AEDB tem projeto selecionado pela Agência Nacional de Águas

A Associação Educacional Dom Bosco participou do edital da ANA – Agência Nacional de Águas e da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior/MEC, lançado em 2015, para produção de material didático sobre o tema água e seu uso sustentável, destinado ao Ensino Fundamental (6ª ao 9º ano) e ao Ensino Médio.

A AEDB, através da Sala Verde Tymburibá, participou do edital com o projeto “Água, Consciência e Vida”, elaborado pela bióloga Suelen Medeiros. No total de 74 projetos inscritos por instituições de todo o Brasil, foram selecionados 15, entre eles o da AEDB.

O material a ser produzido consiste em 10 vídeos-aulas e 10 jogos digitais (5 para cada segmento). A pedagoga doutora Nilza Macario, coordenadora do projeto, esclarece que os jogos digitais destinam-se a consolidar o conteúdo visualizado no vídeo-aula e testar o conhecimento adquirido. “Essas ferramentas didáticas poderão ser usadas em computador, tablet, celular e smartphone”, explica a coordenadora.

Para as escolas que não possuem equipamentos digitais, será elaborada uma cartilha para os professores, orientando-os, passo-a-passo, na utilização dos conteúdos apresentados nos vídeos-aulas. “Para essas escolas, serão construídos jogos de tabuleiros, em substituição aos jogos digitais”, conclui a Profª Nilza.

 

Equipe interdisciplinar

Além da coordenadora Nilza Macario e da mentora Suelen Medeiros, que participa como professora convidada, a equipe que vai desenvolver o projeto “Água, Consciência e Vida” inclui duas outras professoras convidadas: Simone Ferreira e Rosete Capri (oriundas do Colégio Salesiano de Resende, assim como Suelen), e ainda os professores da AEDB Luís Sérgio Sarahyba (coordenador do curso de Biologia), Washington Lemos (engenheiro, coordenador do curso de Logística – na foto) e Silas Romanha (do curso de Sistemas de Informação).

O projeto terá a participação, também, dos profissionais e estagiários do Núcleo Integrado de Comunicação da AEDB, que ficarão responsáveis pela filmagem e gravação dos vídeos-aulas.

A equipe terá o prazo até dezembro de 2016 para concluir a produção de todo o material, que será distribuído nacionalmente pelo Ministério da Educação.