O curso de Pedagogia tem por objetivo formar docentes para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e em cursos de Educação Profissional. E também formar profissionais para atuar na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos Pedagógicos atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 2006.
Projeto Pedagógico
A matriz curricular é organizada em consonância com os Núcleos de Estudos Básicos de Formação Geral, das áreas específicas e interdisciplinares, Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos e Núcleo de Estudos Integradores, conforme previstos na Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015. Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.
Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, prática de trabalho pedagógico, de monitoria, de estágio curricular, de pesquisa, de extensão e de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.
COMUNICADO:
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, através de seus Órgãos Superiores, encontra-se procedendo às alterações emanadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura. Tudo de acordo com a RESOLUÇÃO nº 2, de 1º de Julho de 2015 do Conselho Pleno – Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, respeitado o art. 22 que cita os prazos de adaptação.
Para atuar na área de Educação, faz-se necessário o perfil de sujeito investigativo, reflexivo, criativo, crítico e interessado em gerar conhecimento e ensinar tanto no âmbito escolar como em instituições educativas, produzindo e divulgando conhecimentos, saberes e tecnologias.
O Pedagogo deve ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos, adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.
O mundo de trabalho pode apresentar inúmeras vertentes para esse profissional como professor de Educação Infantil, professor do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) assim como realizar as funções na Orientação Educacional, Gestão Escolar, Supervisão Escolar e em Instituições Educativas. Pode trabalhar em outros tipos de áreas que promovam a ação educativa, e contemplem o campo de tecnologia educacional, em que o pedagogo pode criar analisar e avaliar materiais pedagógicos.
O Pedagogo assegura e visa aperfeiçoar a qualidade do ensino. Pode atuar em diversos campos, em especial na administração e no ensino em sala de aula, compete o gerenciamento, supervisão do sistema de ensino e orientação dos alunos e docentes.
Atualmente grandes empresas vêm contratando o pedagogo para trabalhar tanto na Educação corporativa quanto em setores inerentes voltados para a Educação.
Laboratório de Prática de Ensino: Colégio de Aplicação de Resende
Tem como proposta, capacitar o profissional oferecendo melhores condições possíveis para: avaliar a prática pedagógica; contextualizar e por em prática novos métodos e técnicas de ensino; formular modelos de avaliação do trabalho docente e da aprendizagem e articular conhecimento específico e conhecimento inter e transdisciplinar.
Laboratório de Multimeios
Tem por objetivo circular, disseminar e gerenciar todo tipo de suporte informacional não bibliográfico.
Laboratório de Metodologias Ativas da Aprendizagem
Este novo sistema de ensino distingue-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade o ensino dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência e cultura humana.
Centro de Ciências da Saúde e da Natureza
Desenvolvem diversas atividades de formação no ambiente do Centro de Ciências da Saúde e da Natureza (CCSN), onde os professores e os alunos podem verificar o processo de aprendizagem através de aulas práticas laboratoriais.
Observatório da Natureza e Sala Verde
Alunos e professores realizam trabalhos de campo e visitas técnicas, cujos estudos resultam em experiências no Observatório da Natureza e na Sala Verde, espaços de encontro para estudos, aulas da disciplina de Educação Ambiental, aulas especiais e palestras destinadas às práticas de formação profissional.
Laboratório de Psicomotricidade
É um espaço onde o acadêmico aprende a trabalhar com diversos jogos e brinquedos, a fim de garantir o desenvolvimento das habilidades motoras contribuindo para o aprimoramento da capacidade motriz.
Oficina de Artes
A Oficina de Artes promove no acadêmico a compreensão do mundo através das formas, cores, linhas e movimentos, visto que as artes plásticas são um tipo de linguagem onde a principal função é a comunicação. É através dela que podemos reproduzir a realidade e transmitir informações
Laboratório de Educação Física
Objetiva aprofundar discussões teóricas e qualificar intervenções práticas a partir de uma perspectiva em que o lazer, esporte, jogos e recreação são analisados como construções socioculturais, sobre as quais se articulam diferentes discursos e saberes.
Laboratório de Línguas
A comunicação não é feita apenas com o conhecimento da língua, mas é um conjunto que leva a conhecer as tradições, a cultura e os costumes de outros povos. É um ambiente é propício ao desenvolvimento cultural e ao estudo mais aprofundado também, da Língua Portuguesa
Laboratório de Informática
Tem como proposta instrumentar os acadêmicos ao uso da tecnologia com vistas a sua ação docente em sala de aula.
NOME
|
REG. TRAB.
|
TÍTULAÇÃO
|
FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO
|
AREA DA TlTULAÇÃO
|
Alice Batista de Souza Brandão | Horista | Especialista | PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO SÉCULO XX |
Alice Kulina Simon Esteves | Tempo Integral | Mestre | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MESTRE EM EDUCAÇÃO – ENSINO SUPERIOR |
Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio | Tempo Integral | Especialista | PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL |
Angela Maria da Silva Campos | Tempo Parcial | Mestre | PEDAGOGIA | MESTRE EM AVALIAÇÃO |
Eliana Rodrigues Medeiros da Silva | Horista | Especialista | LICENCIADA EM PEDAGOGIA | ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
Elizabete Tavares do Vale | Horista | Especialista | LICENCIADA EM LETRAS | ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA INFANTIL E JUVENIL |
Érica Fernandes Costa Duarte | Tempo Integral | Mestre | LICENCIADA EM LETRAS | MESTRE EM LETRAS |
Evandro Luis Correa Rodrigues | Tempo Parcial | Especialista | GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO |
Everton Araujo dos Santos | Horista | Doutor | CIÊNCIAS MILITARES | DOUTOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO CIÊNCIAS SOCIAIS |
Gentil Terezinha Fernanda Salto Rossi | Horista | Especialista | LICENCIADA EM PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA |
Marcos Antonio Fidelis Soares | Tempo Parcial | Especialista | PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA SUPERIOR |
Marcos Cotrim de Barcelos | Tempo Parcial | Doutor | FILÓSOFO | DOUTOR EM HISTÓRIA SOCIAL |
Maria Cristina T. de Moraes Danelon | Tempo Parcial | Doutor | PEDAGOGIA | DOUTOR EM EDUCAÇÃO |
Miguel Carlos Damasco Santos | Tempo Parcial | Mestre | CIÊNCIAS MILITARES | MESTRE EM COMUNICAÇÃO E CULTURA |
Paulo Claret Cassini | Tempo Parcial | Mestre | LICENCIADO EM LETRAS | MESTRE EM COMUNICAÇÃO E CULTURA |
Rosa Mª Maia Gouveia Esteves | Horista | Mestre | LICENCIADA EM LETRAS | MESTRE EM EDUCAÇÃO |
Rosel Ulisses Silva e Vasconcelos | Tempo Parcial | Mestre | LETRAS | MESTRE EM LETRAS |
Sebastião Domingos da Silva Ramos | Horista | Especialista | PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO EM MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Sheila Ramos Rabelo | Horista | Especialista | PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO |
Túlio Alcântara Valente | Horista | Mestre | PSICÓLOGO | MESTRE EM PSICOLOGIA SOCIAL |
Valdete Tereza da Costa Asevedo | Horista | Especialista | PEDAGOGIA | ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA |
Valter Natal Valim Carlos | Horista | Mestre | LICENCIADO EM ARTES VISUAIS | MESTRE EM EDUCAÇÃO |
Vera Lúcia da Silva Almeida | Tempo Parcial | Doutor | PEDAGOGIA | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
Vera Lúcia Galvão Franco Honorato | Horista | Especialista | PSICÓLOGA | ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE |
DISCIPLINAS 1º ANO | Hora-aula/ano |
Pesquisa e Prática em Educação I | 80 |
Filosofia da Educação | 80 |
Fundamentos da Psicologia na Educação | 80 |
Fundamentos da Sociologia | 80 |
História da Educação | 80 |
Antropologia e Educação | 40 |
Arte e Educação | 40 |
Leitura, Análise e Produção de Texto Acadêmico | 80 |
Tecnologia Aplicada à Educação | 80 |
Biologia Aplicada à Educação | 80 |
Seminários de Tendências Pedagógicas no Brasil | 80 |
Atividades Teórico-Práticas | 50 |
DISCIPLINAS 2º ANO | Hora-aula/ano |
Educação Inclusiva | 80 |
Fundamentos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 80 |
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica | 80 |
Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados à Educação | 80 |
Currículo e Escola | 80 |
Didática na Educação | 80 |
Educação Ambiental | 80 |
Psicologia da Aprendizagem | 80 |
Sociologia da Educação | 80 |
Atividades Teórico-Práticas | 50 |
DISCIPLINAS 3º ANO | Hora-aula/ano |
Educação da Linguagem Brasileira de Sinais | 40 |
Psicomotricidade | 40 |
Jogos e Recreação | 40 |
Avaliação Escolar | 80 |
Fundamentos da EJA | 80 |
Cuidados e Educação na Creche/Pré-escola | 80 |
Gestão Escolar | 80 |
Processo de Alfabetização – Conteúdo e Forma | 80 |
Seminário em Literatura Infanto-Juvenil | 40 |
Pesquisa e Prática em Educação II | 80 |
Estágio Supervisionado Curricular I | 200 |
Atividades Teórico-Práticas | 50 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 20 |
DISCIPLINAS 4º ANO | Hora-aula/ano |
Planejamento de Ensino e Projetos Políticos Pedagógicos | 80 |
Gestão do Trabalho Pedagógico em Supervisão | 80 |
Gestão do Trabalho Pedagógico em Orientação | 80 |
Planejamento e Avaliação Institucional | 80 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da língua Portuguesa | 80 |
Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais | 80 |
Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais | 80 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática | 80 |
Estágio Supervisionado Curricular II | 200 |
Atividades Teórico-Práticas | 50 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 80 |
Profa. Ana Alice Kulina Esteves Coordenação de Pedagogia |
Horário de Atendimento
SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
18h às 19h 20h40 às 21h |
18h às 19h 20h40 às 21h |
18h30 às 21h | 18h30 às 21h | 18h30 às 21h |
Se nenhum destes horários lhe atende, envie um email para que possamos marcar em outro dia e horário.