Pedagogia

COMUNICADO:

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, através de seus Órgãos Superiores, encontra-se procedendo as alterações emanadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura. Tudo de acordo com a RESOLUÇÃO nº 2, de 1º de Julho de 2015 do Conselho Pleno – Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, respeitado o art. 22 que cita os prazos de adaptação.
O curso de Pedagogia tem por objetivo formar docentes para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e em cursos de Educação Profissional. E também formar profissionais para atuar na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos Pedagógicos atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 2006.

Projeto Pedagógico

 

A matriz curricular é organizada em consonância com os Núcleos de Estudos Básicos, de Aprofundamento e de Estudos Integradores, conforme previstos nas Diretrizes Curriculares da área relativa à formação do Licenciado. Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.

Para atuar na área de Educação, faz-se necessário o perfil de sujeito investigativo, reflexivo, criativo, crítico e interessado em gerar conhecimento e ensinar tanto no âmbito escolar como em espaços não escolares, produzindo e divulgando conhecimentos, saberes e tecnologias.

O pedagogo deve ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos, adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.

Além de atuar como professor e trabalhar na área de serviços e apoio escolar, o pedagogo poderá atuar, também, na avaliação de sistemas, projetos e programas educacionais.

Laboratório de Ensino

Espaço que permite reflexões sobre a aprendizagem específica ou interdisciplinar, mediante a contextualização das diferentes áreas do saber.

Laboratório de Prática de Ensino

Tem como proposta capacitar o profissional do ensino, oferecendo melhores condições para avaliar a prática pedagógica, formular modelos de avaliação do trabalho docente e da aprendizagem entre outros.

Laboratório de Multimeios

Tem por objetivo circular, disseminar e gerenciar todo tipo de suporte informacional não bibliográfico.

Laboratório de Informática

Tem como proposta instrumentar os acadêmicos ao uso da tecnologia com vistas a sua ação docente em sala de aula.

Laboratório de Brinquedoteca

Laboratório pedagógico que oportuniza à criança a aprendizagem através de jogos e brinquedos.

Laboratório de Psicomotricidade

Espaço onde o acadêmico aprende a trabalhar com diversos jogos e brinquedos, a fim de garantir o desenvolvimento das atividades motoras.

Oficina de Artes

Promove no acadêmico a compreensão do mundo através das cores, formas, linhas e movimentos.

NOME
REG. TRAB.
TÍTULAÇÃO 
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
AREA DA TlTULAÇÃO
Alice Batista de Souza Brandão Horista Especialista PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO SÉCULO XX
Alice Kulina Simon Esteves Tempo Integral Mestre CIÊNCIAS BIOLOGICAS MESTRE EM EDUCAÇÃO – ENSINO SUPERIOR
Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio Tempo Integral Especialista PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL
Ana Cristina Barbosa Pinheiro de Souza Horista Mestre PSICÓLOGA MESTRE EM TEORIA PSICANALÍTICA
Angela Maria da Silva Campos Tempo Parcial Mestre PEDAGOGIA MESTRE EM AVALIAÇÃO
Celia Cristina Péres Oliveira Pereira Horista Especialista LICENCIADA EM PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Elizabete Tavares do Vale Horista Especialista LICENCIADA EM LETRAS ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Érica Fernandes Costa Duarte Tempo Integral Mestre LICENCIADA EM LETRAS MESTRE EM LETRAS
Evandro Luis Correa Rodrigues Tempo Parcial Especialista GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO
João Alberto Abrami Stagi Tempo Parcial Especialista CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIADO EM PEDAGOGIA
Juan Manuel Martin Garcia Horista Especialista PSICÓLOGO ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR
Marcos Antonio Fidelis Soares Tempo Parcial Especialista PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA SUPERIOR
Marcos Cotrim de Barcelos Tempo Parcial Doutor FILÓSOFO DOUTOR EM HISTÓRIA SOCIAL
Maria Cristina T. de Moraes Danelon Tempo Parcial Doutor PEDAGOGIA DOUTOR EM EDUCAÇÃO
Miguel Carlos Damasco Santos Tempo Parcial Mestre CIÊNCIAS MILITARES COMUNICAÇÃO E CULTURA
Paulo Claret Cassini Tempo Parcial Mestre LICENCIADO EM LETRAS MESTRE EM COMUNICAÇÃO E CULTURA
Pedro Paulo de Souza Horista Doutor LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOUTORADO EM BOTÂNICA
Rosa Mª Maia Gouveia Esteves Horista Mestre LICENCIADA EM LETRAS MESTRE EM EDUCAÇÃO
Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos Tempo Parcial Mestre LETRAS MESTRE EM LETRAS
Sebastião Domingos da Silva Ramos Horista Especialista PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM MAGISTÉRIO SUPERIOR
Sheila Ramos Rabelo Tempo Integral Especialista PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO
Sueli Sardinha Guedes Tempo Integral Mestre PEDAGOGIA MESTRE EM EDUCAÇÃO: ENSINO SUPERIOR
Valdete Tereza da Costa Asevedo Horista Especialista PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Vera Lúcia da Silva Almeida Tempo Parcial Doutor PEDAGOGIA DOUTORA EM EDUCAÇÃO
Vera Lúcia Galvão Franco Honorato Horista Especialista PSICÓLOGA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE
Zuleyde Machado Maia Rodrigues Horista Especialista TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

 

DISCIPLINAS 1º ANO Hora-aula/ano
    Pesquisa e Prática em Educação I 80
    Filosofia da Educação 80
    Fundamentos da Psicologia na Educação 80
    Fundamentos da Sociologia 80
    História da Educação 80
    Antropologia e Educação 40
    Arte e Educação 40
    Leitura, Análise e Produção de Texto Acadêmico 80
    Tecnologia Aplicada à Educação 80
    Biologia Aplicada à Educação 80
    Seminários de Tendências Pedagógicas no Brasil 80
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

DISCIPLINAS 2º ANO Hora-aula/ano
    Educação Inclusiva 80
    Fundamentos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 80
    Políticas Públicas e Organização da Educação Básica 80
    Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados à Educação 80
    Currículo e Escola 80
    Didática na Educação 80
    Educação Ambiental 80
    Psicologia da Aprendizagem 80
    Sociologia da Educação 80
    Estágio Supervisionado Curricular I 100
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

DISCIPLINAS 3º ANO Hora-aula/ano
    Educação da Linguagem Brasileira de Sinais 40
    Psicomotricidade 40
    Jogos e Recreação 40
    Avaliação Escolar 80
    Fundamentos da EJA 80
    Cuidados e Educação na Creche/Pré-escola 80
    Gestão Escolar 80
    Processo de Alfabetização – Conteúdo e Forma 80
    Seminário em Literatura Infanto-Juvenil 40
    Pesquisa e Prática em Educação II 80
    Estágio Supervisionado Curricular II 100
    Atividades Teórico-Práticas 25
    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 20

 

DISCIPLINAS 4º ANO Hora-aula/ano
    Planejamento de Ensino e Projetos Políticos Pedagógicos 80
    Gestão do Trabalho Pedagógico em Supervisão 80
    Gestão do Trabalho Pedagógico em Orientação 80
    Planejamento e Avaliação Institucional 80
    Fundamentos e Metodologia do Ensino da língua Portuguesa 80
    Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais 80
    Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais 80
    Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática 80
    Estágio Supervisionado Curricular III 100
    Atividades Teórico-Práticas 25
    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 80

Profª  Sueli Sardinha Guedes
coord.ped@aedb.br