O fundador

Antonio Esteves nasceu no Rio de Janeiro, em 1924, e veio para Resende em 1946, onde se formou oficial do Exército, pela Academia Militar das Agulhas Negras. Em 1956 graduou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro.

A partir de 1960, radicou-se com a família em Resende, onde teve destacada atuação como professor da Academia Militar das Agulhas Negras e em diversos colégios da cidade e no processo de fundação da AEDB. Participou da criação da Liga Resendense contra a Tuberculose e liderou a organização da Feira da Providência que foi realizada por mais de uma década, com a finalidade de angariar fundos para as entidades filantrópicas da cidade.

Ainda estudante na AMAN, integrou o grupo de cadetes da Conferência Vicentina de São Maurício, responsável pela criação, em 1948, da Vila Vicentina, embrião do bairro de mesmo nome, formada, inicialmente, por seis casas para abrigar idosos e desempregados.

Por tantos serviços prestados à comunidade resendense, Antonio Esteves foi merecedor destes títulos honoríficos, conferidos pela Câmara Municipal de Resende: Cidadão Resendense, Professor Emérito e Comenda Conde de Resende.

Em 2007, recebeu a Medalha Tiradentes, conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, em reconhecimento a seu profícuo trabalho pela causa da Educação, colaborando de forma efetiva para o desenvolvimento não só de Resende como de todo o Vale do Paraíba Fluminense.

Antonio Esteves faleceu em dezembro de 2009, aos 85 anos, deixando a todos nós da família acadêmica Dom Bosco, o melhor exemplo e a maior referência dos principais valores que compõem a missão da AEDB, o amor pela sociedade, a filantropia e o compromisso com a Educação.

Em 2010, a ALERJ, pela Lei nº 5825, concedeu o nome de Avenida Coronel Professor Antonio Esteves ao trecho da Estrada Estadual Resende-Riachuelo onde está situada a sede da AEDB.