A Sala Verde da AEDB foi selecionada em Edital do Ministério do Meio Ambiente de 2013 e tem o apoio institucional desse Ministério, o que inclui o compromisso de dar visibilidade ao espaço como referência em meio ambiente, na área de abrangência geográfica de sua localização, e a doação de publicações e materiais didáticos de Educação Ambiental, entre outras formas de apoio.
A Sala Verde da AEDB, batizada Tymburibá, nome de uma árvore nativa da região, foi instalada em 2013, sob a chancela do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional, voltadas à temática socioambiental e cultural, levando à formação de cidadãos mais informados e participativos do processo de construção de sociedades sustentáveis.
A Sala Verde Tymburibá está instalada no 2º pavilhão da sede da AEDB, no 2º andar. O Ministério do Meio Ambiente certificou o espaço socioeducativo Sala Verde Tymburibá, da Instituição Associação Educacional Dom Bosco, CNPJ 31.463.235/0001-43, como participante do Projeto Salas +Verdes, aprovado na Chamada 1, em 23/12/2022.
A primeira ação ambiental que está sendo desenvolvida no âmbito da Sala Verde é o programa interdisciplinar “O Parque Nacional do Itatiaia vai à Escola” – PNIVE, que tem por objetivo preparar os alunos de escolas da rede pública de Resende e cidades vizinhas, para visitar o Parque Nacional do Itatiaia com o olhar da educação ambiental.
O programa envolve estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras, Biologia e Comunicação das Faculdades Dom Bosco, que recebem treinamento para capacitar os professores das escolas que irão desenvolver o programa de visita orientada ao Parque, a partir de roteiros previamente definidos.
Depois das excursões ao Parque, os professores desenvolvem com os alunos atividades de redação sobre as atrações naturais da bela área de conservação visitada por eles. Também são desenvolvidas oficinas de arte, onde os alunos fazem trabalhos de escultura, mosaico e cerâmica, inspirados na flora e na fauna do Parque Nacional do Itatiaia.
O PNIVE tem a parceria das Indústrias Nucleares do Brasil – INB, da Fundação Cesgranrio e do próprio Parque. Já foi implantado em escolas da rede municipal de ensino de Resende e de Itatiaia, estando em vias de implantação no município de Bocaina de Minas.