Histórico

A CPA – Comissão de Avaliação foi criada em obediência a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), na data de 14 de maio de 2004, através da Portaria nº01/2004 da Direção da Associação Educacional Dom Bosco- AEDB.

Esta comissão, no desempenho de suas atribuições, é responsável pela “condução do processo de avaliação interno da FFCLDB, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”. Daí decorre o papel crucial da CPA na elaboração e desenvolvimento de uma proposta de auto-avaliação, em consonância com a comunidade acadêmica e os conselhos superiores da instituição.

A CPA é órgão de representação acadêmica e não da administração da instituição. Para assegurar sua legitimidade junto à comunidade acadêmica, é recomendável que, no processo de escolha dos seus membros, sejam consultados os agentes participantes do processo. Tal se faz necessário pois, sem o envolvimento da comunidade, a avaliação não cumprirá plenamente o seu ciclo participativo.