Enfermagem

O curso de bacharelado em Enfermagem forma profissional qualificado para atuar no atendimento preventivo, curativo e de emergência da população. O objetivo do curso é preparar profissionais para melhorar a qualidade do atendimento de saúde, principalmente na rede pública.

A duração do curso é de cinco anos, com aulas teóricas presenciais e aulas práticas, no período diurno, de segunda a sexta-feira e aos sábados, quando necessário.

A partir do 2ª ano, o aluno já terá contato com a prática profissional, sempre acompanhado por professores capacitados que o ajudarão na total interligação entre a teoria e a prática, colocando-o frente a frente com sua realidade profissional futura.

 

Atributos do Profissional de Enfermagem

O enfermeiro deve estar tecnicamente capacitado para cuidar da saúde do ser humano, sendo capaz de prestar assistência integral, tendo em vista a recuperação, manutenção e promoção da saúde das pessoas, sempre com atenção à qualidade e humanização do atendimento. Espera-se do profissional de Enfermagem que tenha conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o exercício de sua profissão.

O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem é bem amplo, podendo atuar em unidades básicas de saúde, hospitais públicos e privados, clínicas, creches, abrigos para idosos e unidades de atendimento de urgência e emergência, em conjunto com outros profissionais da área. Pode trabalhar também como profissional autônomo em atendimento a domicílio ou em consultório, e ainda no ensino e na pesquisa em saúde.

O profissional de Enfermagem tem atuação muito abrangente, podendo prestar assessoria e/ou auditoria para instituições da saúde ou indústrias de produtos farmacêuticos e médico-hospitalares.

O Curso de Enfermagem/Bacharelado terá à disposição 4 (quatro) laboratórios didáticos especializados. A estrutura laboratorial planejada para atender ao curso de Enfermagem das Faculdades Dom Bosco integra o espaço dos “saberes e fazeres” daqueles que estão aprendendo e dos que estão se formando, criando oportunidades de aprendizado com segurança e tecnologia aos graduandos.

Laboratórios de microscopia e de saúde humana
Para aprendizado das ciências básicas da saúde, com equipamentos modernos, de ótima qualidade, adquiridos novos e com garantia de qualidade do fabricante.

Entre os equipamentos figuram Microscópios Ópticos e Lupas Estereoscópicas (com dispositivo para fotografia digital da imagem microscópica) além de peças para estudo de anatomia. Já contam com infraestrutura e tecnologia específicas que serão ampliadas para atender às diferentes necessidades dos  cursos.

Laboratório de Habilidades em Enfermagem (em construção)
Destina-se ao desenvolvimento das disciplinas específicas teórico-práticas, que antecedem ao atendimento ao ser humano, diminuindo os impactos psicológicos dos estudantes na hora de realizarem seus procedimentos em Unidades de Saúde e dando, tanto ao professor como ao aluno, suporte de treinamento e simulações de situações nas mais diversas áreas de atuações. Seus Bonecos e partes específicas do corpo, darão a oportunidade de treinamento  básico para demonstrações de técnicas, que posteriormente serão executadas em seus campos nas instituições conveniadas, diminuindo as margens de erro e aumentando grau de segurança de nossos alunos.  O ambiente foi planejado com objetivo de promover a familiarização do aluno com a realidade que encontrarão durante seu aprendizado na assistência técnica e situacional.  Este laboratório, com um ambiente semelhante ao hospitalar e ambulatoriais,  com manequins de simulação para procedimentos, é de máxima importância, pois minimiza os impactos psicológicos na hora da execução junto ao paciente, desenvolve a destreza para execução segura dos procedimentos diminuindo o  risco de possíveis erros. No planejamento de sua área física, foi  levado em conta todas as exigências necessárias para permitir a visualização de um ambiente ideal de assistência.

Laboratório Clínico de Enfermagem – LCE (em construção)
Será usado em  procedimentos realizados  no atendimento aos alunos e professores o AEDB  e a população próxima a instituição, para complementar as ações das disciplinas regulares do curso e para as atividades previstas nos projetos de extensão. Dessa forma, os alunos poderão participar de atividades dinâmicas com situações reais e  onde porão em prática o cuidado ao ser humano em sua integralidade e sempre acompanhados por preceptores do próprio corpo docente e prestando serviços a comunidade.

Laboratórios de informática
Para realização dos trabalhos acadêmicos, os alunos do curso de Enfermagem contam com oito laboratórios de informática equipados com 180 computadores.

Para o planejamento do curso de Enfermagem/bacharelado houve um cuidado muito especial ao tratar este tema, uma vez que seu objetivo principal é formar profissionais capacitados para Cuidar do ser humano individualmente, na família e na comunidade, desenvolvendo a assistência de forma autônoma, ou em equipe, no atendimento de suas necessidades básicas para torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, com objetivo de recuperar, manter e promover sua saúde.

Na formulação da grade curricular a meta principal foi preparar profissionais com atuação prática educativa, como exige a manutenção da saúde e sua total recuperação. O curso foi montado em 5 anos  sendo um primeiro básico geral mas já sendo apresentado a sua futura profissão com  Processo educacional e Histórico da Enfermagem, e suas  atividades práticas profissionais iniciam desde o segundo ano.

 

DISCIPLINAS 1º ANO Hora-aula/ano
    Anatomia Humana
    Bioquímica
    Ciências Básicas da Saúde (Microbiologia, Parasitologia e Imunologia)
    Epidemiologia e Bioestatística
    Fisiologia Humana
    Genética e Embriologia
    Processo Educacional e História da Enfermagem
    Matemática Aplicada
    Português Aplicado
    Atividades Complementares / Acadêmicos e Culturais

 

DISCIPLINAS 2º ANO Hora-aula/ano
    Ética Profissional da Enfermagem
    Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente
    Enfermagem na Saúde da Mulher
    Enfermagem na Saúde do Adulto
    Farmacologia Geral
    Introdução a Saúde Coletiva
    Nutrição Aplicada
    Semiologia e Semiotécnica  de Enfermagem
    Patologia Aplicada
    Sociologia e Antropologia
    Psicologia do Desenvolvimento e Relacionamento Humano

Atividades Complementares / Acadêmicos e Culturais

 

DISCIPLINAS 3º ANO Hora-aula/ano
    Enfermagem na Atenção Básica de Saúde
    Práticas de Enfermagem nas Doenças Transmissíveis
    Práticas de Enfermagem no Ciclo de Vida da Criança e do Adolescente
    Práticas de Enfermagem no Ciclo de Vida da Mulher
    Práticas de Enfermagem no Ciclo de Vida do Adulto
    Práticas de Enfermagem no Ciclo de Vida do Idoso
    Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Esterilização
    Raciocínio Clínico I
    Metodologia da Pesquisa I
    Atividades Complementares / Acadêmicos e Culturais

 

DISCIPLINAS 4º ANO Hora-aula/ano
    Práticas de Enfermagem na Alta Complexidade
    Práticas de Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiátrica
    Administração Aplicada à Prática de Enfermagem Clínica
    Administração Aplicada à Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva
    Enfermagem em Emergência
    Terapias Complementares e a Assistência de Enfermagem
    Saúde do Trabalhador
    Diversidades Étnicas e Culturais e a Saúde
    Metodologia da Pesquisa II
    Raciocínio Clínico II

Atividades Complementares / Acadêmicos e Culturais

 

 

DISCIPLINAS 5º ANO Hora-aula/ano
    Estágio Curricular
    Trabalho de conclusão de Curso
    Atividades Complementares / Acadêmicos e Culturais

 

 

Maria Otília Moraes

lotemo@yahoo.com.br