O curso de Pedagogia tem por objetivo formar docentes para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e em cursos de Educação Profissional. E também formar profissionais para atuar na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos Pedagógicos atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 2006.
Projeto Pedagógico
A matriz curricular é organizada em consonância com os Núcleos de Estudos Básicos de Formação Geral, das áreas específicas e interdisciplinares, Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos e Núcleo de Estudos Integradores, conforme previstos na Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015. Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.
Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.
COMUNICADO:
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, através de seus Órgãos Superiores, encontra-se procedendo às alterações emanadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura. Tudo de acordo com a RESOLUÇÃO nº 2, de 1º de Julho de 2015 do Conselho Pleno – Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, respeitado o art. 22 que cita os prazos de adaptação.
Para atuar na área de Educação, faz-se necessário o perfil de sujeito investigativo, reflexivo, criativo, crítico e interessado em gerar conhecimento e ensinar tanto no âmbito escolar como em instituições educativas, produzindo e divulgando conhecimentos, saberes e tecnologias.
O Pedagogo deve ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos, adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.
O mundo de trabalho pode apresentar inúmeras vertentes para esse profissional como professor de Educação Infantil, professor do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) assim como realizar as funções na Orientação Educacional, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e em Instituições Educativas. Pode trabalhar em outros tipos de áreas que promovam a ação educativa, e contemplem o campo de tecnologia educacional, em que o pedagogo pode criar analisar e avaliar materiais pedagógicos.
O Pedagogo assegura e visa aperfeiçoar a qualidade do ensino. Pode atuar em diversos campos, em especial na administração e no ensino em sala de aula, compete o gerenciamento, supervisão do sistema de ensino e orientação dos alunos e docentes.
Atualmente grandes empresas vêm contratando o pedagogo para trabalhar tanto na Educação corporativa quanto em setores inerentes voltados para a Educação.
Laboratório de Prática de Ensino: Colégio de Aplicação de Resende
Tem como proposta, capacitar o profissional oferecendo melhores condições possíveis para: avaliar a prática pedagógica; contextualizar e por em prática novos métodos e técnicas de ensino; formular modelos de avaliação do trabalho docente e da aprendizagem e articular conhecimento específico e conhecimento inter e transdisciplinar.
Laboratório de Multimeios
Tem por objetivo circular, disseminar e gerenciar todo tipo de suporte informacional não bibliográfico.
Laboratório de Metodologias Ativas da Aprendizagem
Este novo sistema de ensino distingue-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade o ensino dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência e cultura humana.
Centro de Ciências da Saúde e da Natureza
Desenvolvem diversas atividades de formação no ambiente do Centro de Ciências da Saúde e da Natureza (CCSN), onde os professores e os alunos podem verificar o processo de aprendizagem através de aulas práticas laboratoriais.
Observatório da Natureza e Sala Verde
Alunos e professores realizam trabalhos de campo e visitas técnicas, cujos estudos resultam em experiências no Observatório da Natureza e na Sala Verde, espaços de encontro para estudos, aulas da disciplina de Educação Ambiental, aulas especiais e palestras destinadas às práticas de formação profissional.
Laboratório de Psicomotricidade
É um espaço onde o acadêmico aprende a trabalhar com diversos jogos e brinquedos, a fim de garantir o desenvolvimento das habilidades motoras contribuindo para o aprimoramento da capacidade motriz.
Oficina de Artes
A Oficina de Artes promove no acadêmico a compreensão do mundo através das formas, cores, linhas e movimentos, visto que as artes plásticas são um tipo de linguagem onde a principal função é a comunicação. É através dela que podemos reproduzir a realidade e transmitir informações
Laboratório de Educação Física
Objetiva aprofundar discussões teóricas e qualificar intervenções práticas a partir de uma perspectiva em que o lazer, esporte, jogos e recreação são analisados como construções socioculturais, sobre as quais se articulam diferentes discursos e saberes.
Laboratório de Línguas
A comunicação não é feita apenas com o conhecimento da língua, mas é um conjunto que leva a conhecer as tradições, a cultura e os costumes de outros povos. É um ambiente é propício ao desenvolvimento cultural e ao estudo mais aprofundado também, da Língua Portuguesa
Laboratório de Informática
Tem como proposta instrumentar os acadêmicos ao uso da tecnologia com vistas a sua ação docente em sala de aula.
NOME
|
REG. TRAB.
|
TÍTULAÇÃO
|
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
|
AREA DA TlTULAÇÃO
|
Alice K. S. Esteves | Tempo Integral | Mestre | Ciências Biológicas | Mestre em Educação – Ensino Superior |
Ana Alice K. S. E. Sampaio | Tempo Integral | Doutora | Pedagogia | Doutora em Educação |
Angelo M. de Paula | Horista | Mestre | Licenciado em História | Mestre em História |
Cassio C. O. Faria | Tempo Integral | Mestre | Bacharel em Engenharia de Produção | Mestre em Projetos Educacionais de Ciências |
Cristiane B. M. Rodrigues | Horista | Especialista | Pedagogia e Bacharel Serviço Social | Orientação Educacional e Psicopedagogia |
Eduardo F. Miranda | Tempo Integral | Doutor | Bacharel em Psicologia | Doutor em Psicologia |
Eliane M. M. Campos | Horista | Especialista | Licenciada em Educação Física | Educação Infantil e Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais |
Erica F. C. Duarte | Tempo Parcial | Doutora | Licenciada em Letras | Doutora em Letras |
Karla Beatriz L. Baldini | Horista | Doutora | Licenciada em Ciências Biológicas | Doutora em Ciências Ambientais e Florestais |
Lilian S. C. Domingos | Horista | Mestre | Pedagogia | Mestre em Educação |
Maria Cristina T. M. Danelon | Tempo Parcial | Doutora | Pedagogia | Doutora em Educação |
Miguel Carlos D. Santos | Tempo Parcial | Mestre | Ciências Militares | Mestre em Comunicação e Cultura |
Valter N. V. Carlos | Horista | Doutor | Licenciado em Artes Visuais | Doutor em Educação |
Wallace S. Silva | Horista | Mestre | Pedagogia | Mestre em Projetos Educacionais de Ciências |
DISCIPLINAS 1º PERÍODO | Hora-aula/ano |
Projeto Integrador I | 40 |
Introdução à Filosofia | 40 |
Psicologia do desenvolvimento Humano | 40 |
Fundamentos da Sociologia | 40 |
História da Educação | 40 |
Língua Portuguesa-Comunicação e Expressão | 40 |
Educação e Saúde | 40 |
Antropologia Cultural | 40 |
Língua Brasileira de Sinais | 40 |
Arte e Educação | 40 |
Tecnologia Aplicada à Educação | 40 |
Atividades Teórico-Práticas | 25 |
DISCIPLINAS 2º PERÍODO | Hora-aula/ano |
Projeto Integrador II | 80 |
Educação e Filosofia | 80 |
Psicologia da Educação e Aprendizagem | 80 |
Educação, Sociedade e Movimentos Sociais | 80 |
História da Educação Brasileira | 80 |
Leitura, Análise e Compreensão do Texto Acadêmico | 80 |
Biologia, Cultura e Educação | 80 |
Antropologia e Educação | 80 |
Metodologia Ativa | 80 |
Seminário de Tendências Pedagógicas do Brasil | 50 |
Atividades Teórico-Práticas |
Instrumentação Tecnológica
Prática Extensionista I
DISCIPLINAS 3º PERÍODO | Hora-aula/ano |
Projeto Integrador III | 40 |
Psicomotricidade | 40 |
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica | 40 |
Currículo – Fundamentação Teórica | 40 |
Educação e Meio Ambiente nos Anos Iniciais | 40 |
Leitura, Análise e Produção do Texto Acadêmico | 40 |
Processos de Alfabetização- A produção Social da Escrita | 40 |
Didática- Teoria Pedagógica | 40 |
Introdução aos Estudos Científicos | 40 |
Práticas Extensionistas II | 40 |
Atividades Teórico-Práticas | 25 |
DISCIPLINAS 4º PERÍODO | Hora-aula/ano |
Projeto Integrador IV | 40 |
Políticas Públicas para a Educação Infantil | 40 |
Jogos e Recreação | 40 |
Currículo e Escola | 40 |
Tópicos Especiais em Educação Ambiental | 40 |
Estudos Científicos Aplicados à Educação | 40 |
Processos de Alfabetização – Conteúdo e Forma | 40 |
Didática- Prática Pedagógica | 40 |
Organização e Dinâmica de Creches e Pré-Escola | 40 |
Atividades Teórico-Práticas | 25 |
DISCIPLINAS 5º PERÍODO | Hora-aula/ano |
Projeto Integrador V | 40 |
Pesquisa e Prática em Educação | 40 |
Educação Inclusiva na Educação Infantil | 40 |
Gestão Escolar | 40 |
Planejamento de Ensino | 40 |
EJA- Fundamentos e Metodologias | 40 |
Avaliação | 40 |
Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil | 40 |
Estágio Supervisionado | 100 |
Atividades Teórico-Práticas | 25 |
DISCIPLINAS 6º PERÍODO | Hora-aula/ano |
Projeto Integrador VI | 40 |
Projetos Político-Pedagógicos | 40 |
Educação Inclusiva nos Anos Iniciais | 40 |
Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados à Educação | 40 |
Elaboração de Projetos Educacionais | 40 |
Literatura Infanto-Juvenil | 40 |
Avaliação em Educação | 40 |
Prática de Ensino em Alfabetização e Ensino Fundamental | 40 |
Estágio Supervisionado | 100 |
Atividades Teórico-Práticas | 25 |
DISCIPLINAS 7º PERÍODO | Hora-aula/ano |
Projeto Integrador VII | 40 |
Gestão do Trabalho Pedagógico em Supervisão | 40 |
Seminários de Estudos sobre a Infância | 40 |
Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa | 40 |
Fundamentos e Metodologia da Matemática | 40 |
Avaliação Institucional | 40 |
Prática de Ensino em Gestão / Disc. Pedagógicas | 40 |
TCC | 40 |
Estágio Supervisionado | 100 |
Atividades Teórico-Práticas | 25 |
DISCIPLINAS 8º PERÍODO | Hora-aula/ano |
Projeto Integrador VIII | 40 |
Gestão do Trabalho Pedagógico em Orientação | 40 |
Fundamentos e Metodologia das Ensino da Ciências Humanas | 40 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 40 |
Didática da Matemática | 40 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais | 40 |
Prática de Ensino em Orientação / Supervisão | 40 |
TCC | 40 |
Estágio Supervisionado | 100 |
Atividades Teórico-Práticas | 25 |
![]() |
Profa. Ana Alice Kulina Esteves Coordenação de Pedagogia |
Horário de Atendimento
SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
18h às 19h 20h40 às 21h |
18h às 19h 20h40 às 21h |
18h30 às 21h | 18h30 às 21h | 18h30 às 21h |
Se nenhum destes horários lhe atende, envie um email para que possamos marcar em outro dia e horário.