Corredor Cultural da AEDB apresenta exposição sobre os Puris

Está aberta à visitação, no Corredor Cultural Prof. Cecil Wall Barbosa, da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, a exposição “Um olhar sobre os índios Puris”, sobre a população primitiva de Resende, organizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

A mostra apresenta 14 banners com reproduções de gravuras e pinturas assinadas por três importantes artistas europeus, o alemão Johann Moritz Rugendas, o francês Jean-Baptiste Debret e o italiano Giulio Ferrario que, no século XIX, estiveram em nossa região retratando os costumes e a cultura da população indígena que habitava a Serra da Mantiqueira. As gravuras mostram cenas do cotidiano dos Puris em suas aldeias, que se espalhavam por toda a região do Vale do Paraíba.

Nesta exposição é possível conhecer um pouco sobre o legado cultural dos Puris, através do olhar dos artistas europeus que estiveram na Capitania e depois Província do Rio de Janeiro, entre os séculos XVI e XIX, para retratar a flora, a fauna e as populações primitivas do local, em especial na região da antiga Campo Alegre da Paraíba Nova, vasta área que se estendia da atual fronteira do Estado de São Paulo com o Estado do Rio, até a cidade fluminense de Piraí.

No século XVIII, antes de serem vendidos como escravos, os Puris foram estimados em mais de 5 mil índios na região. No século XIX, foram aldeados em São Luiz Beltrão, depois São Vicente Ferrer, atual Fumaça, distrito de Resende. Em 1857, existiam aldeados 133 índios. O último descendente dos Puris, Victorino Santará, faleceu em 1864.

 

Período da exposição: 8 a 30/10/18
Horário de visitação: 9h às 22h
Aberta à comunidade