Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação tem o objetivo de desenvolver profissionalmente seus alunos na área de computação focando tecnologias recentes e amplamente aplicadas ao mercado de trabalho.

O curso forma profissionais capazes de atuar em todo tipo de indústria, comércio ou empresas prestadoras de serviços, na criação, implantação e manutenção de sistemas e de redes corporativas; instalação, manutenção e suporte a servidores corporativos; desenvolvimento de sites e sistemas web, aplicativos para celulares e atuar com diversas tecnologias de Informação utilizadas comumente nos dias de hoje.

O bacharel em Sistemas de Informação, antigo Analista de Sistemas, é o profissional responsável por planejar, manipular e administrar os fluxos de informação, gerados e distribuídos por redes de computadores, dentro de uma organização. Seu foco é analisar os problemas, identificas suas causas raízes e, através da aplicação de recursos tecnológicos, eliminá-los ou diminuí-los, aumentando com isso o controle, produtividade e/ou reduzindo as perdas e prejuízos que uma empresa possa vir a ter pela má administração/utilização de seus recursos.

Esse profissional planeja e orienta o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e o acesso de usuários a elas. Desenvolve novos sistemas, administra banco de dados e redes corporativas, cria programas e soluções que viabilizam a tramitação das informações por estas redes utilizando a tecnologia adequada para os diversos tipos de problemas que uma corporação possa vir a ter.

Atributos do analista de sistemas

Agilidade, raciocínio lógico, flexibilidade, facilidade de trabalhar em equipe, habilidade de comunicar-se, capacidade de análise, autoaprendizado e compreensão de problemas complexos.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de Tecnologia da Informação (TI) possui alta demanda por profissionais por um conjunto de fatores:

  • Cresce historicamente a taxas superiores ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2011, cresceu 13%, alcançando faturamento de US$ 112 bilhões – responde por 4,5% do PIB nacional.
  • Perpassa todas as atividades econômicas. A TI está inserida em todos os setores da economia moderna, ajudando a aumentar a competitividade e a produtividade das empresas.
  • A sociedade utiliza tecnologia mais intensamente no cotidiano.
  • Novas tecnologias – como computação em nuvem, redes sociais, dispositivos móveis e segurança da informação – demandam profissionais com novas habilidades.

Ainda segundo a pesquisa da Brasscom, atualmente o setor emprega 1,3 milhão de profissionais no Brasil. A pesquisa revela também que, até 2020, o segmento precisará de 750 mil novos trabalhadores para alcançar a meta de elevar sua participação no PIB do país para 6,5%. Ou seja, essa é a hora de os jovens apostarem na área. O resultado poderá ser uma carreira sólida e com projeção internacional.

A pesquisa “O mercado de profissionais de TI”, realizada pela Brasscom, apontou que dez cargos da área representam 93% das contratações no setor no país. E este trabalhador qualificado irá atuar, provavelmente, nas áreas de serviços ou comércio, pois 90,91% da movimentação de saldos da área de TI estão concentradas nestas atividades econômicas. Este dado vale para os oito estados pesquisados:  Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As profissões com maior demanda no país são:

  • Analista de desenvolvimento de sistemas.
  • Analista de suporte computacional.
  • Programador de sistema da informação.
  • Técnico em manutenção de equipamentos de informática.
  • Help desk.
  • Analista de redes e de comunicação de dados.
  • Operador de computador.
  • Operador de rede de teleprocessamento.
  • Analista de sistemas de automação.
  • Programador de internet.

Dessas dez profissões com maior demanda dentro da área de tecnologia de informação, o curso de Sistemas de informação claramente prepara o aluno para cinco delas (analista de desenvolvimento de sistemas, analista de suporte computacional, programador de sistema da informação, analista de redes e de comunicação de dados e programador de internet), dando conhecimentos básicos também para que seu egresso possa atuar nas demais, apesar de não ser o foco do curso.

Laboratórios de informática

Para as aulas práticas, os alunos do curso de Sistemas de Informação têm o suporte de oito laboratórios de Informática, equipados com 180 computadores.

Empresa Júnior

Os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula participando da Empresa Júnior, através da qual eles prestam consultoria para micro e pequenas empresas, para o terceiro setor e micro empreendedores individuais, com a supervisão de um professor orientador.

NOME
REG. TRAB.
TÍTULAÇÃO 
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
AREA DA TlTULAÇÃO
Adão de Melo Neto Horista Doutor ENGENHEIRO DA COMPUTAÇÃO DOUTOR EM CIÊNCIAS, EM ENGENHARIA DE DEFESA
Alex de Araújo Pimenta Horista Mestre BACHAREL EM DIREITO MESTRE EM DIREITO
Eduardo Compasso Arbex Tempo Parcial Mestre ENGENHEIRO MESTRE EM CIÊNCIAS EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Fabio dos Santos Gonçalves Horista Mestre LICENCIADO EM MATEMÁTICA MESTRE EM CIÊNCIAS EM ENGENHARIA DE TRANSPORTE
Frederico Fontes Staib Tempo Parcial Mestre MATEMÁTICO MESTRE EM MATEMÁTICA
Gabriel Pitagoras Silva e Brenner Tempo Integral Mestre BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA – AUTOMAÇÃO
Ivan José Vianna de Freitas Horista Especialista BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE MARKETING DIGITAL
Maria Cristina T. de Moraes Danelon Tempo Parcial Doutor PEDAGOGIA DOUTOR EM EDUCAÇÃO
Miguel Carlos Damasco Santos Tempo Parcial Mestre CIÊNCIAS MILITARES MESTRE EM COMUNICAÇÃO E CULTURA
Monica Mara da Silva Tempo Parcial Especialista TECNÓLOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL COM ÊNFASE EM PSICOPEDAGOGIA
Nedilson de Souza Amaral Horista Mestre BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Nilo Antonio de Souza Sampaio Tempo Parcial Doutor ENGENHEIRO INDUSTRIAL QUÍMICO DOUTOR EM ENGENHARIA MECÂNICA, ESPEC. CORROSÃO
Santiago José Franco Lopes Tempo Parcial  Mestre  BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Silas Dias Romanha Tempo Parcial Mestre BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Tathiana Esteves da Silva  Tempo Parcial Mestre BACHAREL EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Vania Cristina Fernandes Medeiros Dias Horista Especialista ENGENHEIRO CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

 

 

 

DISCIPLINAS 1º ANO Hora-aula/ano
    Algoritmos e Programação 160
    Introdução aos Sistemas de Informação 120
    Ciências Humanas e Sociais 80
    Introdução à Administração e Empreendedorismo 90
    Introdução à Economia 80
    Introdução ao Direito 80
    Matemática 80
    Sistemas Operacionais 80
    Banco de Dados 80
    Engenharia de Software 120

 

DISCIPLINAS 2º ANO Hora-aula/ano
    Organização de Computadores 80
    Cálculo 80
    Probabilidade e Estatística 80
    Redes de Computadores 160
    Linguagens de Programação Modernas 80
    Estrutura de Dados 160
    Laboratório de Banco de Dados 80
    Modelagem de Sistemas 80

 

DISCIPLINAS 3º ANO Hora-aula/ano
    Arquitetura de Computadores 80
    Gerência de Projetos 80
    Computação Gráfica 80
    Desenvolvimento de Sistemas Desktop 80
    Desenvolvimento de Sistemas Web 80
    Microprocessadores 80
    Administração de Banco de Dados 80
    Sistemas para Automação e Robótica 80
    Tópicos Avançados de Computação 160

 

DISCIPLINAS 4º ANO Hora-aula/ano
    Metodologia Científica 80
    Elaboração de Projetos 80
    Sistemas de Apoio à Decisão 80
    Projeto Final de Curso 80
    Estágio Supervisionado 300
    Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas 80
    Inteligência Artificial 80
    Administração de Redes 160
    Governança de Tecnologia da Informação 160
    Engenharia de Software Avançada 80
    Atividades Complementares 100

Prof. Gabriel Brenner
gabrielbrenner@aedb.br