[ Fotos do SEGeT 2008 ]

 

Pesquisadores e estudantes de todo o Brasil lotaram o auditório da AEDB
na abertura do V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

                                                     
        Cerca de 450 pessoas estiveram presentes no V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, na sede da Associação Educacional Dom Bosco, evento de âmbito nacional, que reuniu pesquisadores de várias universidades brasileiras e de empresas nacionais e multinacionais, para apresentação de trabalhos científicos na área de Gestão e Tecnologia.
        A conferência de abertura do V SEGeT foi preferida pela superintendente da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Eliane Pinto Barbosa, que discorreu sobre a política do governo estadual para a ciência e tecnologia, apresentando as principais ações empreendidas pela Secretaria para fomentar o setor.
        Além da representante da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a mesa de abertura foi composta pelo vice-prefeito de Resende, Paulo Cardoso; pelo vice-presidente da AEDB, Antonio Carlos Esteves; seu diretor acadêmico, Mario Esteves; o coordenador geral do SEGeT, Prof. Eduardo Bezerra; e o presidente da Comissão Científica do Simpósio, Prof. Paulo Afonso Lopes.
        Iniciando a solenidade, o coordenador geral do V SEGeT, prof. Eduardo Bezerra, afirmou que esse Simpósio vem de encontro com “o compromisso da AEDB com a educação, no sentido mais amplo, não alinhada a nenhum sistema político, econômico ou religioso; e com a produção científica de qualidade”. Ressaltou o talento dos pesquisadores que têm participado do SEGeT, ao longo desses cinco anos, “esbanjando conhecimento e sabedoria”. Finalizou lembrando que “a educação é um investimento no ser humano e que o fim último da ciência é o homem”.
        O vice-presidente da AEDB, Antonio Carlos Esteves, deu as boas-vindas a todos os participantes, destacando a importância da ciência e da tecnologia “como alicerces para o crescimento de uma nação”. O diretor acadêmico Mario Esteves ressaltou que o SEGeT é um espaço de compartilhamento da produção científica entre diversas universidades brasileiras.
        Falando não apenas como vice-prefeito, mas também como ex-aluno e professor da AEDB, Paulo Cardoso enfatizou que a instituição “tem contribuído muito para o crescimento não só de Resende, como de toda a região das Agulhas Negras e mesmo do Sul Fluminense”.
        Para o presidente da Comissão Científica do SEGeT - responsável pela análise dos 560 trabalhos inscritos, entre os quais foram selecionados 400 para apresentação – Paulo Afonso Lopes,  o Simpósio vem cumprindo sua finalidade, divulgando, há cinco anos, a produção científica de todo o Brasil. Usou a metáfora do futebol para afirmar que “no novo mundo não tem lugar para os pernas-de-pau” e avaliou que “a AEDB vem formando craques” para o time de enfrentamento das questões emergentes do mundo atual.
      
Conferência Magna

        Impossibilitado de comparecer à abertura do V Simpósio de Excelência em Ciência e Tecnologia, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, se fez representar pela superintendente de sua Secretaria, a bióloga Eliane Barbosa, ex-secretária adjunta de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, ex-presidente da SERLA – Superintendência de Rios e Lagos do Estado do Rio e ex-diretora da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul - AGEVAP, sediada em Resende, em sala cedida pela AEDB.
        A superintendente justificou a ausência do Secretário Alexandre Cardoso, que enviou seus agradecimentos por ter sido convidado para proferir a palestra de abertura “desse simpósio de expressão nacional”. Manifestou seu prazer por estar de volta à AEDB, onde trabalhou por dois anos como diretora da AGEVAP; aproveitou para agradecer à AEDB por acolher a AGEVAP. “Esse apoio, essa recepção, essa vontade de fazer junto não tem preço”, disse Eliane Barbosa.
         Na sua apresentação sobre a atuação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a superintendente citou os investimentos feitos em fomento à pesquisa (através da FAPERJ), em ensino superior convencional e à distância (através do Consórcio CEDERJ) e em ensino técnico profissional, atráves da FAETEC que já está instalada em 37 municípios, inclusive em Resende, atendendo a 158 mil alunos.

Em ritmo jazzístico

         A abertura do V SEGeT teve uma grata surpresa para o público presente, que  foi presenteado com uma apresentação musical de primeira qualidade, a cargo do Julio Bittencourt Jazz Trio, da cidade paulista de Cruzeiro, que acompanhou o cantor francês Bernard Finess, há 16 anos no Brasil e há 6 radicado em Penedo. O Trio é composto por Júlio Bittencourt (bateria), Luciano Bittencourt (guitarra) e Benjamim Bents (contra-baixo acústico).
         Bernard cantou alguns clássicos da música francesa com arranjo jazzístico, que estão no CD  Sous le ciel de Paris, recém lançado pela gravadora Delira Música, do Rio de Janeiro.  
         Mas a maior surpresa da apresentação musical ficou por conta de Enoque Mariano, aluno do curso de Administração da AEDB, que se integrou ao Trio de jazz – formando um quarteto harmônico -, tocando seu saxofone de um jeito pra ninguém botar defeito.

Resende, 22/10/08
AEDB – Assessoria de imprensa 

Topo