CPGE

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO AEDB

(Breve  histórico)

Em meados dos anos 60, um grupo de professores, sob a liderança do Cel. prof. Antonio Esteves, reuniu-se para fundar a Associação Educacional Dom Bosco, tendo como principal objetivo o Ensino Superior e a criação da Faculdade de Ciências Econômicas Dom Bosco.

Em 1 de outubro de 1968 foram iniciadas as suas atividades  com aula inaugural proferida pelo reitor da Universidade da Guanabara, Dr. João Lira Filho.

Ilustres autoridades da área de Educação, Economia, entre outras áreas, tem paraninfado aos turmas dos seus cursos da AEDB, ao longo dos seus cinquenta anos de existência cabendo citar 0 Prof. Eugênio Gudin, Prof. Otávio Gouveia de Bulhões e Prof. Mario Henrique Simonsen, entre vários outras.

Em março de 1974 entra em funcionamento a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e em 1993 foi criado o Colégio de Aplicação da  AEDB. Em 1998, o Conselho Nacional de Educação autorizou o funcionamento dos cursos de Administração Sistema de Informação e as Faculdades  de Engenharia de Resende.

Outros cursos de graduação têm sido implantados durante os últimos anos confirmando a presença da AEDB como referência em Instituição de Ensino Superior na região sul fluminense.

O crescimento da Associação Educacional Dom Bosco foi também possibilitado pelo desenvolvimento dos municípios de Resende, Porto Real e adjacências, que tiveram seus parques industriais incrementados a partir da década de 90 com grande impulso nos últimos anos.

CPGE – Centro de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão

Com a finalidade de promover a integração das atividades de ensino pesquisa e extensão entre os segmentos de ensino superior, a AEDB criou a partir de 05 de junho de 1998 o Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão que tem promovido ao longo de todos estes  anos atividades que contribuem  para uma maior inter relação entre as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão entre os cursos.

O centro de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão faz parte da estrutura  Organizacional  da Associação Educacional Dom Bosco.

Estabelece princípios, normas e processos para o desenvolvimento de programas de Pesquisa Científica, Pós-Graduação e Extensão da AEDB em todos os seus desdobramentos, iniciando pela formação de uma mentalidade investigativa, passando pela produção metódica do conhecimento e a sua consequente divulgação.

Promove a articulação entre as Unidades de Ensino da AEDB e a sua direção, assim como a interação entre pesquisadores, alunos e a comunidade circundante.

Planeja, coordena e controla a execução de todas as atividades de pesquisa científica, pós-graduação e extensão junto as Faculdades componentes da AEDB.

Conforme seu Regimento, o CPGE apresenta uma estrutura organizacional que possibilita o seu funcionamento e pleno desenvolvimento  de suas atividades (FIGURA 1).

 

Figura 1. Estrutura Organizacional do CPGE

organograma_cpge

 

PÓS-GRADUAÇÃO AEDB

Compreende um conjunto de atividades desenvolvidas de forma programada e individualizada cuja finalidade é privilegiar  o Ensino, a Pesquisa e a Extensão de forma indissociável.

A Pós-graduação na AEDB será ministrada de forma no estamento de Lato-Sensu  compreendendo o aprofundamento teórico- prático no campo profissional.

Os cursos de Pós-Graduação graduação serão coordenados por professores Mestres e Doutores E Pós-Doutores  que, preferencialmente, serão membros de seu Corpo Docente.

É considerado o convite de professores de outras Instituições de ensino, como coordenadores de curso de pós-graduação, nos casos de professores indicados como referência na área específica do curso agregando maior valor para a Instituição.

Cada curso de pós-graduação “lato-sensu”  terá um coordenador acadêmico proposto pela unidade executora do projeto e designado pela Coordenação Geral de Pós-Graduação.

A  Pós-graduação na AEDB  é  desenvolvida  pelo Centro de Pesquisa Pós-graduação  Extensão   da AEDB a partir de projetos políticos pedagógicos desenvolvidos dentro dos parâmetros  estipulados  pela Resolução CSN/CES  2/2014 de 13 de fevereiro de 2014.

(Conheça nossos cursos)

 

PESQUISA

A AEDB ao longo dos anos, aprimora suas ações no sentido de cada vez mais firmar sua determinação de formar mentalidades investigativas, que envolvam toda a comunidade acadêmica e possam influenciar com ações, com exemplos, ou mesmo, com parcerias todo seu entorno.

Como mecanismo principal, vem desde 1998, através do Centro de Pesquisa Pós – Graduação e Extensão (CPGE), procurando de uma maneira persistente desenvolver articulação entre pesquisa, ensino e extensão.

Partindo do ensino das disciplinas e dos projetos de estudo que integram a estrutura curricular de seus cursos, notadamente, aquelas geradoras de trabalhos finais (Monografias e TCC), estuda as tendências que movem num determinado tempo as produções discentes e docentes, para através do conjunto de temas específicos, fazer surgir as Linhas de Pesquisa que por sua vez, constituem as Áreas de Concentração que passam a direcionar os esforços de integração entre cursos e atividades.

Desta preocupação surgem programas, projetos, eventos e ações diversas que no somatório delineiam o perfil de instituição inquieta no sentido de inserir-se no seu tempo e no seu espaço, e ao mesmo tempo, firmando em cada ação os princípios e valores que nortearam há 50 anos seu fundador e idealizador Prof. Antonio Esteves.

(Saiba mais)

 

EXTENSÃO 

A Extensão na AEDB tem procurado seguir as tendências e diretrizes do Plano Nacional de Extensão, tendo como objetivo principal facilitar o contato de professores, funcionários e alunos com as demandas da sociedade, através de cursos, eventos, projetos de ação solidária, difusão dos resultados dos projetos de pesquisa, constituição de disciplinas práticas e estágios, em um processo no qual a Instituição opera em conjunto com as comunidades, buscando a superação de problemas e a realização de suas aspirações. Ao mesmo tempo, alunos, professores e funcionários promovem a disseminação do conhecimento gerado na  e trazem novas demandas.

(Conheça nossos cursos)