Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Em convênio com a Universidade Estadual Paulista – UNESP, pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá/SP – FEG/UNESP

APRESENTAÇÃO

A implantação do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção AEDB/UNESP vem atender à crescente demanda por mão de obra qualificada na região Sul Fluminense, onde se encontra instalado importante polo industrial.

O Mestrado Profissional já está autorizado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem validade nacional e concede ao profissional os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico.

O que diferencia o mestrado profissional do mestrado acadêmico é a ênfase dada à aplicabilidade técnica, à utilização aplicada dos conhecimentos nas empresas ou organizações. Além de formar Mestres, o curso prepara profissionais altamente capacitados para gerar soluções na área da Engenharia de Produção.

OBJETIVOS

  • Formar recursos humanos qualificados e aptos a resolver problemas complexos relacionados à Engenharia de Produção, e a transferir o conhecimento científico-tecnológico para o setor produtivo da região.
  • Promover a formação profissional integrada com as empresas, visando melhorar sua eficácia e eficiência e contribuir para agregar competitividade e aumentar sua produtividade.
  • Familiarizar os alunos com os processos de aplicação dos conhecimentos na atividade produtiva das empresas, com o intuito de formar técnicos capacitados para a prática profissional avançada e inovadora.

 PÚBLICO ALVO

Empresas da região interessadas em investir na qualificação de seus colaboradores, oferecendo-lhes um curso em nível de mestrado, que vai possibilitar o aprofundamento de conhecimentos relativos às áreas da Engenharia de Produção, para aplicação no ambiente produtivo.

ESTRUTURA DO CURSO

O Mestrado Profissional em Engenharia de Produção está estruturado em um programa com três áreas de concentração:

1- Produto e Processo
1.1-Desenvolvimento de Produto
1.2-Desenvolvimento de Processos
1.3-Gestão da Manutenção

2-Gestão da Produção
2.1- Tomada de Decisão
2.2-Delineamento de Experimentos
2.3-Otimização e Logística

3-Sustentabilidade
3.1- Responsabilidade Social
3.2- Gestão Energética
3.3- Conservação de Energia
3.4- Ambiental Observação: O curso é estruturado com base no perfil da turma e nas necessidades das empresas.

HORÁRIO DAS AULAS

Sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado, das 8h às 17 horas. É possível alterar este horário, conforme conveniência das empresas participantes

CORPO DOCENTE

É constituído por professores doutores formados nas melhores instituições nacionais e com experiência acadêmica e profissional internacional, em sua maioria membros do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da FEG/UNESP. A FEG/UNESP é reconhecida como entidade de relevância na área da Engenharia de Produção no Brasil.

INGRESSO NO MESTRADO

A abertura de turma, com 20 vagas, é por demanda das empresas. A ocupação das vagas se dá por meio de processo seletivo.

botao-inscicao

INFORMAÇÕES:

Faculdades Dom Bosco
nilson.rodrigues@aedb.br
Tel.: (24) 3383-9065

UNESP
www2.feg.unesp.br
jorgemuniz@feg.unesp.br
Tel: (12) 3123-2855