História

Fundada em 1964 pelo Professor Cel. Antonio Esteves, a Associação Educacional Dom Bosco – AEDB foi a primeira instituição de ensino superior privada de Resende e uma das primeiras da região Sul Fluminense, criada com a missão de preparar o jovem para as atividades econômicas que estavam se desenvolvendo na região, com o começo da industrialização.

Iniciou suas atividades em 1968 com a instalação da Faculdade de Ciências Econômicas Dom Bosco, que funcionou, provisoriamente, em salas do Colégio Dom Bosco, cedidas por seu diretor, Dr. João Vilella. Em 1971 iniciaram-se as obras de construção da sede própria, em terreno doado pelo Gal. Antenor O’Reilly, que foi inaugurada em 1972.

Em 1974, foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, oferecendo, inicialmente, os cursos de Pedagogia e Letras. Com a criação do Colégio de Aplicação, em 1993, e do Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão – CPGE, em 1998, a AEDB passou a oferecer o ciclo completo do ensino, da pré-escola à pós-graduação.

Também em 1998 foi criada a Faculdade de Engenharia de Resende, oferecendo inicialmente o curso de Engenharia Elétrica-Eletrônica. Hoje, são cinco cursos de Engenharia, incluindo o de Produção Automotiva, pioneiro no Brasil, implantado em parceria com a MAN Latin America, ex-Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Instituição sem fins lucrativos, com destacada função social, a AEDB vem contribuindo efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade e da região, e para a democratização do ensino superior no Sul Fluminense e municípios lindeiros de Minas Gerais e São Paulo, facilitando ao estudante do interior o acesso à faculdade.