Pedagogia

O curso de Pedagogia tem por objetivo formar docentes para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e em cursos de Educação Profissional. E também formar profissionais para atuar na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos Pedagógicos atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 2006.

Projeto Pedagógico

A matriz curricular é organizada em consonância com os Núcleos de Estudos Básicos de Formação Geral, das áreas específicas e interdisciplinares, Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos e Núcleo de Estudos Integradores, conforme previstos na Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015.  Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.

Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.

 

COMUNICADO:

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, através de seus Órgãos Superiores, encontra-se procedendo às alterações emanadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura. Tudo de acordo com a RESOLUÇÃO nº 2, de 1º de Julho de 2015 do Conselho Pleno – Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, respeitado o art. 22 que cita os prazos de adaptação.

Para atuar na área de Educação, faz-se necessário o perfil de sujeito investigativo, reflexivo, criativo, crítico e interessado em gerar conhecimento e ensinar tanto no âmbito escolar como em instituições educativas, produzindo e divulgando conhecimentos, saberes e tecnologias.

O Pedagogo deve ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos, adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.

O mundo de trabalho pode apresentar inúmeras vertentes para esse profissional como professor de Educação Infantil, professor do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) assim como realizar as funções na Orientação Educacional, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e em Instituições Educativas. Pode trabalhar em outros tipos de áreas que promovam a ação educativa, e contemplem o campo de tecnologia educacional, em que o pedagogo pode criar analisar e avaliar materiais pedagógicos.

 

O Pedagogo assegura e visa aperfeiçoar a qualidade do ensino. Pode atuar em diversos campos, em especial na administração e no ensino em sala de aula, compete o gerenciamento, supervisão do sistema de ensino e orientação dos alunos e docentes.

 

Atualmente grandes empresas vêm contratando o pedagogo para trabalhar tanto na Educação corporativa quanto em setores inerentes voltados para a Educação.

Laboratório de Prática de  Ensino: Colégio de Aplicação de Resende

Tem como proposta, capacitar o profissional oferecendo melhores condições possíveis para: avaliar a prática pedagógica; contextualizar e  por em prática novos métodos e técnicas de ensino;   formular modelos de avaliação do trabalho docente e da aprendizagem e articular conhecimento específico e conhecimento inter e transdisciplinar.

 

Laboratório de Multimeios

Tem por objetivo circular, disseminar e gerenciar todo tipo de suporte informacional não bibliográfico.

 

Laboratório de  Metodologias Ativas da Aprendizagem

Este novo sistema de ensino distingue-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade o ensino dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência e cultura humana.

 

Centro de Ciências da Saúde e da Natureza

Desenvolvem diversas atividades de formação no ambiente do Centro de Ciências da Saúde e da Natureza (CCSN), onde os professores e os alunos podem verificar o processo de aprendizagem através de aulas práticas laboratoriais.

 

Observatório da Natureza e Sala Verde

Alunos e professores realizam trabalhos de campo e visitas técnicas, cujos estudos resultam em experiências no Observatório da Natureza e na Sala Verde, espaços de encontro para estudos, aulas da disciplina de Educação Ambiental, aulas especiais e palestras destinadas às práticas de formação profissional.

 

Laboratório de Psicomotricidade

É um espaço onde o acadêmico aprende a trabalhar com diversos jogos e brinquedos, a fim de garantir o desenvolvimento das habilidades motoras contribuindo para o aprimoramento da capacidade motriz.


 

Oficina de Artes

A Oficina de Artes promove no acadêmico a compreensão do mundo através das formas, cores, linhas e movimentos, visto que as artes plásticas são um tipo de linguagem onde a principal função é a comunicação. É através dela que podemos reproduzir a realidade e transmitir informações

 

Laboratório de Educação Física

Objetiva aprofundar discussões teóricas e qualificar intervenções práticas a partir de uma perspectiva em que o lazer, esporte, jogos e recreação são analisados como construções socioculturais, sobre as quais se articulam diferentes discursos e saberes.

 

Laboratório de Línguas

A comunicação não é feita apenas com o conhecimento da língua, mas é um conjunto que leva a conhecer as tradições, a cultura e os costumes de outros povos. É um ambiente é propício ao desenvolvimento cultural e ao estudo mais aprofundado também, da Língua Portuguesa

 

Laboratório de Informática

Tem como proposta instrumentar os acadêmicos ao uso da tecnologia com vistas a sua ação docente em sala de aula.

 

NOME
REG. TRAB.
TÍTULAÇÃO 
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
AREA DA TlTULAÇÃO
 Alice K. S. Esteves Tempo Integral Mestre Ciências Biológicas Mestre em Educação – Ensino Superior
 Ana Alice K. S. E. Sampaio Tempo Integral Doutora Pedagogia Doutora em Educação
 Angelo M. de Paula  Horista  Mestre  Licenciado em História  Mestre em História
 Cassio C. O.  Faria Tempo Integral  Mestre  Bacharel em Engenharia de Produção  Mestre em Projetos Educacionais de Ciências
 Cristiane B. M. Rodrigues Horista  Especialista  Pedagogia e Bacharel Serviço Social  Orientação Educacional e Psicopedagogia
 Eduardo F. Miranda  Tempo Integral  Doutor  Bacharel em Psicologia  Doutor em Psicologia
 Eliane M. M. Campos  Horista Especialista Licenciada em Educação Física Educação Infantil e Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais
 Erica F. C. Duarte Tempo Parcial Doutora  Licenciada em Letras  Doutora em Letras
 Karla Beatriz L. Baldini  Horista  Doutora  Licenciada em Ciências Biológicas  Doutora em Ciências Ambientais e Florestais
 Lilian S. C. Domingos  Horista  Mestre  Pedagogia  Mestre em Educação
 Maria Cristina T. M. Danelon  Tempo Parcial  Doutora  Pedagogia  Doutora em Educação
 Miguel Carlos D. Santos  Tempo Parcial  Mestre  Ciências Militares  Mestre em Comunicação e Cultura
 Valter N. V. Carlos  Horista  Doutor  Licenciado em Artes Visuais  Doutor em Educação
 Wallace S. Silva  Horista  Mestre  Pedagogia  Mestre em Projetos Educacionais de Ciências

 

 

 

 

 

 

DISCIPLINAS 1º PERÍODO Hora-aula/ano
    Projeto Integrador I 40
    Introdução à Filosofia 40
    Psicologia do desenvolvimento Humano 40
    Fundamentos da Sociologia 40
    História da Educação 40
    Língua Portuguesa-Comunicação e Expressão 40
    Educação e Saúde 40
    Antropologia Cultural 40
    Língua Brasileira de Sinais 40
    Arte e Educação 40
    Tecnologia Aplicada à Educação 40
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

DISCIPLINAS 2º PERÍODO Hora-aula/ano
    Projeto Integrador II 80
    Educação e Filosofia 80
   Psicologia da Educação e Aprendizagem 80
    Educação, Sociedade e Movimentos Sociais 80
    História da Educação Brasileira 80
    Leitura, Análise e Compreensão do Texto Acadêmico 80
    Biologia, Cultura e Educação 80
    Antropologia e Educação 80
    Metodologia Ativa 80
    Seminário de Tendências Pedagógicas do Brasil 50
   Atividades Teórico-Práticas

Instrumentação Tecnológica

Prática Extensionista I

 

DISCIPLINAS 3º PERÍODO Hora-aula/ano
    Projeto Integrador III 40
    Psicomotricidade 40
    Políticas  Públicas e Organização da Educação Básica 40
    Currículo – Fundamentação Teórica 40
    Educação e Meio Ambiente nos Anos Iniciais 40
    Leitura, Análise e Produção do Texto Acadêmico 40
    Processos de Alfabetização- A produção Social da Escrita 40
    Didática- Teoria Pedagógica 40
    Introdução aos Estudos   Científicos 40
    Práticas Extensionistas II 40
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

DISCIPLINAS 4º PERÍODO Hora-aula/ano
    Projeto Integrador IV 40
    Políticas Públicas para a Educação Infantil 40
    Jogos e Recreação 40
    Currículo e Escola 40
    Tópicos Especiais em Educação Ambiental 40
    Estudos Científicos Aplicados à Educação 40
    Processos de Alfabetização – Conteúdo e Forma 40
    Didática- Prática Pedagógica 40
    Organização e Dinâmica de Creches e Pré-Escola 40
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

DISCIPLINAS 5º PERÍODO Hora-aula/ano
    Projeto Integrador V 40
    Pesquisa e Prática em Educação 40
    Educação Inclusiva na Educação Infantil 40
    Gestão Escolar 40
    Planejamento de Ensino 40
    EJA- Fundamentos e Metodologias 40
    Avaliação 40
    Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil 40
    Estágio Supervisionado 100
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

 

 

DISCIPLINAS 6º PERÍODO Hora-aula/ano
    Projeto Integrador VI 40
    Projetos Político-Pedagógicos 40
    Educação Inclusiva nos Anos Iniciais 40
    Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados à Educação 40
    Elaboração de Projetos Educacionais 40
    Literatura Infanto-Juvenil 40
    Avaliação em Educação 40
    Prática de Ensino em Alfabetização e Ensino Fundamental 40
    Estágio Supervisionado 100
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

 

DISCIPLINAS 7º PERÍODO Hora-aula/ano
    Projeto Integrador VII 40
    Gestão do Trabalho Pedagógico em Supervisão 40
    Seminários de Estudos sobre a Infância 40
    Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa 40
    Fundamentos e Metodologia da Matemática 40
    Avaliação Institucional 40
    Prática de Ensino em Gestão / Disc. Pedagógicas 40
    TCC 40
    Estágio Supervisionado 100
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

DISCIPLINAS 8º PERÍODO Hora-aula/ano
    Projeto Integrador VIII 40
    Gestão do Trabalho Pedagógico em Orientação 40
    Fundamentos e Metodologia das Ensino da Ciências Humanas 40
    Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 40
    Didática da Matemática 40
    Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais 40
    Prática de Ensino em Orientação / Supervisão 40
    TCC 40
    Estágio Supervisionado 100
    Atividades Teórico-Práticas 25

 

ana

Profa. Ana Alice Kulina Esteves
ana.esteve@aedb.br

Coordenação de Pedagogia
(24) 3383-9057

 

Horário de Atendimento

SEG TER QUA QUI SEX
18h às 19h
20h40 às 21h
18h às 19h
20h40 às 21h
18h30 às 21h 18h30 às 21h 18h30 às 21h

 

Se nenhum destes horários lhe atende, envie um email para que possamos marcar em outro dia e horário.