Pedagogia

O curso de Pedagogia tem por objetivo formar docentes para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e em cursos de Educação Profissional. E também formar profissionais para atuar na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos Pedagógicos atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 2006.

Projeto Pedagógico

A matriz curricular é organizada em consonância com os Núcleos de Estudos Básicos de Formação Geral, das áreas específicas e interdisciplinares, Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos e Núcleo de Estudos Integradores, conforme previstos na Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015.  Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.

Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.

 

COMUNICADO:

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, através de seus Órgãos Superiores, encontra-se procedendo às alterações emanadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura. Tudo de acordo com a RESOLUÇÃO nº 2, de 1º de Julho de 2015 do Conselho Pleno – Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, respeitado o art. 22 que cita os prazos de adaptação.

Para atuar na área de Educação, faz-se necessário o perfil de sujeito investigativo, reflexivo, criativo, crítico e interessado em gerar conhecimento e ensinar tanto no âmbito escolar como em instituições educativas, produzindo e divulgando conhecimentos, saberes e tecnologias.

O Pedagogo deve ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos, adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.

O mundo de trabalho pode apresentar inúmeras vertentes para esse profissional como professor de Educação Infantil, professor do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) assim como realizar as funções na Orientação Educacional, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e em Instituições Educativas. Pode trabalhar em outros tipos de áreas que promovam a ação educativa, e contemplem o campo de tecnologia educacional, em que o pedagogo pode criar analisar e avaliar materiais pedagógicos.

 

O Pedagogo assegura e visa aperfeiçoar a qualidade do ensino. Pode atuar em diversos campos, em especial na administração e no ensino em sala de aula, compete o gerenciamento, supervisão do sistema de ensino e orientação dos alunos e docentes.

 

Atualmente grandes empresas vêm contratando o pedagogo para trabalhar tanto na Educação corporativa quanto em setores inerentes voltados para a Educação.

Laboratório de Prática de  Ensino: Colégio de Aplicação de Resende

Tem como proposta, capacitar o profissional oferecendo melhores condições possíveis para: avaliar a prática pedagógica; contextualizar e  por em prática novos métodos e técnicas de ensino;   formular modelos de avaliação do trabalho docente e da aprendizagem e articular conhecimento específico e conhecimento inter e transdisciplinar.

 

Laboratório de Multimeios

Tem por objetivo circular, disseminar e gerenciar todo tipo de suporte informacional não bibliográfico.

 

Laboratório de  Metodologias Ativas da Aprendizagem

Este novo sistema de ensino distingue-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade o ensino dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência e cultura humana.

 

Centro de Ciências da Saúde e da Natureza

Desenvolvem diversas atividades de formação no ambiente do Centro de Ciências da Saúde e da Natureza (CCSN), onde os professores e os alunos podem verificar o processo de aprendizagem através de aulas práticas laboratoriais.

 

Observatório da Natureza e Sala Verde

Alunos e professores realizam trabalhos de campo e visitas técnicas, cujos estudos resultam em experiências no Observatório da Natureza e na Sala Verde, espaços de encontro para estudos, aulas da disciplina de Educação Ambiental, aulas especiais e palestras destinadas às práticas de formação profissional.

 

Laboratório de Psicomotricidade

É um espaço onde o acadêmico aprende a trabalhar com diversos jogos e brinquedos, a fim de garantir o desenvolvimento das habilidades motoras contribuindo para o aprimoramento da capacidade motriz.


 

Oficina de Artes

A Oficina de Artes promove no acadêmico a compreensão do mundo através das formas, cores, linhas e movimentos, visto que as artes plásticas são um tipo de linguagem onde a principal função é a comunicação. É através dela que podemos reproduzir a realidade e transmitir informações

 

Laboratório de Educação Física

Objetiva aprofundar discussões teóricas e qualificar intervenções práticas a partir de uma perspectiva em que o lazer, esporte, jogos e recreação são analisados como construções socioculturais, sobre as quais se articulam diferentes discursos e saberes.

 

Laboratório de Línguas

A comunicação não é feita apenas com o conhecimento da língua, mas é um conjunto que leva a conhecer as tradições, a cultura e os costumes de outros povos. É um ambiente é propício ao desenvolvimento cultural e ao estudo mais aprofundado também, da Língua Portuguesa

 

Laboratório de Informática

Tem como proposta instrumentar os acadêmicos ao uso da tecnologia com vistas a sua ação docente em sala de aula.

DISCIPLINAS 1º ANO Hora-aula/ano
    Pesquisa e Prática em Educação I 80
    Filosofia da Educação 80
    Fundamentos da Psicologia na Educação 80
    Fundamentos da Sociologia 80
    História da Educação 80
    Antropologia e Educação 40
    Arte e Educação 40
    Leitura, Análise e Produção de Texto Acadêmico 80
    Tecnologia Aplicada à Educação 80
    Biologia Aplicada à Educação 80
    Seminários de Tendências Pedagógicas no Brasil 80
    Atividades Teórico-Práticas 50

 

DISCIPLINAS 2º ANO Hora-aula/ano
    Educação Inclusiva 80
    Fundamentos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 80
    Políticas Públicas e Organização da Educação Básica 80
    Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados à Educação 80
    Currículo e Escola 80
    Didática na Educação 80
    Educação Ambiental 80
    Psicologia da Aprendizagem 80
    Sociologia da Educação 80
    Atividades Teórico-Práticas 50

 

DISCIPLINAS 3º ANO Hora-aula/ano
    Educação da Linguagem Brasileira de Sinais 40
    Psicomotricidade 40
    Jogos e Recreação 40
    Avaliação Escolar 80
    Fundamentos da EJA 80
    Cuidados e Educação na Creche/Pré-escola 80
    Gestão Escolar 80
    Processo de Alfabetização – Conteúdo e Forma 80
    Seminário em Literatura Infanto-Juvenil 40
    Pesquisa e Prática em Educação II 80
    Estágio Supervisionado Curricular I 200
    Atividades Teórico-Práticas 50
    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 20

 

DISCIPLINAS 4º ANO Hora-aula/ano
    Planejamento de Ensino e Projetos Políticos Pedagógicos 80
    Gestão do Trabalho Pedagógico em Supervisão 80
    Gestão do Trabalho Pedagógico em Orientação 80
    Planejamento e Avaliação Institucional 80
    Fundamentos e Metodologia do Ensino da língua Portuguesa 80
    Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais 80
    Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais 80
    Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática 80
    Estágio Supervisionado Curricular II 200
    Atividades Teórico-Práticas 50
    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 80
ana Profa. Ana Alice Esteves
ana.esteves@aedb.brCoordenação de Pedagogia
(24) 3383-9057

 

Horário de Atendimento

SEG TER QUA QUI SEX
18h às 20h30 19h30 às 21h30 18h às 19h - 19h30 às 20h30

 

Se nenhum destes horários lhe atende, envie um email para que possamos marcar em outro dia e horário.