Alunos do Colégio de Aplicação entrevistam Prefeito de Resende

Nesta segunda-feira, dia 17 de junho, o Prefeito Diogo Balieiro Diniz, compareceu ao campus da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, a convite dos alunos do Colégio de Aplicação, para conceder uma entrevista sobre sua gestão à frente da Prefeitura Municipal de Resende.

A iniciativa foi da professora de Redação do 7º ano do Ensino Fundamental, Juliana, tendo como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência, na prática, do conteúdo que está sendo desenvolvido em sala de aula, sobre entrevista e reportagem.

O Prefeito foi apresentado aos alunos pela Orientadora Educacional do Colégio de Aplicação, a pedagoga Romilda Marques, que agradeceu a presença do Prefeito atendendo, prontamente, ao convite dos jovens estudantes. Diogo Balieiro agradeceu o convite e disse estar muito feliz por conceder a entrevista. “É a primeira vez que eu venho falar com alunos em uma escola. É uma honra para mim”, expressou-se o Prefeito.

Abaixo, publicamos trechos da entrevista, onde o Prefeito Diogo fala de suas maiores realizações em três anos de governo.

- Qual a maior dificuldade para administrar a cidade?

– Hoje a realidade da Prefeitura é muito diferente da que foi encontrada em 2017, quando assumimos o governo. Encontramos uma administração desorganizada, com prestação de serviços com baixa qualidade, além de dívidas enormes. Hoje o orçamento da Prefeitura está equilibrado. A gente gasta o que arrecada.

 

- Há algum investimento em outro tipo de esporte que não seja o futebol?

– Sim, hoje temos a Secretaria de Esportes instalada no bairro Morada da Montanha,que desenvolve projetos de diversas modalidades esportivas, como o judô, karatê, balé, entre outras atividades.Temos diversos pólosesportivos espalhados pela cidade. Estamos investindo também no futebol feminino.

 

- O senhor está conseguindo realizar as obras de seu programa de governo?

– O primeiro ano foi de poucas realizações, pois estava colocando a casa em ordem. Mas agora considero que já realizamos bastante daquilo a que nos propomos. O maior projeto em termos financeiros, orçado em R$ 25 milhões, é a estrada Surubi-Bulhões, que vai até a divisa com Porto Real. A obra está na fase final. Por esta nova estrada, vai ser possível chegar ao Pólo Industrial sem passar pela Dutra. Mas nossa obra de maior impacto foi a reforma e ampliação da Santa Casa. Podemos citar, também, a reforma do Hospital de Emergência, o asfaltamento da entrada do Jardim do Sol, que será feito ainda este ano, e a construção do Hospital Veterinário, que prestará atendimento totalmente gratuito.

 

- Está sendo desenvolvido algum projeto habitacional?

– Nenhum Município, por maior que seja sua arrecadação, tem condição de bancar um projeto de habitação popular sem ajuda do Governo Federal. O programa “Minha Casa, Minha Vida” está paralisado.  Quando o governo lançar um novo programa habitacional, a Prefeitura de Resende está com a documentação pronta para participar.

 

- O que o senhor tem realizado na área da saúde?

– Melhorar a saúde é um trabalho diário. Tenho certeza de que, hoje, Resende conta com uma das três melhores saúdes públicas do Estado do Rio. Nós estamos priorizando a saúde. Para se ter uma idéia, por lei, toda Prefeitura tem que destinar 15% do seu orçamento à saúde; e a Prefeitura, em 2018, gastou 36% nesta área.

 

- Qual é a atuação da Prefeitura na área da segurança pública?

– Os índices de criminalidade na cidade eram altos, mas, a partir de meados de 2018, esses índices vêm caindo.  A Prefeitura tem trabalhado para apoiar a Polícia Militar. Temos uma oficina mecânica que cuida das viaturas da PM. Além disso, cedemos veículos da Prefeitura para a delegacia. E pretendemos aumentar o contingente da Guarda Municipal.

 

- O que tem sido feito para melhorar o trânsito?

– Estamos criando alternativas que vão contribuir, efetivamente, para melhorar o trânsito em Resende. Com a estrada Surubi-Bulhões, teremos uma nova entrada e saída para a cidade, o que vai ajudar a desafogar o trânsito. Outra obra que vai contribuir para isso é a nova ponte sobre o rio Paraíba, que será construída na altura da Fazenda da Barra.

 

- Existe, no seu governo, uma política de valorização do professor?

– Com certeza. Uma prova disso é que conseguimos aumentar a remuneração dos professores da rede municipal de ensino. Hoje estamos pagando o piso nacional da categoria, acrescido de 3%.

 

Encerrando a entrevista, o Prefeito Diogo Balieiro afirmou que Resende, hoje, é a cidade que mais cresce no Estado do Rio e que a Associação Educacional Dom Bosco tem uma grande participação nesse processo de desenvolvimento. “A AEDB é motivo de orgulho para todos nós”, concluiu.