Faculdade de Engenharia participa da Competição Baja SAE Brasil

05/03/2015 - Engenharia, Eventos, Graduação

21ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobrás

A equipe AEDBaja, integrada por dez alunos da Faculdade de Engenharia da Associação Educacional Dom Bosco, viajou na quarta-feira, dia 4, para Piracicaba (SP), onde foi participar da 21ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobrás, que acontece de 5 a 8 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Desde 2009 a AEDB vem participando desta competição nacional, organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE, concorrendo com instituições de ensino superior púbicas e privadas de todo o Brasil. Este ano, estarão concorrendo 76 equipes de 70 instituições de 16 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de uma equipe dos Estados Unidos, reunindo cerca de 1.200 estudantes.

A equipe AEDBaja tem como orientador técnico o Prof. Yuri Abreu e como orientador gestor o Prof. Onofre Bueno Filho. O aluno Robson Nunes é o capitão da equipe.

Programação

Do dia 5 ao dia 7, acontece a a apresentação dos projetos e a verificação dos aspectos técnicos dos carros concorrentes, como motor, freio, conforto, dirigibilidade, aceleração, velocidade, robustez da suspensão e capacidade de tração. No dia 8, as equipes enfrentam o Enduro de Ressistência, com quatro horas de duração, realizado em terreno bastante acidentado.

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada em maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

O que é o baja

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os bajas são projetados e construídos pelas equipes formadas por alunos de cursos de Engenharia, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

O baja construído pelos alunos do curso de Engenharia da AEDB, que está competindo em Piracicaba, tem o número 45. Vamos torcer!