NPJ | UniDomBosco-RJ

UNI-NPJ-Topo

 

Apresentação

O curso de Direito tem um percentual representativo de disciplinas ao longo de sua trajetória de 5 anos. Por meio do Núcleo de Prática Jurídica- NPJ, os acadêmicos do 7º ao 10 períodos do curso de Direito do UniDomBosco do Rio de Janeiro, aprendem na prática através de casos concretos, todo o conteúdo teórico e prático adquirido em sala de aula. Isso ocorre durante a realização do Estágio Supervisionado – Práticas Jurídicas, por meio de atividade reais e simuladas, de ensino, pesquisa, extensão e de vivências comunitárias. 

As atividades são programadas e várias ações são destinadas à comunidade externa, momento em que os estagiários prestam serviços gratuitos à população, sobretudo àqueles que necessitam e percebem renda inferior a dois salários mínimos nacionais.  

Esse atendimento permite que o estagiário coloque em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, desenvolva habilidades de compreensão, interpretação, trabalho em grupo e solidário, postura independente, sensibilidade ao ouvir o assistido, raciocínio lógico ao adequar o fato ao direito, dosar a as informações e concatenar as ideias e argumentos de fato e de direito.  Essas ações são acompanhadas pelos estagiários e advogados.

Como funciona

No Núcleo de Praticas Jurídicas do curso de Direito do UniDomBosco-RJ o estagiário além de fazer atendimento real, também executa atividades simuladas consubstanciadas em audiências, júris, laboratório de elaboração de atos e peças processuais, oficinas de resolução de questões, visitas monitoradas e ações comunitárias.

As atividades simuladas são acompanhadas por um professor/orientador, que trabalha com grupos formados pelos acadêmicos, com o uso de casos concretos e exercitando a composição de conflitos extrajudiciais na busca da solução do problema.

Todas as atividades desenvolvidas e realizadas no Núcleo de Práticas Jurídicas levam  em consideração  a possibilidade dos estagiários  exercitarem e aplicarem os Meios de Composição de Conflitos como a negociação, conciliação, mediação e arbitragem, visando desenvolver  no estagiário um perfil mais conciliador e de valorização das relações interpessoais  e dos interesses de cada  um  dos envolvidos, primando pela diminuição das demandas de judicialização, em muitos casos desnecessárias que poderiam ser resolvidas de forma pacifica e por meio  do diálogo.

Projetos

O Núcleo de Práticas Jurídicas realiza audiências simuladas em parceria com o Poder Judiciário no uso de espaço físico e presididas por um professor que é Juiz togado.

Desenvolve também outros projetos como “NPJ vai à Feira”, que visa a conscientização dos estagiários   da necessidade de compartilhamento dos conhecimentos jurídicos com a sociedade do entorno, prestando orientações jurídicas, analisando documentos, realizando encaminhamentos (quando for o caso), para a Assistência Jurídica do Núcleo ou outro setor.

Outro projeto desenvolvido também é “NPJ nas Escolas”, que visa levar conhecimentos na área jurídica sobre temáticas necessárias para os alunos do ensino Fundamental ou Médio, como Direitos da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Bullyng, Fake News e outros.

Atendimento

O serviço está aberto à comunidade. É necessário fazer o agendamento prévio para receber assistência jurídica.

Os agendamentos ocorrerão nas quartas-feiras pela manhã, das 8h às 12h, e os atendimentos acontecerão a tarde, das 13h às 16h, com o acompanhamento de estagiários do curso de Direito,  sob a supervisão de uma advogada, Dra. Simone.

Os casos contemplados para atendimento serão de Relações de Consumo, Direitos da Criança e do Adolescente e Direito das Famílias.

Realize seu agendamento através do telefone: (24) 3383-9034.