade de Juiz de Fora
Autor(es):
Roland Kronenberg e João Alberto Neves dos Santos

Artigo:
Sistematização das técnicas para avaliar a eficiência: variáveis que influenciam a tomada de decisão estratégica
Autor(es):
Mariana de Almeida, Daisy Rebelatto

Artigo:
SUBMARINO.COM: Um exemplo bem-sucedido de gestão do mix mercadológico de varejos virtuais
Autor(es):
Vinícius Silva Pereira

Artigo:
Temas e Raízes Teóricas em Negócios Internacionais: um Estudo Longitudinal
Autor(es):
Marcos Amatucci

Artigo:
Tomadas de Decisões nas Organizações de Autogestão em Saúde: Algumas Experiências Adotadas em Minas Gerais
Autor(es):
Tânia Maria Zambelli de Almeida Costa e Maria Letícia Duarte Bruschi

Artigo:
Transferência de Tecnologias Gerenciais: Métodos de Mudança Estratégica em Multinacionais
Autor(es):
Américo da Costa Ramos Filho

Artigo:
Três Estilos de Gestão: Hammer, Boone Pickens, Ludwig
Autor(es):
Roberto Minadeo

Artigo:
Uma proposta de estratégia de segmentação no mercado da terceira idade na cidade de Porto Alegre
Autor(es):
Sergio Paulo Azambuja Filho, Wagner Junior Ladeira, Denise Mross Cabelleira e Joelma Cristina Costa

Artigo:
Un Estudio sobre El Eva Y El Retorno de La Accion – Aplicacion Al Caso Petrobras
Autor(es):
Eduardo Cavalcanti Guimarães, Rodrigo Costa Lima e Silva, Maria Augusta Soares Machado

Artigo:
Visão, Estratégia e Execução: o caso da gol
Autor(es):
Maurício Fernandes Pereira, Valentina Schmitt e Adriano de Medeiros Caldas