Sala da Cadeira de Economia da AMAN recebe nome do fundador da AEDB

Em cerimônia realizada dia 30 de outubro, na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, foi inaugurada a placa na sala da Cadeira de Economia, que passou a denominar-se “Sala Coronel Professor Antonio Esteves”. A denominação histórica foi proposta pelo Comandante da AMAN, General de Divisão Ricardo Augusto Costa Neves, e aprovada pelo Comandante do Exército Brasileiro, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

Fundador da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB e professor na AMAN durante 28 anos, Prof. Esteves foi o iniciador da Cadeira de Economia e Finanças naquela Instituição de ensino militar. Formado oficial do Exército Brasileiro em 1948, na AMAN, ele ingressou no magistério militar em 1958.

Na cerimônia, o Cel. Antenor Teixeira Monteiro, professor mais antigo da Cadeira de Economia, discursou justificando a escolha do Prof. Esteves para nomear a sala. “Considero justa esta homenagem prestada ao Prof. Esteves, por ter sido ele o iniciador da Cadeira de Economia na AMAN, e também por sua grande dedicação ao ensino”, disse.

O Comandante da AMAN, Gal. Costa Neves, ressaltou que o homenageado está entre aqueles que “prestaram serviços inestimáveis para o engrandecimento da AMAN”.

Em nome da viúva do Prof. Esteves, Dona Sylvia Simon Esteves, e de seus filhos e netos, falou o Cel. Prof. Antonio Carlos Esteves, vice-presidente da AEDB, que destacou as características marcantes de seu pai, como espírito de sacrifício, grande força de vontade, lealdade, determinação e capacidade de fazer o bem para os mais necessitados, realizando inúmeras ações beneméritas ao longo de sua vida em Resende. Finalizando, agradeceu “a homenagem prestada ao Cel. Prof. Antonio Esteves pelo Exército Brasileiro, através da AMAN”.

Logo após, foi inaugurada a foto do Prof. Esteves abrindo a Galeria dos Antigos Professores da Cadeira de Economia, seguida da foto de seu filho, o Prof. Antonio Carlos Esteves. A maioria dos professores militares que figuram nesta Galeria graduaram-se em Economia pela AEDB, onde depois foram professores também, o que demonstra a grande interseção existente entre as duas Instituições.

.